Vencedor de Gramado, “Cinco Tipos de Medo” desembarca em São Paulo para a Mostra Internacional de Cinema

Vencedor de Gramado, “Cinco Tipos de Medo” desembarca em São Paulo para a Mostra Internacional de Cinema

Thriller produzido pela Plano B Filmes (MT) e Druzina Content (RS) com direção de Bruno Bini e estreia de Bella Campos e Xamã no cinema, chega a São Paulo para duas exibições antes do lançamento nos cinemas brasileiros
 

Crédito: “Cinco Tipos de Medo”

Após o sucesso em Gramado, chegou a vez de São Paulo receber o premiado “Cinco Tipos de Medo”. Vencedor do Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado, chega a vez da capital paulista receber o consagrado thriller, que integra agora a programação da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, marcando mais um passo na trajetória do longa pelos festivais nacionais e internacionais.
 

As exibições acontecem no dia 24 de outubro, às 19h, no Espaço Petrobras de Cinema, com a presença dos atores Xamã, Rui Ricardo Diaz e João Vítor Silva, e no dia 26 de outubro, às 13h, no Reserva Cultural. Antes da estreia oficial nos cinemas brasileiros, prevista para 2026, o filme segue conquistando público e crítica nos circuitos de festivais, reafirmando a força das produções regionais e a potência de sua narrativa no cenário do cinema nacional.
 

Crédito: Bruno Bini

Dirigido por Bruno Bini, o longa é uma produção entre a Druzina Content, do Rio Grande do Sul, e a Plano B Filmes, de Mato Grosso, com coprodução da Quanta e distribuição da Downtown Filmes. A produção, que também conta as atrizes Bella Campos e Bárbara Colen em seu elenco principal, envolveu mais de 180 profissionais de nove estados brasileiros, evidenciando o caráter colaborativo que marca o cinema contemporâneo feito fora dos grandes centros.
 

Inspirado em um caso real ocorrido na periferia de Cuiabá, o filme acompanha a mobilização de moradores que se unem para pagar a fiança de um traficante local, temendo que sua ausência aumente a violência no bairro. A partir desse enredo, Cinco Tipos de Medo mergulha em dilemas morais e afetivos que revelam um Brasil profundo, humano e contraditório, em um retrato que reforça a potência das narrativas regionais no cinema brasileiro contemporâneo.
 

Sobre a DRUZINA CONTENT | Produtora
A premiada empresa Druzina Content possui mais de 20 anos de experiência em inovação audiovisual e produção de conteúdo. Atualmente, a Druzina está presente em mais de 60 países, nas mais diversas plataformas, salas de exibição e canais. A empresa atua principalmente nos segmentos de cinema, televisão e jogos eletrônicos. Com o propósito de criar propriedades intelectuais sem fronteiras e produzir histórias que precisam ser contadas, as obras da empresa já participaram de diversos festivais e mercados, recebendo inúmeros prêmios. A fundadora e CEO da empresa, Luciana Druzina, é membro do Conselho Federal da BRAVI, do Comitê Gestor do Projeto Setorial Cinema do Brasil, do Comitê Gestor do Projeto Setorial Brazilian Content e dos conselhos do RSFantástico e da Abranima. Além disso, integra a International Academy of Television Arts & Sciences e faz parte da comissão julgadora do International Emmy® Awards. Em reconhecimento à atuação da Druzina Content no mercado externo, a empresa conquistou o Prêmio Exportação ADVB/RS por seis anos consecutivos (2020–2025) — um feito inédito para o setor da economia criativa e para a indústria audiovisual brasileira — e recebeu a Distinção Ouro por já ter vencido o prêmio cinco vezes.
 

Sobre a PLANO B FILMES | Produtora
Plano B, sediada no Mato Grosso nasceu em 2011, fundada por Bruno Bini, desde então, tem em seu portfólio desenvolvimento e produção de filmes exibidos e premiados em importantes festivais pelo mundo. Bruno Bini construiu sua carreira como diretor, roteirista e produtor na publicidade e no cinema, e já recebeu mais de 50 prêmios em festivais no Brasil e no exterior.
 

Sobre a QUANTA | Co-produtora

Com mais de 30 anos de operação e uma área de 15.000 m² de infraestrutura, a Quanta é um complexo de estúdios e um ecossistema de produção audiovisual completo no Brasil, que oferece desde infraestrutura e equipamentos para filmagem até serviços de pós-produção, gerenciamento e entrega de conteúdo. A empresa também possui a Quanta Escola, que oferece cursos de capacitação gratuita para jovens em vulnerabilidade social. Na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo a Quanta marca presença como apoiador oficial da edição, fornecendo os equipamentos de iluminação utilizados no evento, está por trás de 12 filmes que integram a programação deste ano, com serviços que vão de pós-produção a efeitos visuais, passando por produção virtual, equipamentos e estúdios incluindo a coprodução com o filme Cinco Tipos de Medo.
 

Sobre a DOWNTOWN FILMES | Distribuidora

Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até março de 2024, a Downtown Filmes lançou 158 longas nacionais, que acumularam mais de 180 milhões de ingressos vendidos. Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2”, “Simonal”, “Mussum, O Filmis” e “Os Farofeiros 1 e 2” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio.
 

Deixe um comentário