Poltrona Cabine: No Céu da Pátria Nesse Instante/Cesar Augusto Mota

Poltrona Cabine: No Céu da Pátria Nesse Instante/Cesar Augusto Mota

Obras cinematográficas sobre a história do Brasil vêm atraindo cada vez mais públicos com destaques para o longa-metragem “Real: O Plano por trás da História”, lançado em 2017 e o documentário “Democracia em Vertigem”, que chegou a ser indicado ao Oscar em 2020. “No Céu da Pátria Nesse instante”, de Sandra Kogut, registra mais um importante capítulo em nosso país e que carrega marcas de violência e resistência.

A obra da cineasta carioca ilustra momentos conturbados e de tensão meses antes das eleições de 2022 e que culminaram com a tentativa de golpe de Estado em 08 de janeiro de 2023. Defensores dos candidatos foram motivados pela diretora, instruídos a gravarem com seus celulares uma espécie de diário audiovisual, desde a rotina familiar até os preparativos para o processo eleitoral, como confecção de material e mobilização em prol das respectivas campanhas. Em seguida, são apresentadas imagens da depredação ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Logo, é feito um contraponto entre personalidades escolhidas a dedo pela diretora, dentre elas, Marcelo Freixo, atual presidente da Embratur.

A narrativa é linear, mesclada com imagens de arquivo e depoimentos de pessoas que vivenciaram os fatos citados anteriormente e fortes argumentações de Kogut acerca do ocorrido no processo eleitoral e na tentativa de golpe e abolição do Estado democrático de Direito. Apesar de o espectador perceber qual ideologia política a diretora defende, ela não se esqueceu de dar voz aos dois lados, defensores da direita e da esquerda, como manda uma produção que busca fazer o público ficar a par dos fatos e fazer sua própria reflexão.

Além dos embates pré-eleitorais e a tentativa de golpe, o uso de fake news como fator de desinformação e mobilização das massas também foi abordado. Um instrumento perigoso e que foi nocivo a milhões de pessoas foi impulsionado pelo uso das redes sociais com estratégias de alcance pré-estabelecidas. Na medida em que o documentário foi se desenvolvendo, Sandra Kogut foi reinventando as formas de se desenvolver o produto audiovisual e mostrou como o uso das tecnologias, como o uso de programas para reuniões online e a filmagem por celular, poderia afetar a linguagem utilizada na obra e a forma como ela foi montada.

Um tributo à democracia e um recado para todos os brasileiros, assim que “No Céu da Pátria Nesse Instante” pode ser denominado. Apesar da polarização política e da constante onda de ódio e violência crescerem em progressão geométrica, as instituições democráticas e o país resistem. Mas ainda há muito pela frente, as lutas continuam, mas é sempre bom estar de olhos bem abertos.

Cotação: 5/5 poltronas.

Por: Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário