Poltrona Cabine: Bizarros Peixes das Fossas Abissais/Cesar Augusto Mota

Poltrona Cabine: Bizarros Peixes das Fossas Abissais/Cesar Augusto Mota

Animações costumam ser grandes atrativos para todos os públicos, com histórias divertidas, lineares, com muitas cores vivas e histórias com belos ensinamentos por trás. Mas a obra desenhada, produzida e dirigida pelo cineasta Marão foge do lugar comum. ‘Bizarros Peixes das Fossas Abissais’, uma obra com um título um tanto estranho, não só aborda o esquisito, mas explora a catarse, a fluidez dos nossos pensamentos e a capacidade de evolução e aprendizado do ser humano.

Acompanhamos uma típica jornada do herói, com uma jovem dotada de poderes excêntricos, que percorre da Baixada Fluminense até Belgrado em busca de um mapa que irá levar para um precioso tesouro, uma planta que será capaz de curar o Azheimer, séria doença degenerativa de seu avô. E para ajudá-la, contará com o auxílio de uma tartaruga que sofre de TOC e uma nuvem com incontinência pluviométrica. E, de quebra, um grande confronto no oceano em busca do tão sonhado mapa.

O uso de novos recursos, como a técnica de full animation, na qual os traços e movimentos dos personagens são refeitos na medida em que a história fica mais intensa encaixa direitinho com a jornada na qual os três protagonistas se submetem, pois há uma dose de humor exagerado, além de leveza nesta animação voltada para o púbico adulto. O humor nonsense empregado foge do lugar comum, e o espectador percorre locais e situações inimagináveis antes de se deparar com o perigo.

Além do emprego de recursos que enriquecem a trama, a interação dos protagonistas e o deleite do público, a sintonia entre os protagonistas também é outro ponto forte, pois cada um é dotado de um talento e a junção de todos eles desencadeia grandes desdobramentos e proporciona muitas surpresas. Um humor diferente, surpreendente e libertador.  Após uma icônica conclusão, o espectador sai com uma sensação de leveza e extrema satisfação  ao se deparar com uma trama bem articulada, movimentos bem ritmados, um excelente trabalho de efeitos sonoros e uma boa variação entre cores quentes e frias.

Se você busca um humor diferente, ácido, bizarro e que beira à catarse, ‘Bizarros Peixes das Fossas Abissais’ é uma ótima sugestão. Um prato cheio e de ótimos ingredientes.

Cotação: 5/5 poltronas.

Por: Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário