Obra revela como Putin usa força de empresários para aumentar seu poder

Obra revela como Putin usa força de empresários para aumentar seu poder

Obra revela como Putin usa força de empresários para aumentar seu poder (Crédito: Divulgação/Curta!)

Série inédita denuncia influência dos oligarcas do petróleo e gás na política russa sob o comando de Putin


Depois de mais de dois milhões de visualizações na plataforma da emissora e produtora francesa ARTE France, chega ao Curta! e CurtaOn a série inédita “Os Oligarcas de Putin”. A produção analisa quatro décadas da história econômica e financeira da Rússia, através do nascimento e ascensão dos oligarcas, que servem às ambições do presidente Vladimir Putin, no poder desde 2000.
 

Exibida em três partes na TV – a partir da sexta, 8 de agosto, às 21h – e na íntegra no streaming do canal, a obra é construída a partir de histórias de bastidores e de entrevistas com estudiosos sobre a antiga União Soviética. Estão lá as origens, motivações, métodos e ambições de Putin e dos empresários russos que ficaram ricos a partir da década de 1990, quando um programa de privatização distribuiu na mão de poucas pessoas, a preços baixos, grande parte das riquezas do país em empresas de setores estratégicos como energia, mineração, aço e bancos.
 

Uma das histórias relembra que nove meses antes de invadir a Ucrânia, Putin teria suspendido o abastecimento de gás a países da União Europeia como parte de sua estratégia bélica: sem gás para enfrentar o rigoroso inverno, nações como a Alemanha e França seriam forçadas a negociar com o presidente russo sobre a invasão. A afirmação é de Vladimir Milov, ex-vice-ministro de Energia da Rússia. Para Luke Harding, jornalista do The Guardian e autor do livro “Mafia State”, Putin é “o cara da torneira”. Em entrevista para o documentário, ele diz que, se países europeus “se tornam difíceis e agressivos, Putin simplesmente fecha a torneira”.

Os nomes dos episódios de 52 minutos são: “Controlando o Petróleo”, “Conquistando o Ocidente” e “Financiando a Guerra da Ucrânia”. A produção é da ARTE France e YAMI2.

Sinopse:
Uma investigação internacional revela que, sob as ordens de Vladimir Putin, um sistema criado por oligarcas e intimamente ligado à indústria russa de petróleo e gás corrompeu as finanças globais. Tudo isso com o objetivo de sua vingança contra o Ocidente. Descubra quatro décadas da história econômica e financeira da Rússia, através da ascensão e queda dos oligarcas. Direção: Jérôme Fritel Duração: 52min (três episódios) Classificação: 12 anos


Grupo Curta!

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
 

• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
 

• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
 

• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
 

• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.

• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.


• O Curta! Humanidades e o Curta! Música & Artes são os canais FAST do Grupo Curta!. Com mais de 70 horas de programação por canal, é uma oportunidade do público assistir gratuitamente a uma seleção especial dos documentários do Canal Curta!. Estão disponíveis no TCL Channel, app presente nas smart TVs da TCL, nos canais 3445 (“Curta! Humanidades”) e 3465 (“Curta Música & Artes”).

Deixe um comentário