Do entretenimento à física quântica, terceiro dia do Rio2C entrecruza diálogos sobre ciência, esporte, música, criatividade e audiovisual
O cosmólogo Mario Novello, os diretores de televisão Boni e Boninho, a presidente do SBT Daniela Beyruti e os cantores Lulu Santos e Xande de Pilares são alguns dos nomes que movimentaram a programação desta quinta-feira
– O terceiro dia do Rio2C foi marcado pela diversidade de temas e personalidades que passaram pelos painéis deste que é o maior evento de criatividade da América Latina. Entre os nomes que passaram pela Cidade das Artes (RJ) nesta quinta-feira estão Boni e Boninho, Lulu Santos, Xande de Pilares, Marjorie Estiano, Emilio Dantas, Flavia Alessandra, Gaby Amarantos, Felipe Ret, Tiago Iorc, além de representantes nacionais e internacionais da indústria criativa, de setores como audiovisual, esportes, games, tecnologia e educação.
Boni e Boninho apontam para os caminhos do futuro da TV no Brasil
Logo pela manhã, Boni e Boninho – pai e filho que são ícones da televisão brasileira há décadas – protagonizaram um encontro geracional em que relembraram o passado, debateram o presente e ainda apontaram para os caminhos do futuro da TV no Brasil. Assuntos incontornáveis do atual debate foram refletidos pela dupla, como a revolução do streaming, a mudança dos hábitos do espectador e a criação de conteúdo na era da inteligência artificial.
Boni contou histórias sobre o início da criação da TV Globo e as estratégias responsáveis por levar a emissora a líder de audiência apenas três anos após a fundação, chegando a ter 70% de share (taxa de televisores sintonizados no canal) por décadas. Aos 89 anos, ele segue na ativa, como presidente da TV Vanguarda (afiliada da Globo) e demonstrou absoluta conexão com todas as questões que os novos tempos trouxeram.
‘Há um equívoco de tratar de formas diferentes a TV aberta e o streaming. É um único mundo e esses mundos têm que coexistir’, disse Boni, que foi seguido pelo filho: ‘Estamos saindo da era da multiplataforma e entrando na era das multitelas, você pode complementar um conteúdo unindo as duas coisas’, analisou Boninho, que ainda anunciou um projeto que será exibido simultaneamente na Disney+ e no SBT, conseguindo assim atingir duas faixas de público bem distintas.
SBT e Max apresentam novidades
O SBT, inclusive, apresentou novidades de sua programação e falou sobre o atual momento da emissora em um painel apresentado no StoryVillage, coma presidente da empresa Daniela Beyruti – filha de Silvio Santos – e o jornalista César Filho. O palco recebeu ainda um painel sobre como as novelas ganham força no TikTok por meio do engajamento das comunidades de fãs, e outro sobre a reinvenção do UOL, que discutiu novas formas de distribuição, formatos narrativos e modelos de negócio para fortalecer a relevância do jornalismo.
No GlobalStage, a Max anunciou uma série de projetos que serão lançados em breve, como ‘Praia dos Ossos’, série baseada no podcast homônimo da Rádio Novelo que conta a história de Angela Diniz. Os protagonistas Marjorie Estiano e Emilio Dantas, bem como o diretor Andrucha Waddington, estiveram presentes e falaram do projeto pela primeira vez.
Como ‘Praia dos Ossos’, série baseada no podcast homônimo da Rádio Novelo que conta a história de Angela Diniz. Os protagonistas Marjorie Estiano e Emilio Dantas, bem como o diretor Andrucha Waddington, estiveram presentes e falaram do projeto pela primeira vez.
Já Grazi Massafera subiu ao palco para falar de ‘Dona Beja’, próxima novela da Max, que exibiu pela primeira vez um trailer e definiu a data de estreia para o primeiro trimestre de 2026. A série ‘Máscaras de Oxigênio (não) cairão automaticamente’, protagonizada por Johnny Massaro, também teve um teaser exibido no evento.
Lulu Santos e Xande de Pilares: a importância da TV em suas trajetórias
A televisão também foi assunto dos encontros que trouxeram Lulu Santos e Xande de Pilares em duas entrevistas sobre pontos fundamentais de sua trajetória. Enquanto Xande, que se define como noveleiro até hoje, apontou a tv como uma fonte primordial de música em sua infância e adolescência, Lulu contou da repercussão que a participação como jurado do The Voice trouxe para a sua carreira.
Ambos falaram também sobre as inúmeras músicas que já tiveram em trilhas de novelas. Xande lembrou do churrasco que fez para compartilhar com amigos a sua emoção durante o primeiro capítulo de ‘A Dona do Pedaço’, novela cuja abertura era ao som de ‘Tá Escrito’, de sua autoria.
Lulu relembrou um episódio que levou a plateia às gargalhadas, sobre a sua demissão de um cargo administrativo da gravadora Som Livre no dia em que conseguiu convencer o diretor da gravadora a colocar sua música em uma trilha de novela. Após o papo no GlobalStage, Lulu participou do painel especial ‘Por Onde Anda a Sua Cabeça’, de Raoni Carneiro, que logo em seguida conversou com a escritora Talitha Rebouças.




