
| Foto – Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón |
Na próxima quinta, 02 de dezembro, chegam ao cardápio do À La Carte cinco joias do cinema mundial: o sensacional “Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón” (1980), primeiro longa de Pedro Almodóvar; o raro “Minha Namorada” (1970), de Zelito Viana, com Fernanda Montenegro, aos 40 anos e maravilhosa como sempre; “Otelo” (1951), grande clássico de Orson Welles; “Swing – Ritmos e Desejos” (1999), estrelado pela diva inglesa da música pop, Lisa Stansfield; e o “rock ‘n’ roll” islandês “Mudando o Destino” (2013), de Ragnar Bragason.
“Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón”, pérola de Almodóvar, foi rodado apenas em finais de semana, levou dois anos para ser realizado, devido à luta de Pedro Almodóvar para conseguir financiamento naquela época. O filme é um exemplar do movimento chamado “La Movida Madrileña”, representando a nova liberdade na esteira da morte do ditador espanhol Francisco Franco, em 1975.
“Minha Namorada” é o filme de estreia do diretor Zelito Viana. O longa também marca a terceira atuação de Fernanda Montenegro no cinema, e a canção-título do filme é uma composição de Carlos Lira e Vinicius de Moraes. O elenco reúne ainda Ana Maria Magalhães, Jorge Dória, e o então modelo Pedro Aguinaga estreando no cinema.
“Otelo”, baseado na clássica peça de William Shakespeare, levou três anos para ser feito, e, para pagar as contas da produção, Orson Welles aceitou papéis coadjuvantes em vários filmes, um dos quais foi “A Rosa Negra” (1950), do qual ele pegou “emprestado” vários figurinos e câmeras, fato que irritou muito o diretor Henry Hathaway durante as filmagens. O elenco conta com pequenas participações não creditadas de astros e estrelas como Joan Fontaine e Joseph Cotten.
“Swing – Ritmos E Desejos”, de Nick Mead, é um misto de comédia e romance, e marca a estreia cinematográfica da cantora e compositora ingresa Lisa Stansfield como atriz. O elenco conta com a presença de Clarence Clemons (1942–2011), grande saxofonista e ex-integrante da E-Street Band, de Bruce Springsteen. Este foi o segundo longa de Nick Mead, que estreou no cinema com “Romance Arriscado” (1993), estrelado por Patrick Dempsey e Lisa Bonet.
“Mudando o Destino” foi exibido na seção Contemporary World Cinema no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2013. Ragnar Bragason é atualmente um dos cineastas islandeses mais populares e aclamados pela crítica. Depois de dirigir muitos videoclipes para artistas locais e internacionais, ele fez seu primeiro longa-metragem “Fíaskó” (“Fiasco”) em 2000, e seu trabalho de direção usa métodos semelhantes aos de Mike Leigh e John Cassavetes, com improvisação dos atores para criar seus personagens.
Confira abaixo as sinopses dos filmes:
PEPI, LUCI, BOM Y OTRAS CHICAS DEL MONTÓN (Pepi, Lucy, Bom y otras chicas del Montón)
Espanha, 1980, cor, 82 min., comédia, idioma: espanhol (legendado), 16 anos.
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Cecilia Roth, Félix Rotaeta, Alaska e Assumpta Serna.
Num conjunto habitacional de Madri, Pepi, uma desempregada ainda bancada pelos pais, é estuprada por um policial que descobre maconha em sua casa. Junto com a melhor amiga, Bom, líder de um grupo punk, ela resolve se vingar.
MINHA NAMORADA
Brasil, 1970, cor, 82 min., comédia, idioma: português., 10 anos.
Direção: Zelito Viana
Elenco: Fernanda Montenegro, Ana Maria Magalhães, Laura Maria, Jorge Dória e Pedro Aguinaga.
A história de Maria, uma garota moderna que, junto com seus jovens pais, pertence à moderna família brasileira. Noiva de um homem mais velho, sério e de ideias conservadoras. Maria vive numa estabilidade que seria perfeita se não aparecesse Pedro, um músico jovem, despreocupado e que personifica o verdadeiro amor e a verdadeira felicidade.
OTELO (The Tragedy of Othello: The Moor of Venice)
EUA/Itália/Marrocos, 1951, p/b, drama/romance, idioma: inglês (legendado), 12 anos.
Direção: Orson Welles
Elenco: Orson Welles, Suzanne Cloutier, Micheál MacLiammóir e Robert Coote.
O general mouro Otelo é levado a pensar que sua nova esposa Desdêmona está tendo um caso com seu tenente Michael Cassio quando, na realidade, tudo isso faz parte do esquema de um amargo alferes chamado Iago.
SWING – RITMOS E DESEJOS (Swing)
Reino Unido, 1999, cor, 97 min., comédia/romance, idioma: inglês (legendado), 10 anos.
Direção: Nick Mead
Elenco: Lisa Stansfield, Hugo Speer, Rita Tushingham, Clarence Clemens e Paul Usher.
Quando Martin sai da prisão, os guardas o alertam para conseguir um emprego, se não quiser voltar para detrás das grades. Então ele decide começar sua própria banda, que acaba virando um sucesso estrondoso, até que a polícia descobre que ela foi respaldada por dinheiro roubado.
MUDANDO O DESTINO (MetalHead)
Islândia, 2013, cor, 97 min., drama, idioma: islandês (legendado), 12 anos.
Direção: Ragnar Bragason
Elenco: Thora Bjorg Helga, Ingvar Sigurdsson e Halldóra Geirharðsdóttir.
Hera nasce em uma fazenda na Islândia em 1970, ano em que o Black Sabbath lança seu primeiro álbum. Sua juventude é tranquila até que seu irmão mais velho morre em um acidente e Hera se culpa por sua morte. Então, ela encontra consolo no Heavy Metal.
Serviço:
Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.
Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90
Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.
Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.
Ou vá direto para a página de cadastro:
https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.
Sobre o À LA CARTE
O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.


