Poltrona Cabine: Palace II-3 Quartos com Vista para o Mar/ Cesar Augusto Mota

Poltrona Cabine: Palace II-3 Quartos com Vista para o Mar/ Cesar Augusto Mota

 

Tragédia, irresponsabilidade, justiça. Todos esses pormenores estão presentes nesta obra que ilustra a falta de planejamento e a morosidade do Poder Judiciário na resolução de um caso que mudou para sempre milhares de famílias. “Palace II: Três Quartos com Vista para o Mar”, documentário de Rafael Machado e Gabriel Correa e Castro reconstitui a queda do edifício da Barra da Tijuca em 1998 e erguido em cima da ingenuidade de pessoas que acreditavam ser possível viver de frente para o mar e investir em um imóvel com valores abaixo dos praticados pelo mercado.

O cenário de 22 de fevereiro de 1998 era devastador. O edifício Palace II começava a balançar durante o carnaval e a criar rachaduras ao longo do prédio. Sob ordens de engenheiros, o imóvel começou a ser evacuado de forma emergencial. Cenas dignas de filme de terror, muita correria e desespero de moradores para entrarem nos elevadores, que já estavam infestados de tijolos e as escadas intransitáveis, com uma parte indo ao chão, vitimando oito pessoas. Dias depois, ruiria uma outra parte e esse segundo desabamento resultaria na implosão do restante do prédio em 27 de fevereiro.

Profissionais da área jurídica, ex-moradores do Palace II e familiares das vítimas apresentam depoimentos, suas visões e perspectivas acerca da possibilidade ou não de a justiça ser feita em relação a esse triste acontecimento, causado pela irresponsabilidade e negligência da construtora Sersan, do ex-deputado Sérgio Naya. E sem esquecer do resgate de matérias antigas, que são perfeitamente entrelaçadas com as entrevistas feitas recentemente. A preocupação maior desse documentário é a de dar voz às vítimas, sem a existência de interferências.

Além da dor da perda, outro triste capítulo trazido é a do processo das famílias das vítimas contra a Sersan e Naya na esperança por reparação de danos. O andamento dos autos e o depoimento do promotor do caso fazem os espectadores não só analisarem como também permitirem que eles livremente façam juízo de valor do caso, sobre a responsabilidade dos acusados na tragédia. O Judiciário sob suspeita aos olhos da sociedade e não só dos envolvidos, isso que o documentário consegue nos mostrar, tendo em vista o desfecho do processo.

Palace II: Três Quartos com Vista para o Mar’ nos faz relembrar um triste momento da história do Brasil e também refletir sobre a importância e os trabalhos do Judiciário, que nem sempre será unânime e favorável frente aos anseios da população. Pode confortar ou causar ainda mais dor de cabeça.

Cotação: 3/5 poltronas.

Por: Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário