Poltrona Cabine: Meu Pior Vizinho/Cesar Augusto Mota

Poltrona Cabine: Meu Pior Vizinho/Cesar Augusto Mota

Convívio e interação com o mundo exterior nem sempre é fácil, tendo em vista as complexidades das relações humanas e as dificuldades impostas no dia a dia. E quando a solidão e a reclusão em ambientes fechados falarem mais alto? “Meu Pior Vizinho”, filme coreano dirigido por Lee Woo-chul, não só é reflexivo, como promete uma trama regada a drama e romance. Vale a pena?

Lee Seung-jin (Lee Ji-hoon), um músico com carreira em ascensão, se muda para um apartamento em busca de tranquilidade, mas acaba por ouvir um choro que parece ser de um fantasma do outro lado da parede. Na verdade, trata-se de Hong Ra-ni (Han Seung-yeon), uma designer reclusa que trabalha de casa e repele vizinhos com o barulho de suas ferramentas e suas crises emocionais. Antes estranhos, eles passam a ser confidentes, em um cenário claustrofóbico e solitário.

O ambiente retratado na obra proporciona reflexões sobre conexão, empatia e solidão. A parede entre os personagens é uma espécie de metáfora para a distância emocional entre as pessoas, principalmente nas grandes cidades, cercadas de tecnologia e interações cada vez mais digitais. A tecnologia, aliada para alguns, pode se tornar um grande vilão para outros, por proporcionar distanciamento, ansiedade e agitação.

O filme é uma releitura do clássico francês “Blind Date”(Encontro às Cegas), regado com humor e romance visto nos filmes coreanos. O que inicialmente começa de uma forma incisiva, acaba por ficar mais leve, além do carisma e espontaneidade característico de personagens em dramas coreanos. Quem não dá nada por esse filme acaba se surpreendendo, pois além de existir um debate importante sobre a solidão na era digital, há um relacionamento que nasce entre dois personagens que vivem nesse meio e o desfecho revela uma grande surpresa,

Quem não é fã de obras coreanas, certamente vai se surpreender com “Meu Pior Vizinho”, uma obra da qual não se espera nada e acaba entregando tudo.

Cotação: 5/5 poltronas. 

Deixe um comentário