Cinco filmes para comemorar o Dia Mundial do Cinema

Cinco filmes para comemorar o Dia Mundial do Cinema


Dia Mundial do Cinema: 5 filmes que despertam a paixão pela programação


Especialista lista histórias que mostram como a tecnologia e a criatividade podem transformar o mundo e inspirar as novas gerações

  O cinema sempre foi uma janela para o futuro e, muitas vezes, o ponto de partida para novas descobertas tecnológicas. Ao longo das décadas, histórias contadas nas telas ajudaram a popularizar temas ligados à inovação e despertaram o interesse de novas gerações por áreas como programação, design e ciência de dados.
 

O Dia Mundial do Cinema foi dia 31 de outubro.

Esse movimento também aparece fora das salas de cinema. De acordo com um levantamento da Serasa Experian, 58% dos brasileiros entre 16 e 24 anos desejam atuar em desenvolvimento de sistemas, 41% em design e 30% em análise de dados — um reflexo do crescente interesse pelas profissões ligadas ao universo digital.
 

“O cinema e a tecnologia inspiram a transformação de diversas áreas e têm pontos em comum. Assim como um bom roteiro depende de criatividade, lógica e propósito para ganhar vida, a programação também combina essas qualidades para transformar ideias em soluções reais”, comenta Henrique Nóbrega, diretor de tecnologia do CNA+, grupo educacional detentor das marcas CNA Idiomas e Ctrl+Play.
 

Para celebrar o Dia Mundial do Cinema, comemorado em 5 de novembro, o executivo selecionou cinco produções que mostram como a sétima arte pode ir além do entretenimento e inspirar o aprendizado em tecnologia.

1. O Jogo da Imitação (2014)

Baseado na história real de Alan Turing, matemático que decifrou o código nazista Enigma durante a Segunda Guerra Mundial, este filme mostra como a lógica e o pensamento computacional podem literalmente salvar vidas. É uma lição sobre resiliência, genialidade e o impacto histórico da programação.

Onde assistir: Netflix

2. A Rede Social (2010)

A criação do Facebook e o crescimento meteórico de uma ideia projetada por universitários para um império global mostram o poder do código aliado à inovação. O longa-metragem revela o lado empreendedor da programação e como a tecnologia pode redefinir conexões humanas.

Onde assistir: Amazon Prime

3. Ex Machina (2014)

Nesta ficção científica, um jovem programador é convidado a testar a consciência de uma inteligência artificial. A trama levanta questões éticas sobre os limites da programação e da criação tecnológica e provoca o público a pensar no futuro da relação entre humanos e máquinas.

Onde assistir: Prime Video

4. Hackers: Piratas de Computador (1995)

Considerado um clássico dos anos 90, essa obra cinematográfica apresentou a cultura hacker ao grande público. Apesar de mais antigo, a mensagem permanece atual, a curiosidade, o aprendizado autodidata e a vontade de explorar sistemas são o coração da programação.

Onde assistir: Prime Video

5. Her (2013)

Neste drama futurista, a relação entre um homem e um sistema operacional inteligente mistura emoção e tecnologia. “Her” mostra como o código também pode ser poético e como a programação está cada vez mais ligada à empatia e à compreensão da mente humana.

Onde assistir: HBO Max

Deixe um comentário