Poltrona Séries: Um de Nós Está Mentindo-1ª Temporada/Cesar Augusto Mota

Poltrona Séries: Um de Nós Está Mentindo-1ª Temporada/Cesar Augusto Mota

Tramas adolescentes com muito mistério costumam mobilizar milhares de pessoas nos streamings, se se trata de adaptações de livros, mais ainda. Inspirada em ‘Clube dos Cinco’ e ‘Pretty Little Liars’, a produção espanhola ‘Um de Nós Está Mentindo’(One of Us is Lying), da Netflix, vem com uma vibe bastante sombria e disposta a mobilizar o público a acompanhar a trama e buscar descobrir quem foi o autor de um misterioso assassinato.

Sem muitos amigos e pouco popular na escola, o jovem Simon resolve criar o aplicativo About That e expõe os segredos sombrios de seus desafetos e de sua escola. No primeiro dia de aula, ele e mais quatro adolescentes são mandados para a detenção, mas Simon acaba morrendo misteriosamente. Suspeitos de homicídio, Bronwyn, Nate, Copper e Addy, juntamente de seus segredos, se unem para descobrir quem matou Simon.

A obra, baseada em livro homônimo de Karen McManus, consegue sintetizar as relações estudantis da atualidade, bem como ilustra seus mais diversos males predominantes, como bullying, luta de classes e casos de homofobia. Os personagens são cativantes, carismáticos, mas com longo desenvolvimento de seus arcos dramáticos, o que cansa o espectador. O clima de mistério predomina até o sétimo episódio, mas algumas tramas antes do clímax se desenrolam quase que à exaustão, com dezenas de pistas falsas até a derradeira revelação.

O roteiro peca pela falta de novidade, tradicionais arquétipos se repetem, como a líder de torcida, a CDF, o forte e o delinquente, que nos faz lembrar de alguns dos tradicionais personagens de ‘Clube dos Cinco’, de John Hughes. Porém, a menção é honrosa, e o grupo foi apelidado de ‘Clube dos Assassinos’. Na reta final, há um crescimento dos protagonistas, especialmente de Bronwyn e Nate, e surgem algumas pontas soltas, como uma deixa para uma possível nova temporada.

Com altos e baixos, ‘Um de Nós Está Mentindo’ mostra potencial em proporcionar imersão do espectador e oferecer uma trama emocionante e com muitas surpresas. Em caso de uma segunda temporada, há uma chance maior de se redimir. A conferir.

Cotação: 3/5 poltronas.

Por: Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário