
Quer uma série imersiva e bastante realista? De fazer o espectador sentir a adrenalina do ambiente e os conflitos psicológicos do protagonista e dos personagens secundários? O Star+, serviço de streaming da Walt Disney Company, oferece ao público a série ‘O Urso’ (The Bear), com oito episódios rápidos, de trinta minutos de duração, em sua primeira temporada, com sua narrativa concentrada em um ambiente em boa parte do tempo: a cozinha de um restaurante.
Acompanhamos Carmen Berzatto (Jeremy Allen White), um jovem chef que herda um restaurante de seu falecido irmão e tem a dura missão de reconstruir o lugar e tornar o negócio viável, ao mesmo tempo que lida com seu sentimento de luto e com personalidades tão distintas dos novos funcionários do The Beef, localizado em Chicago.
O roteiro é bem amarrado e aborda temas variados e interessantes, como estratégias de negócio, luto, equilíbrio familiar e a rotina insana da indústria alimentícia, em um ambiente barulhento e de muita gritaria. Carmen, ou Carmy, como é conhecido terá como maior desafio conseguir motivar o grupo que tem nas mãos no comando do The Beef.
Na medida em que o tempo passa e Carmy introduz novas técnicas de trabalho e buscando o perfeccionismo, ele vai ganhando a confiança do grupo e aos poucos vai se formando uma nova família, como é possível perceber. Cada um começa a trabalhar de forma mais eficiente e cuidadosa e com o intuito de evitar conflitos, além de um se tornar confidente e ombro amigo do outro.
A montagem é precisa e bem agressiva, com retratação de um ambiente real de um restaurante, com muita correria, estresse e a busca incessante por eficiência e resultado. Cada objeto fora de lugar na cozinha, as expressões faciais do dono e seu jeito impulsivo fazem o espectador se sentir integrante daquele ambiente e do contexto de tensão nos quais os personagens secundários estão inseridos, tornando a experiência de assistir ‘O Urso’ bem dinâmica. As atuações são convincentes e de muita autenticidade, especialmente do protagonista, que transmite tudo o que sente e consegue envolver todos ao seu redor, em busca de seu objetivo.
Ver ‘O Urso’ traz uma experiência diferenciada ao espectador, com muito realismo e imersão, boas doses de drama e humor em momentos precisos, sem contar a história, que é emocionante, instigante e recheada de surpresas. Vale a conferida.
Cotação: 5/5 poltronas.
Por: Cesar Augusto Mota