
O campo do drama costuma apresentar personagens com arcos interessantes, trama envolvente e temas complexos que podem instigar o público. Produção da HBO, a série ‘Succession’, de Jesse Armstrong, segue essa receita e traz temas como fama, dinheiro, poder e transtornos familiares em um universo bastante perturbador. Sua primeira temporada possui dez episódios com média de cinquenta minutos e já mostra para que veio, contar uma história de uma maneira impactante e chamativa, mesmo que explore elementos clichês à exaustão.
Acompanhamos a família Roy, cujo patriarca, Logan, é proprietário da quinta maior rede de mídia e entretenimento do mundo, uma espécie de Rede Globo ou Televisa. Ele está prestes a se aposentar e indicar o filho Kendall para assumir o império, mas sofre um derrame cerebral e as ações da companhia caem, e esse cenário faz mudar tudo. Outros filhos entram na parada, como Roman, que nada entende de administração; Shiv, que usa a influência da família para eleger candidatos a cargos públicos e Connor, que só quer saber dos lucros da empresa. A relação entre os irmãos fica insustentável, os egos falando mais alto e um tentando derrubar o outro a todo custo.
Vale tudo para o clã Roy se manter em situação privilegiada em que se encontra, como a família mais rica, poderosa e sempre no centro da mídia. Os diálogos entre os personagens são fortes, com muita ironia, humor ácido, e o uso de violência também entra em cena. Sem pudor, os filhos de Logan usam todas as suas armas, mas o dono do império mostra que ainda tem lenha para queimar e pode ficar mais tempo no comando. O ritmo é intenso, com muitas reviravoltas e com uma surpresa ao fim da temporada.
A fotografia e os ambientes suntuosos retratados mostram um certo glamour, mas ao mesmo tempo um sentimento de repugnância pela classe rica e privilegiada. Os representantes dela, os integrantes da família Roy, são antipáticos, avessos aos problemas da sociedade e desconectados da realidade. As interações são realistas e espontâneas e também com um lado humano, a preocupação dos filhos com o bem-estar do pai.
Com elementos de dar inveja, como personagens bem entrosados e com personalidades fortes, muita ação e sequências imprevisíveis, ‘Succession’ credencia a HBO no mundo dos streamings, com alta capacidade de oferecer um produto atraente e rentável em um mundo cada vez mais tecnológico e sedento por novidades.
Cotação: 5/5 poltronas.
Por: Cesar Augusto Mota