Poltrona Séries: A Diplomata-1ª Temporada/Cesar Augusto Mota

Poltrona Séries: A Diplomata-1ª Temporada/Cesar Augusto Mota

Séries que abordam dramas políticos não são uma novidade para o público, pois questões geopolíticas costumam afetar não só os países envolvidos em um determinado conflito, mas todo o mundo. Já havíamos reparado a dimensão dos confrontos em ‘O Agente Noturno’, agora a nova produção da Netflix, ‘A Diplomata’, faz essa abordagem, além de trazer uma subtrama romântica.

Acompanhamos a trajetória de Kate Wyler ( Keri Russel), uma diplomata norte-americana que é obrigada pelo presidente do país a se tornar embaixadora dos Estados Unidos no Reino Unido. Ela e o marido Hal (Rufus Sewell) partem para Londres para tentar amenizar um conflito que ilustra um ataque a um porta-aviões da Inglaterra na região do Golfo Pérsico. O Irã é o principal suspeito de ter feito o ataque, e cabe a Kate tomar as rédeas, acalmar os chefes de Estado e encontrar a melhor solução para esse embate. Mas terá que conviver com a sombra de Hal, com vasta experiência em outras embaixadas.

A protagonista passa por grandes desafios, como o de cumprir bem sua função de embaixadora no Reino Unido, controlar sua angústia e vontade de voltar rapidamente para seu país natal e segurar seu casamento, que está em crise. Kate, com sua sutileza e ajuda de algumas pessoas, como do próprio marido e do vice embaixador, não só tira de letra como nos brinda com situações inusitadas, como as palavras certas a serem usadas nos diálogos com os chefes de Estado, como a maneira adequada de se vestir.

A série faz um importante paralelo da vida profissional e pessoal de Kate, e como uma afeta a outra, trazendo consequências que até então seriam inesperadas. Vimos um pouco disso em Grey’s Anatomy, com histórias bem amarradas, instigantes e que conseguiam se sustentar, motivando o público a continuar a acompanhar. Em ‘A Diplomata’, temos essa mesma sensação, com um enredo instigante, atores com atuações convincentes e diálogos bem calibrados.

Mesmo que a vida amorosa de Kate com Hal não seja o foco da série, não é algo que foi inserido sem um propósito, a conexão da relação matrimonial, o novo trabalho de Kate e o passado de Hal são bem explorados e nos levam a um grande incidente que ocorre no último episódio, no que tange às relações geopolíticas entre Estados Unidos e Inglaterra, citado inicialmente.

‘A Diplomata’ possui um roteiro rico em referências históricas, locais conhecidos no mundo recriados com excelência e um enredo que mescla drama, suspense e humor em momentos cruciais. Uma receita utilizada em outras produções e com potencial de sucesso nos oito episódios disponíveis para o público. Vale a conferida.

Cotação: 4/5 poltronas.

Por: Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário