Mostra da Boca Miúda focaliza em produções do interior paulista

Mostra da Boca Miúda focaliza em produções do interior paulista


Em sua 4ª edição, Mostra da Boca Miúda foca produções do interior paulista

São José do Rio Preto recebe evento dia 8 de dezembro, segunda-feira, com exibição de graça e ao ar livre de oito curtas-metragens 

image.png

Edição 2024 da Mostra Boca Miúda. Crédito: Luiz Áureo

Fotos de divulgação dos filmes: https://drive.google.com/drive/folders/1MuHL_deUC0PJO7LF0s4VgT0xJqVDxql7?usp=sharing

 

Dia 8 de dezembro, segunda-feira, Feriado Municipal em São José do Rio Preto, acontece a 4ª edição da Mostra Boca Miúda, mostra de cinema gratuita e ao ar livre com foco em produções audiovisuais do interior paulista, realizada desde 2022. Como é tradição, o evento acontece no canteiro central da Avenida José Munia, no bairro Jardim Vivendas.

Trazendo para a cidade produções que valorizam o cinema independente e suas geografias, a mostra oferece um recorte diverso do audiovisual por meio de oito curtas-metragens de diferentes regiões do estado de São Paulo. Da animação à ficção, os filmes abordam temáticas que incentivam a reflexão crítica da atualidade, como acessibilidade, gênero e humanidade.

A exibição terá 1 hora e 37 minutos de duração e o público poderá conferir as seguintes produções: “Bicicleta Vermelha” (Rodolpho Pinotti, 2024, São José dos Campos); “Caguaçu” (Coletivo Graffiti com Pipoca, 2025, Ribeirão Pires); “Canteiro de Íris” (Fernanda Barban, 2025, São José do Rio Preto); “Dona Dudu” (Tiago Silva, 2024, Assis); “E Assim Aprendi a Voar” (Antonio Fargoni, 2025, coprodução São Carlos/SP-Porto Velho/RO); “Posso te fazer uma Pergunta?” (Antônio Cortez e Danilo Teixeira, 2025, Ibitinga); “Sirus” (Alessandro Guimarães, 2025, Caconde); e “Tempestade” (Marco Escrivão, 2025, São Carlos).

Recorde

Esta 4ª edição recebeu 146 inscrições, número recorde, o que reflete a potência do audiovisual para além da capital. Integraram a comissão de seleção a socióloga e professora Bruna Giorjiani, o cineasta e multiartista Jef Telles e o educador, gestor e artista Rodolfo Kfouri, profissionais que desde a 1ª edição contribuem na concepção da mostra.

“A cada ano a Mostra da Boca Miúda amplia o alcance e se consolida como um ponto de reflexão sobre a produção audiovisual no noroeste paulista”, reflete a curadoria. Para o trio, “a variedade de linguagens é mais um dos fatores que potencializa o breve panorama das produções”. A comissão também destaca a importância da constância em atividades culturais como meio também de promover o acesso à cultura.

Histórico

Com edições já realizadas em 2022, 2023 e 2024, a Mostra Boca Miúda é uma iniciativa coletiva de artistas, produtores e entusiastas da sétima arte: Bruna Giorjiani, Daniela Honório, Diógenes Sgarbi, Elissa Pomponio, Jef Telles, Lucas Pelegrino, Marcus de Marchi, Mona Luizon, Rodolfo Kfouri e Vinicius Dall’Acqua.

Na edição de 2024, o evento prestou uma homenagem póstuma ao fotógrafo Jorge Etecheber, morto naquele ano, integrante e um dos idealizadores do projeto. Na ocasião, as pessoas realizadoras plantaram uma muda de aroeira no local de exibição em homenagem ao artista, como forma de manter viva a parceria e preservar a memória de Jorge Etecheber como integrante da Boca Miúda.

 

SERVIÇO

4ª Mostra Boca Miúda

Quando: 8 de dezembro, 19h30

Onde: canteiro central da Avenida José Munia, no bairro Jardim Vivendas, em São José do Rio Preto – SP (altura do número 7.085)

Ingresso: Grátis

Mais informações: www.instagram.com/mostrabocamiuda | @mostrabocamiuda

 

Deixe um comentário