Filme distribuído pela ELO STUDIOS é selecionado para o 53° Festival de Cinema de Gramado
“Nó”, primeiro longa-metragem de Laís Melo, será exibido no dia 16 de agosto, na mostra competitivaCena do filme “Nó”. Distribuição ELO STUDIOS
São Paulo, 8 de julho de 2025 – O filme “Nó”, primeiro longa da cineasta Laís Melo – premiada pelo curta autoral “Tentei” – foi selecionado para a mostra competitiva da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 13 e 23 de agosto.
Ao lado de outros cinco títulos, o filme será exibido no Palácio dos Festivais, com a cerimônia de premiação marcada para o dia 17. A curadoria na qual “Nó” faz parte é assinada pelo diretor Caio Blat, pela atriz Camila Morgado e pelo jornalista, professor e crítico, Marcos Santuario.
Distribuído pela ELO STUDIOS e produzido pela Grafo Audiovisual, “Nó” relata a vida de mulheres da classe trabalhadora que precisam encontrar respiros de afeto e cuidado como forma de existir – e resistir – à violência que as cerca.
O longa será exibido no festival no dia 16 de agosto, dentro da Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros.
“’Nó’ é uma história que costura íntimos, parte de vivências e fabulações minhas e de Saravy, que também é roteirista e interpreta Glória, a personagem guia de nosso filme. Desde seu processo de escrita, até seu processo de produção, a chegada de cada artista-trabalhador que se disponibilizou a contar essa história conjuntamente, somando seus saberes, movimentou a rota. Essa tecedura em uma obra acredito ser uma das coisas mais bonitas que podemos entregar. É uma satisfação muito grande que esse gesto de partilha, de atravessar o íntimo para encontrar o outro, vá ter sua primeira experiência no Festival de Gramado, que há tantos anos olha e comunica o cinema brasileiro com tanto cuidado”, comenta a diretora, Laís Melo.
A história acompanha Glória (Saravy), que, após a separação, sai da periferia e se muda com as três filhas para um prédio antigo no centro da cidade. Ameaçada pelo ex-marido, que pede a guarda das crianças, e com recursos limitados, Glória toma a difícil decisão de disputar uma vaga de supervisora com sua melhor amiga – que vive situação semelhante – na indústria de alimentos processados onde ambas trabalham no chão da fábrica. A coragem vai se fazendo conforme a angústia toma a carne.
Escrito por Laís Melo e Saravy, “Nó” integrou o Selo Elas 2023, iniciativa criada pela ELO STUDIOS para fomentar o cinema feito por mulheres e impulsionar a equidade de gênero no audiovisual.
O Festival de Cinema de Gramado é um dos principais eventos no gênero do Brasil. Realizado anualmente na Serra Gaúcha, é palco de debates e encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores, imprensa e público em geral.
M
ais informações sobre o festival.
SinopseGlória consegue se separar e se muda levando consigo as filhas e o desejo de recomeço. Enquanto tenta fazer da nova casa um lar e de seu corpo uma morada, ela enfrenta, no chão da fábrica, a delicada disputa por uma vaga de supervisora entre colegas e sua melhor amiga. A coragem vai se fazendo conforme a angústia toma a carne.