Festival do Rio volta a premiar os preferidos do público na Première Brasil e expande competição para mostras internacionais

Festival do Rio volta a premiar os preferidos do público na Première Brasil e expande competição para mostras internacionais

Além dos longas da Première Brasil, as mostras Expectativas e Première Latina também vão contar com voto do público, em parcerias com TV Globo e Telecine

O tradicional voto popular está de volta ao Festival do Rio em 2025, e agora de forma digital. O público que for assistir aos filmes da Première Brasil participantes das mostras competitivas poderá votar no seu preferido ao acessar a cédula de votação por um QR Code que estará exposto na saída das salas. Os filmes escolhidos da Première Brasil ganham o Troféu Redentor de Voto Popular em três categorias: Melhor Longa Ficção e Melhor Longa Documentário pelo Júri Popular; e Melhor Longa pelo Júri Popular da mostra Novos Rumos.

– Somos um festival para o público e é esse público que forma o Júri Popular – diz Ilda Santiago. – Estamos muito felizes com o retorno dessa categoria aos Troféus Redentor. Para isso, introduzimos uma nova tecnologia para gerir o processo. Votar será simples e rápido, e mais ecológico com a quantidade de papel e material poupado. 

Ao longo dos anos, o Redentor de Melhor Filme escolhido pelo público já foi entregue a importantes filmes, como os documentários “Onde a Terra Acaba”, de Sérgio Machado; “Fala Tu”, de Guilherme Coelho; “Divinas Divas”, de Leandra Leal; e as ficções “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburger; e “M8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, de Jeferson De.

Votação internacional: mostras Expectativas e Première Latina em competição

O Festival do Rio ainda traz para este ano duas novas competições com o voto popular. Pela primeira vez, mostras internacionais serão competitivas. 

A mostra Expectativas, que exibe do primeiro ao terceiro filme de diretores e diretoras, revelando novos talentos e vozes de diferentes partes do mundo, vai contar com o Prêmio do Público Expectativas. O prêmio vai anunciar o preferido do público, bem como o segundo e o terceiro colocados. Dentre os três filmes mais bem votados, a TV Globo irá escolher um para aquisição dos direitos de distribuição na televisão aberta.

A parceria com a TV Globo para a aquisição de um filme internacional é inédita e marca mais um movimento do Festival do Rio para fortalecer o alcance e o interesse do cinema internacional independente no Brasil, em sintonia com a atuação da TV Globo ao longo dos seus 60 anos, e os 100 anos do Grupo Globo.

Já na mostra Première Latina, o vencedor da preferência do público ganhará automaticamente um acordo de aquisição dos direitos de TV Paga e VOD, oferecido pelo Telecine, parceiro e patrocinador do Festival do Rio e um dos principais canais de cinema no país.

Como funciona a votação

Cada sala do circuito do Festival vai contar com um totem dedicado à votação. No totem, estará disponível um QR Code para acesso à votação. Ao ler o código com o celular ou dispositivo semelhante, o público é imediatamente direcionado à página de votação. Nela, deve-se atribuir a nota desejada para o filme e, pronto: voto computado.

Para votar, é necessário informar o email e cada QR Code é válido apenas por um determinado período de tempo e no local da sala, permitindo que os votos venham do público de fato presente.

Sobre o Festival do Rio

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.

Sobre a Shell Brasil

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Sobre a TV Globo  

Canal de televisão aberta, gratuita e plural, a TV Globo foi criada em 1965 e, além de suas cinco emissoras próprias (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília), conta com 117 afiliadas independentes que distribuem seu sinal para 94% dos domicílios com televisão no Brasil. Líder de audiência, fala todos os dias com milhões de brasileiros através de um portfólio diverso e de qualidade, que inclui novelas, realities, filmes, shows, programas de variedades, de serviço público, jornalismo e esporte. Exibe mais de 7.500 horas anuais de conteúdo, sendo 55% ao vivo e 83% nacional, original e exclusivo. Veículo de comunicação identificado com o jeito de ser do brasileiro e comprometido com o país e com a cultura nacional, está em constante movimento para acompanhar a sociedade. O talento criativo, a excelência técnica, a profunda sintonia com o público, a qualidade e a relevância de seus conteúdos são seus maiores ativos. E contar boas histórias, a sua maior vocação. Desde 2020 a TV Globo faz parte da Globo, que, em seu processo de transformação digital, integrou o canal de TV aberta aos canais de TV pagos, ao Globoplay e aos produtos e serviços digitais. 

Sobre o Telecine 

O Telecine oferece um serviço 100% filmes, construído a partir de uma curadoria feita por pessoas que amam cinema e entendem o gosto do brasileiro. Disponível em streaming e nos canais de TV por assinatura, o catálogo do Telecine está recheado de preciosidades, que vão desde lançamentos a filmes amados que marcaram época. A marca aposta na capilaridade de distribuição e em parcerias, permitindo ao assinante acessar o acervo completo de filmes em diferentes telas, seja através de apps já conhecidos pelo público, como Globoplay e Prime Video, ou nas plataformas das operadoras de TV paga (Claro, Oi, SKY e Vivo).

Deixe um comentário