Poltrona Séries: Você-2ª Temporada/ Cesar Augusto Mota

Poltrona Séries: Você-2ª Temporada/ Cesar Augusto Mota

Sabe quando temos a impressão que uma série já contou tudo o que poderia já em sua primeira temporada e poderia parar por ali mesmo? ‘Você’ (You) nos apresentou a Joe Goldberg (Penn Badgley), um homem sedutor, calculista e psicopata. O stalker fez uma vítima e o episódio final foi altamente tenso, traumático para alguns. Apresentar o mundo real e um paralelo sob a ótica do protagonista foi deveras envolvente, mas eis que surgiu um gancho para uma continuação e a segunda temporada chegou com potencial para causar frisson, mesmo nos que não acompanharam os primeiros episódios.

Na segunda temporada do serviço de streaming Netflix, Joe alterar seu nome para Will e vai para Los Angeles para começar uma nova vida e fugir de Candace (Ambyr Childers), com quem teve um relacionamento conturbado. Após ser contratado para trabalhar na loja de conveniências Anavrin (anagrama de Nirvana), ele conhece uma nova “presa”, mas ele sente por Love (Victoria Pedretti) o que ainda não tinha conseguido por ninguém e se vê cercado pelo amor e a obsessão.  Durante os dez episódios, você vai se deparar com uma série de eventos insanos, novos planos do perturbado protagonista e personagens coadjuvantes ganhando mais espaço e mexendo com a trama.

Mas o que a segunda temporada tem de diferente da primeira? O uso de flashbacks não se restringe ao personagem central, os secundários também possuem e os eventos passando dizem muito sobre cada um deles, principalmente sobre suas personalidades e motivações. Por que Joe é tão perturbado e tomado por uma espécie de síndrome de perseguição? Por que Love não teme Joe como os demais personagens? Por que Forty (James Scully) aparenta ser tão frágil e vê Joe como um irmão? Essas dúvidas são aos poucos esclarecidas e a construção narrativa se mostra sólida, enquanto Joe na primeira temporada persegue, ele se vê acuado nessa nova história e encontra dificuldades para achar soluções.

Se a trajetória de Joe já era envolvente e bastante sombria, com suas narrações durante os episódios e citações de ‘Crime e Castigo’, de Fiodor Dostoiewiski, você se espantará com a abordagem sobre Love e sua família, os Quinn, bastante influentes sobre Los Angeles. Eles costumam dar as cartas e manter o cerco sobre diversas pessoas, e o envolvimento de Joe com o clã é outro atrativo da temporada, pois vai gerar consequências ainda mais sérias e mexer com o destino de Delila (Carmela Zumbado), a administradora do prédio onde Joe mora, e Ellie (Jenna Ortega), sua irmã mais nova. Os arcos que envolvem ambas se entrelaçam com todos os personagens e ainda proporciona uma enorme consternação no último episódio, sem esquecer de uma mulher misteriosa que deverá ter sua identidade revelada na terceira temporada, já anunciada.

As atuações nesta temporada são mais incisivas, Penn Badgley mostra muito bem as multifacetas de Joe e consegue também despertar empatia no espectador a ponto de fazê-lo torcer para que seu romance com Love dê certo. As atitudes do protagonista, embora explicadas no decorrer da trama, passam longe de uma possível redenção, mas evitam que a série caia na mesmice, apresentando grandes reviravoltas e outros personagens dotados de problemas tão graves como os de Joe. O elenco secundário dá um excelente suporte e proporciona ao público importantes questionamentos sobre personalidade e escolhas, que são reforçadas por Joe na reta final. Um estudo bem aprofundado e complexo é oferecido a quem acompanham a série desde o início e se mostrar importante e necessário para compreendermos alguns fenômenos e distúrbios e nossa sociedade, como a dificuldade de pessoas se relacionarem com outras e a glamourização do sociopata, que se vê na segunda metade da história.

Um universo perturbador, com um stalker e sociopata cada vez engajado em suas pretensões, mas ainda vulnerável no que toca ao seu passado, com revelações sobre sua infância e o tratamento que tinha dos pais. A próxima temporada de ‘Você tem potencial revelar novos segredos sombrios e outros planos de Joe no que concerne à paternidade. Uma produção impactante, envolvente e com histórias bem interligadas e com capacidade para mexer com os nervos de um púbçico ainda maior e sedento por tramas com muito mistério, segredos e personagens de personalidade controversas. ‘Você’ tem alcançado seus objetivos e com grande potencial de oferecer muito mais na próxima temporada, com Joe tendo enfrentando transformações profundas e pronto para novas experiências, sombrias ou não. A conferir.

Cotação: 4/5 poltronas.

Por: Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário