O amor mexe com a mente e os sentimentos de muita gente, ainda mais quando se tem a certeza de ter encontrado a pessoa amada. Até onde o amor, ou melhor, a obsessão por alguém, pode levar um indivíduo completamente fixado por outrem e antenado em seus passos 24h por dia? Baseado no livro ‘You’, de Caroline Kepnes, a série ‘Você’, lançada recentemente pela Netflix, vem com um drama bem envolvente, para fisgar o espectador logo de início e inseri-lo em uma trama que promete muitas surpresas, intrigas e muitas situações inusitadas e perigosas. Vale a pena?
O público é apresentado a Joe Goldberg, vivido por Penn Badgley (Gossip Girl), um gerente de livraria que logo se vê encantado com a presença de Beck, interpretada por Elizabeth Lail (Once Upon a Time), uma bela jovem aspirante a escritora. A primeira sensação que ele tem é a de que ela é a mulher perfeita para ele e logo começa a seguir seus passos, seja seguindo-a e depois olhando pela janela de sua casa, à distância e do outro lado da rua, ou até mesmo vasculhando suas redes sociais, descobrindo suas tendências, círculos de amizade e potenciais chances de trabalho. Obcecado, Joe está disposto a tudo para conquistar Beck, e não medirá consequências para tirar de seu caminho pessoas que ele veja como pedra no sapato.
A forma de contar a história impressiona logo de cara, é feita sob a perspectiva de Joe, em boa parte das cenas fazendo narração off, em outros momentos com a famosa quebra da quarta parede, e a inserção dele em alguns cenários e sem ser visto. O espectador pode se assustar inicialmente, mas depois compreende que tudo o que Joe faz é por sua amada e tenta realizar tudo da melhor forma possível, mesmo que por métodos dos mais questionáveis e reprováveis. E não só a paixão e a obsessão são temas tratados ao longo dos dez episódios da primeira temporada, como também a sociopatia e os famosos stalkers, no caso, os perseguidores de pessoas em redes sociais.
Na narrativa temos Peach, muito bem desenvolvida por Shay Mitchell (Pretty Little Liers), grande amiga de Beck e ao mesmo tempo obcecada por ela, em todos os sentidos. Não se sabe de começo se ela tem um amor reprimido por ela ou se apenas quer ser como a amiga, mas tudo isso é explicado ao longo dos episódios. Sem dúvida Peach é a melhor personagem secundária da história, além de tantos outros que se apresentam, e o estilo de narrativa utilizado é o mais certeiro para chamar a atenção do público e prender a atenção até o desfecho, que é surpreendente e as histórias são cheias de reviravoltas e com dicas falsas para confundir todos.
Sem dúvida a proposta da série agrada muito, pois nem sempre é fácil controlar os sentimentos, além de estarmos cada vez mais expostos após o advento da internet, dos celulares e das redes sociais. O que pode ser uma simples postagem, pode dizer muita coisa sobre a pessoa e levá-la a um caminho não antes imaginado. Estamos a cada dia sendo mais observados e toda a ideia e atividade divulgada deve ser feita com mais atenção, afinal, vivemos em um autêntico Big Brother, não estamos mais sozinhos. Se você gostou da proposta, assista a ‘Você’, uma série original Netflix e que conquistou a atenção de muitos espectadores no Brasil e no exterior. Uma boa sugestão.
Cotação: 5/5 poltronas.