Galeria

15 anos do Poltrona de Cinema / Luis Fernando Salles

Em homenagem ao aniversário de 15 anos do Poltrona de Cinema, vou compartilhar com vocês meus 5 filmes favoritos.

5 – Matrix

Minha lista começa com Matrix (apenas o primeiro da trilogia, já que os outros não seguem o mesmo nível). A obra revolucionária das irmãs Wachowski mudou não apenas os efeitos especiais e coreografias de luta do mundo do cinema. Mais do que isso, elevou o gênero da ficção cientifica ao trazer uma reflexão filosófica sobre os dilemas que a humanidade pode vivenciar em um determinado futuro distópico.

Ainda hoje, 26 anos depois de sua estreia, o filme transmite uma sensação de atualidade, tanto em aspectos de produção com efeitos visuais e práticos melhores do que muitos dos que assistimos nos filmes atuais, quanto no debate, agora mais vivo do que nunca, sobre os impactos que uma Inteligência Artificial pouco controlada pode causar. Seria essa uma obra apenas de ficção mesmo?

4 – Jurassic Park

Falando em revolução, este clássico de Steven Spielberg tem uma para chamar de sua. Lançado em 1995, Jurassic Park trouxe os imponentes dinossauros para a sala de nossas casas. Com efeitos práticos possibilitados pelos bonecos animatrônicos, Spielberg deu um ar de realidade as criaturas, fato decisivo para que o suspense e perigo da trama parecessem reais.

Desde então nunca mais se parou de fazer filmes com dinossauros. Entendo, os bichos são fascinantes mesmo. Mas poucos permanecem tão vivos na memória quanto o sucesso que Spielberg eternizou ao nos transportar para a Ilha Nublar e o deslumbrante Parque dos Dinossauros.

3 – Tá Dando Onda

Este talvez seja o menos memorável dessa lista. Mas todo mundo tem direito a ter um filme favorito que não seja um blockbuster. A animação Tá Dando Onda conta a história do audacioso pinguim Cadu Maverick que sonhava em deixar sua monótona e pequena ilha para se tornar um grande surfista.

Personagens carismáticos, trilha sonora contagiante e histórias de superação, amizade e legado é que você vai encontrar nesse filme.

2 – Era uma vez em Hollywood

O mais recente dos filmes de Quentin Tarantino, Era uma vez em Hollywood é uma homenagem ao cinema dos anos 60, misturando ficção com realidade do jeito que apenas este diretor consegue fazer.

Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie elevam ainda mais o prestígio do longa, que se propõe a reimaginar os eventos marcantes da época — ao menos por algumas horas, para quem assiste.

1 – Trilogia O Senhor dos Anéis

Peço licença para quebrar a regra desta publicação e escolher como meu filme preferido não apenas um, mas a trilogia completa de O Senhor dos Anéis. Como um grande fã do universo criado por Tolkien não posso deixar nenhuma dessas três obras primas de fora.

Peter Jackson, diretor e produtor, tinha um desafio pela frente que muitos julgavam impossível de se realizar. Mas com maestria o cineasta neozelandês deixou como seu legado a trilogia mais premiada da história do cinema, sendo o terceiro volume, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, o maior vencedor de Oscars, junto com Titanic e Ben-Hur (1959).

J.R.R. Tolkien, o autor, é conhecido como o pai da fantasia. O gênero realmente se desenvolveu depois de suas criações, influenciando centenas de obras que viriam depois.

Mesmo após tantos anos, a Terra Média continua a encantar milhões de fãs. Seus heróis e histórias épicas permanecem vivos na memória, sendo revisitados com frequência por admiradores que, assim como eu, não resistem a rever os filmes e reler os livros sempre que têm oportunidade.

Deixe um comentário