Documentário Margherita, a mulher que inventou Mussolini estreia no Curta!

Documentário Margherita, a mulher que inventou Mussolini estreia no Curta!

Antes que Benito Mussolii se tornasse antissemita, uma judia intelectual e feminista foi uma das principais responsáveis por levá-lo ao poder. Na Sexta da Sociedade, 5, às 23h, o Curta! apresenta com exclusividade na TV brasileira o documentário “Margherita, a mulher que inventou Mussolini”, longa-metragem que revela a trajetória de Margherita Sarfatti, mulher que foi fundamental na construção ideológica, psicológica e política do homem que virou ditador e difundiu o fascismo. Anos mais tarde, ela perceberia que ajudou a criar seu maior inimigo. “Margherita, a mulher que inventou Mussolini” faz parte do pacote de sete produções inéditas que o Curta! adquiriu da Arte France, canal público franco-alemão.

 

Outra produção da Arte France contratada pelo Curta! é destaque na Quinta do Pensamento4às 21h30: o documentário “Gutenberg e o nascimento da impressão”. O longa-metragem mostra como a vida pessoal se confunde com a trajetória profissional de um dos principais inventores da era medieval: Johannes Gutenberg, criador da impressão gráfica. Considerado um visionário e responsável por uma revolução cultural, ao longo da sua carreira Gutenberg precisou fazer alianças, sofreu traições e teve que enfrentar a desconfiança e a descrença da sociedade da época.

 

Na primeira semana de 2018, a faixa “A Vida é Curta”, da Quarta de Cinema, apresenta uma seleção de filmes nos quais os personagens fazem resoluções em suas vidas para inspirar a audiência. Abrindo a sessão especial, às 20h, “Lição de Esqui”, dos diretores Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro. Filmado em Fortaleza, o filme conta a história de dois amigos que discutem, brigam, e conversam quando um deles decide viajar sozinho para o Canadá. “Lição de Esqui” foi escolhido como melhor curta-metragem no Festival de Brasília de 2013. Na sequência, é a vez de “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar”, de Rafael Urban. Em cena, a história da alemã Ragnhild Borgomanero, de 77 anos, que estudou fotografia digital e fez cursos de edição de imagens para manter viva a memória do falecido marido, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.  Encerrando a faixa, é a vez de “Noite de Sexta, Manhã de Sábado”, do renomado diretor de “Aquarius” e o “O Som ao Redor” Kleber Mendonça Filho, que narra a dificuldade de um relacionamento à distância entre um homem e uma mulher.

 

Também na Quarta de Cinema3, às 23h40, é a vez da série “Grandes Cenas”. Indicado ao Oscar e ganhador do Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro em 1999, o filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, é o protagonista de episódio. Dezenove anos após a exibição do longa-metragem nos cinemas, a atriz Fernanda Montenegro relata como foi a construção da personagem Dora, mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. E recorda a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que sua personagem se perde de Josué – menino de nove anos que está em busca do seu pai – em meio a centenas de fiéis.

 

Na Terça das Artes, 2, às 23h, o Curta! exibe “Ariane Mnouchkine – A Aventura do Théâtre du Soleil”. Em cena, a história e as ideias da mulher que idealizou e defende o Théâtre du Soleil. Partindo de encontros com amigos próximos e colegas de trabalho, trechos de peças, ensaios, filmes e, acima de tudo, de imagens de arquivo, Ariane Mnouchkine fala de sua carreira e sua concepção de teatro, assim como dos encontros com sua audiência, seu envolvimento militante e seu comprometimento político na França e no exterior.

 

SEGUNDA DA MÚSICA

Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje (Documentário)
“Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje”, documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar, em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema – o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.

 

 

Diretora: Izabel Jaguaribe

Duração: 83 min

Exibição: 01 de janeiro, segunda-feira, às 22h25.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 02 de janeiro, terça-feira, às 2h25 e às 16h25;

Dia 03 de janeiro, quarta-feira, às 10h25;

Dia 06 de janeiro, sábado, às 22h05.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=BH2KMvxO_H4

FOTOS EM ALTA: http://agenciafebre.com.br/canal-curta-semana-de-01-0501

 

TERÇA DAS ARTES

Ariane Mnouchkine – A Aventura do Théâtre du Soleil (Documentário)

Militante ativa do serviço público e digna herdeira de Jean Vilar, Ariane Mnouchkine defende o culto de um teatro que eleve tanto a alma, quanto o coração, mantendo-se popular. Partindo de encontros com amigos próximos e colegas de trabalho, trechos de peças, ensaios, filmes e, acima de tudo, de imagens de arquivo – notoriamente do nascimento do Théâtre du Soleil e seus primeiros anos – Ariane Mnouchkine fala de sua carreira e sua concepção de teatro, assim como dos encontros com sua audiência, seu envolvimento militante e seu comprometimento político na França e no exterior.

 

 

Diretora: Catherine Vilpoux

Duração: 52 min

Exibição: 02 de janeiro, terça-feira, às 23h.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 03 de janeiro, quarta-feira, às 3h e às 17h;

Dia 04 de janeiro, quinta-feira, 11h;

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=8VDqsSIBkhc

FOTOS EM ALTA: http://agenciafebre.com.br/canal-curta-semana-de-01-0501

 

QUARTA DE CINEMA

‘Resoluções’ é o tema do primeiro “A Vida é Curta!”

Para começar 2018, a faixa “A Vida é Curta!” dessa semana traz uma seleção de produções para inspirar as chamadas ‘resoluções de ano novo’. São eles: “Lição de Esqui”, “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar” “Noite de Sexta, Manhã de Sábado”. Abrindo a sequência, o curta “Lição de Esqui”, filmado em Fortaleza e dirigido por Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro. No filme, dois amigos discutem, brigam, e conversam quando um deles decide viajar sozinho para o Canadá. Em seguida, o curta “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar”, de Rafael Urban, apresenta a alemã Ragnhild Borgomanero, que fez cursos de Photoshop e Premiere para manter viva a memória de seu falecido esposo. Para finalizar, “Noite de Sexta, Manhã de Sábado”, de Kleber Mendonça Filho, narra a dificuldade de um relacionamento à distância entre um homem e uma mulher.

 

 

Exibição: 03 de janeiro, quarta-feira, às 20h.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 04 de janeiro, quinta-feira, às 00h e às 14h;

Dia 05 de janeiro, sexta-feira, às 8h;

Dia 06 de janeiro, sábado, às 14h.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=3GIojzuW_wA

FOTOS EM ALTA: http://agenciafebre.com.br/canal-curta-semana-de-01-0501

 

 

Grandes Cenas – (Série)

Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro.

 

Episódio – “Central do Brasil”

A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em Central do Brasil (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis.

 

 

Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno

Duração: 15 min

Exibição: 03 de janeiro, quarta-feira, às 21h.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 04 de janeiro, quinta-feira, às 1h e às 15h;

Dia 05 de janeiro, sexta-feira, às 9h;

 

Por Anna Barros

Um comentário sobre “Documentário Margherita, a mulher que inventou Mussolini estreia no Curta!

Deixe um comentário