
Obras que exploram viagens no tempo costumam proporcionar grandes aventuras e emoções aos espectadores, além de mexer com o imaginário de todos acerca do que poderia ser alterado no passado e como ficaria o futuro com a mudança. Filmes como ‘De Volta para o Futuro’ e ‘Questão de Tempo’ estão aí para mostrar, e nas séries não é diferente. Porém, o tempo que separa os protagonistas é muito maior, de 200 anos, e o que se vê é uma autêntica odisseia nessa produção da Netflix. ‘Outlander’, em sua segunda temporada, oferece ao público 13 episódios com diversas surpresas e um desfecho comovente.
Inspirado nos livros de Diana Gabaldon, essa nova sequência de ‘Outlander’ ilustra os protagonistas James e Claire, no ano de 1743, na tentativa de alterarem o curso dos fatos e impedir a Guerra dos Jacobitas, que visava colocar os descendentes dos Stuarts no trono escocês. Mas o que se nota é um verdadeiro clima de tensão e uma intensa batalha campal. Destaque também para a batalha de Culloden, que vitimou milhares de escoceses em meio a um grande jogo de poder e interesses da monarquia francesa.
Assim como na temporada anterior, passado e presente voltam a se entrelaçar, como os anos de 1743 e 1945, e as escolhas difíceis que os personagens principais precisaram fazer. Cenários glamourosos e o romance continuam presentes, e o espectador passa a se inserir um pouco mais no contexto político e jogo de interesses da época, além dos efeitos nos protagonistas após as escolhas que fizeram para alterar os acontecimentos e salvar milhares de pessoas. A imprevisibilidade marca esta segunda temporada, um atrativo para quem curte histórias com emoções e muita ação.
Outros destaques são os belos cenários e o processo de amadurecimento pelo qual passam os protagonistas. As cenas mais quentes estão menos presentes, mas o enredo é rico em sequências com muita ação, emoção e escolhas difíceis, o que deixa o espectador esperançoso para a próxima temporada. Será que Claire vai aparecer em outro século e se apaixonar por outra pessoa? Muitas surpresas acontecem e poderão advir.
Quem curte literatura e aprecia uma boa adaptação para o streaming sem dúvida vaise apaixonar e gostar de ‘Outlander’, que brinca com a imaginação e mexe com os sentimentos de todos.
Cotação: 5/5 poltronas.
Por: Cesar Augusto Mota