
Uma das séries mais populares da Netflix está em sua reta final. Com muita ação, adrenalina, tiros e várias explosões, ‘La Casa de Papel’ vem para fechar um ciclo que deu certo ao longo dos quatro anos em que foi exibida para milhões de pessoas, com personagens carismáticos, um roteiro repleto de reviravoltas e surpresas e um trabalho técnico de excelência. O Professor e seus pupilos sem dúvida irão deixar saudades, mas como vão terminar a eletrizante jornada que começaram?
A Parte 5 começa quando Lisboa engana os policiais e entra no Banco da Espanha e a inspetora Alicia Sierra encontra o esconderijo do Professor, apontando uma arma para ele. Sem a orientação mentor e a única maneira de retirar o ouro comprometida, o grupo de assaltantes se vê agora em uma situação quase irreversível e terá de fazer suas operações de uma forma inédita, com Lisboa assumindo o papel de líder e todos usando os recursos que têm em mãos.
O trabalho de montagem e efeitos especiais são ainda mais elaborados nessa sequência, principalmente nos episódios dois e três, retratando os planos improvisados para o assalto ao Banco da Espanha, uma possível trégua do grupo do Professor e as estratégias da Polícia e do Exército para conter os delinquentes e abortar os planos deles. O mentor intelectual vai ter que usar mais do jogo psicológico para sair da situação na qual está inserido e tentar se aliar a Sierra, cujos planos interrompidos após a gravidez e provas encontradas contra ela. Ao longo dos cinco episódios, novos segredos são revelados e deixam o espectador estarrecido e ainda mais ansioso pelo desfecho do assalto.
As diferenças desta temporada para as demais estão não só no ritmo mais acelerado e intenso, como também na maior cumplicidade entre os assaltantes, unidos por queixas, traumas e os mais diversos desejos. Eles são mais humanizados, todos unidos pelo mesmo objetivo, além do propósito de viver mais intensamente, de maneira mais livre e sem grandes compromissos. Os flashbacks e uma história mais esticada são propositais, tendo em vista o clima de despedida, além do arco dramático dos personagens, bem desenvolvidos e na iminência de conclusão. Trata-se de uma primeira parte, com cinco episódios, com uma nova sequência de cinco episódios ainda a ser exibida. Será que a conclusão para todos os personagens será satisfatória?
Destaque para Tóquio nessa parte 1 da quinta temporada, ele se mostra mais corajosa e com um sopro de esperança para a sequência dos acontecimentos pós-assalto. Com tom mais reflexivo, ela sente que é hora de fechar um ciclo e ela brinda os espectadores com cenas fortes, angustiantes e com muita tensão. Será que ela consegue sobreviver às emboscadas preparadas pela polícia espanhola?
Curioso para essa primeira parte da última temporada de ‘La Casa de Papel’? Não deixe de ver essa sequência insana, de muita ação, adrenalina e preparativos para a conclusão definitiva dessa história que conquistou milhões ao redor do mundo.
Cotação: 4,5/5 poltronas.
Por: Cesar Augusto Mota