
Histórias marcadas por drama, mistério, vingança e imprevisibilidade estão cada vez mais em alta nos serviços de streaming. A minissérie espanhola ‘O Inocente’ (El Inocente) traz tudo isso e tenta ao máximo prender o público a cada episódio que é contado. São oito episódios que podem ser vistos rapidamente e sem perder o interesse em uma narrativa cheia de dinâmica e um enorme espiral, com tramas que se interligam aos poucos com o enredo principal.
Inspirado na obra homônima de Harlan Coben, acompanhamos Mateo Vidal um jovem que se envolve em uma briga na saída de uma boate, que empurra um homem para se defender, mas acaba este batendo a cabeça e morrendo. Sentenciado a quatro anos de prisão, ele busca reconstruir sua vida após cumprir a pena, mas seu recomeço não é nada fácil, e seu passado volta à tona quando sua mulher, Olivia Costa, recebe uma misteriosa ligação e some repentinamente.
Cada personagem é apresentado nos mínimos detalhes, com narração off em vez de flashbacks. É um recurso interessante, e passamos a conhecer melhor o protagonista e sua possível relação com os crimes que são investigados e pistas encontradas. A impressão que temos é a de que tramas paralelas vão se desdobrar e a principal será deixada de lado, mas são feitas perfeitas conexões com o recurso do narrador off, trazendo mais dinamismo à narrativa. O espectador fica mais ansioso para o que virá a seguir, nada é previsível, e novas surpresas acontecem. Como é dito na trama, todos sempre guardam segredos e passamos a conhecer menos as pessoas, até as que estão ao nosso lado.
A fotografia permite ao espectador se inserir em um universo perturbador, em um tom quente com muito sangue e violência. Olivia está em um perigoso esquema e a sensação é a de que novas vítimas serão feitas e que ela sofrerá consequências ainda mais graves por conta de sua resistência. E o envolvimento de Matt com os outros personagens passa a ter mais sentido quando se aproxima do desfecho da trama, com muita emoção e reviravoltas.
Com discussões importantes sobre cumplicidade e vingança, além de cenas frenéticas e uma história cheia de surpresas e muitas revelações vindo à tona, ‘O Inocente’ é um prato cheio para quem gosta dessas histórias, além da ilustração de um trabalho minucioso e polido da polícia, atento a tudo e sem descartar ninguém. O mesmo podemos dizer da história, não dá para deixar ninguém de lado, afinal todos possuem segredos.
Cotação: 4/5 poltronas.
Por: Cesar Augusto Mota