Quarto dia do Rio 2C

Quarto dia do Rio 2C

Quarto dia do Rio2C traz debates sobre o mercado musical, representatividade feminina, regulação do audiovisual e desenvolvimento sustentável

 

Evento contou com apresentação inédita da Orquestra Petrobras Sinfônica com uma

releitura de trilhas de games e a presença de ícones da cultura pop

 

  – A música deu o tom do quarto dia do Rio2C nesta sexta-feira, quando o evento recebeu desde um concerto inédito da Orquestra Petrobras Sinfônica com trilhas de games até um emocionante painel sobre representatividade feminina no funk. Além do foco musical, o maior evento de criatividade da América Latina – apresentado por Petrobras e Governo Federal –  ainda trouxe debates sobre economia criativa, sustentabilidade, tecnologia, esportes e audiovisual, com a presença de personalidades como Adriane GalisteuMilton Cunha e o showrunner Chris Brancato (Narcos). Até domingo, mais de 1500 palestrantes terão passado pela Cidade das Artes (RJ), em uma série de painéis, palestras, encontros e atividades especiais.

 

Mulheres no funk e o debate da regulação do VoD

 

Logo na abertura, a plateia do StoryVillage ficou lotada para ver o painel que reuniu MC CarolValesca Popozuda e Pocah, com mediação da jornalista Michele Miranda, que lançou o livro ‘Funk Delas’, sobre a presença feminina no gênero musical. O trio relembrou um início de carreira similar, em que o trabalho na música foi responsável por salvar as suas vidas:

 

“O funk entrou na minha vida e salvou. Se o funk não tivesse entrado na minha vida, eu teria entrado para o tráfico. Hoje eu estaria presa ou morta”, disse MC Carol, que foi aplaudida pelas companheiras de palco. Valesca chamou a atenção para a importância de composições criadas por mulheres, em contraponto a todo um histórico na música brasileira de canções com pontos de vista masculinos. Elas ainda lembraram de Rita Lee e de temas femininos que ainda seguem como tabu, mas que são abordados em suas obras.

 

StoryVillage recebeu ainda outros três painéis que debateram temas como engajamento e criação artística em projetos de audiovisual (com David Davoli (Anonymous), Gustavo Gontijo (O2 Filmes), Miura Kite (MFF&Co) e Isabelle Degeorges (Gaumont)) e a evolução do ecossistema de criação de conteúdo no YouTube, com Patricia Muratori (Diretora do YouTube na América Latina), Sarah Buchwitz (CEO do Grupo Flow) e o criador de conteúdo Otto Viteleschi.

 

O urgente tema da regulação do VoD encerrou o último debate do local, com a presença da secretária do audiovisual do Ministério da CulturaJoelma Gonzaga, junto com Gabriela Rocha (Senna Advogados), Luizio Felipe Rocha (Strima) e Marcio Yatsuda (Conselho Federal da Bravi).

 

Deixe um comentário