Evento DIA na praia está em sua 10a. Edição.

Evento DIA na praia está em sua 10a. Edição.

Evento “D.I.A. na praia”, que marca a Páscoa do
Venerável Guido Schäffer, completa 10 anos


No dia 1º de maio de 2025, das 8h às 12h, será realizada a 10ª edição do “D.I.A. na praia”,
evento que relembra a Páscoa definitiva do Venerável Guido Schäffer, na Praia do Recreio
(Posto 11 do Recreio). Neste ano, em que também é celebrado o Jubileu Peregrinos de
Esperança, proclamado pelo Papa Francisco, o tema é “Com Guido Schäffer somos
Peregrinos da Esperança”.


A programação começará com a Benção das pranchas às 8h30, seguida pelo Terço do
Venerável Guido Schäffer, pela Adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa,
presidida por Dom Roberto Lopes, Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para os
Institutos de Vida Consagrada, Sociedade de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e
Novas Comunidades e delegado episcopal para a Causa dos Santos da Arquidiocese do
Rio de Janeiro.

Ao final, haverá a tradicional roda de surfistas, uma homenagem ao
Venerável Guido Schaffer no mar. Durante toda a manhã, padres estarão à disposição para
confissões.


O evento, cujo nome, “Duc In Altum (D.I.A.) na praia”, significa mergulhar em águas
mais profundas, congrega padres, seminaristas, familiares, amigos e devotos do médico,
seminarista e surfista Guido Schaffer que fez a sua Páscoa definitiva em 1° maio de 2009.
Segundo a amiga de Guido e organizadora do evento, Tatiana Ribeiro, esse ano será mais
especial ainda porque marca as dez edições do “D.I.A. na praia”.

“O marco em si já torna
o evento especial porque, se a gente comparar com a 1ª edição, vemos um crescimento
muito grande no número de devotos do Guido pelo Brasil e pelo mundo e muitas
conversões. Vamos receber um ônibus com 40 seminaristas do Seminário São José e eles
têm no Guido um exemplo de fé”, declarou Tatiana.


Venha celebrar com a gente e traga seus amigos para conhecer a obra do Venerável Guido Schaffer, sua beatificação e posterior canonização.

Nayola: Em Busca da Minha Ancestralidade estreia no Sesc Digital

Nayola: Em Busca da Minha Ancestralidade estreia no Sesc Digital

ANIMAÇÃO PORTUGUESA “NAYOLA: EM BUSCA DA MINHA ANCESTRALIDADE”, DE JOSÉ MIGUEL RIBEIRO, ESTREIA COM EXCLUSIVIDADE NO SESC DIGITAL 

Contemplativo “Days”, de Tsai Ming-Liang, recebeu Menção Especial do Júri no Prêmio Teddy no Festival Internacional de Cinema de Berlim 

Documentário brasileiro “Rua Aurora: Refúgio de Todos os Mundos”, de Camilo Cavalcante, mostra realidade de pessoas marginalizadas e invisibilizadas 

Produção britânica, “Uma Beleza Fantástica”, de Simon Aboud, é comédia romântica que mergulha num conto de fadas contemporâneo 

Drama estadunidense “Dayveon”, de Amman Abbasi, conta a desafiadora história de um garoto adolescente em um Arkansas bruto e deprimente 

Confira as estreias e assista gratuitamente aos filmes em sesc.digital ou baixe o app Sesc Digital 

“Days”, de Tsai Ming-Liang, estreia no Sesc Digital. 

A partir de quinta-feira, 01/05, a plataforma Sesc Digital recebe em sua programação cinco novos títulos imperdíveis. O serviço de streaming gratuito do Sesc São Paulo pode ser acessado em todo o país, pelo site ou por meio do aplicativo Sesc Digital, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.
 

A animação portuguesa NAYOLA: EM BUSCA DA MINHA ANCESTRALIDADE, de José Miguel Ribeiro, traz a história de três gerações de mulheres — Lelena, Nayola e Yara — que vivem entrelaçadas por amor e segredos. Nayola parte em busca do marido desaparecido na guerra civil angolana, enquanto Yara, uma jovem rapper e ativista, enfrenta a perseguição policial nas ruas de Luanda. Em uma noite tensa, avó e neta são ameaçadas por um mascarado e pela polícia, testando seus laços e coragem. Esta é uma história poderosa sobre maternidade, resistência e a luta por um futuro melhor, onde o amor é a força que nunca se quebra. A produção é baseada na peça literária de Mia Couto e José Eduardo Agualusa chamada A Caixa Preta.
 

Na obra minimalista DAYS, de Tsai Ming-Liang, Kang mora sozinho em uma casa grande. Através de uma fachada de vidro, ele olha para as copas das árvores açoitadas pelo vento e pela chuva. Sente uma dor estranha de origem desconhecida que mal consegue suportar e que se espalha por todo o seu corpo. Non vive em um pequeno apartamento em Bancoc, onde prepara metodicamente pratos tradicionais de sua aldeia natal. Quando Kang encontra Non em um quarto de hotel, os dois homens compartilham sua solidão. Ambos esquecem o lado duro da realidade por uma noite, e talvez até se aproximem da verdade, antes de retornarem ao seu cotidiano. Vencedor da Menção Especial do Júri no Prêmio Teddy no Festival de Berlim.
 

No documentário brasileiro RUA AURORA: REFÚGIO DE TODOS OS MUNDOS, de Camilo Cavalcante, acompanhamos pessoas de mundos diferentes na cidade de São Paulo que habitam uma mesma rua, no centro esquecido da metrópole, onde a vida pulsa de forma latente e se reconstrói a cada dia. Migrantes de várias partes do mundo e de diferentes regiões do Brasil contam suas histórias, revelando um mosaico humano que reflete suas experiências, pontos de vista, lutas, angústias e superações.
 

Na comédia romântica UMA BELEZA FANTÁSTICA, de Simon Aboud, a jovem Bella Brown sonha em ser um dia uma respeitada escritora de livros infantis e logo vai cruzar com alguém que representa o oposto do que pretende ser: um velho rabugento, viúvo e de poucos amigos. Incrivelmente, ela vai criar um forte laço de amizade com ele, iniciando uma relação curiosa e inspiradora.

Por fim, estreia na plataforma a produção estadunidense DAYVEON, de Amman Abbasi, onde a trama traz a história de um garoto de 13 anos que luta para lidar com a morte do irmão mais velho e a falta de figuras paternas em sua cidade no Arkansas. Ele se vê atraído pela violência e camaradagem de uma gangue local, contando com o apoio do namorado de sua irmã, que tenta ser seu pai substituto.

Confira a programação completa das estreias de cinema no Sesc Digital.

SESC DIGITAL | PROGRAMAÇÃO DA SEMANA  

ESTREIAS 01/05 

 
DAYVEON 

Dir.: Amman Abbasi | Estados Unidos | 2017 | 86 min | Ficção | 16 anos 

Após a morte violenta de seu irmão mais velho, Dayveon luta para encontrar seu caminho em uma cidade economicamente deprimida do Arkansas. Sem pais e com poucos exemplos por perto, Dayveon logo se vê dividido entre a atração por uma gangue local e a amizade com o namorado de sua irmã. Disponível até 01/07/25. 
Imagens: Dayveon 
 

NAYOLA: EM BUSCA DE MINHA ANCESTRALIDADE 

Dir.: José Miguel Ribeiro | Portugal, Bélgica, Holanda, França | 2024 | 82 min | Animação | 14 anos 

Três gerações de mulheres — Lelena, Nayola e Yara — vivem entrelaçadas por amor e segredos. Nayola parte em busca do marido desaparecido na guerra civil angolana, enquanto Yara, uma jovem rapper e ativista, enfrenta a perseguição policial nas ruas de Luanda. Em uma noite tensa, avó e neta são ameaçadas por um mascarado e pela polícia, testando seus laços e coragem. Esta é uma história poderosa sobre maternidade, resistência e a luta por um futuro melhor, onde o amor é a força que nunca se quebra. A animação é baseada na peça de Mia Couto e José Eduardo Agualusa chamada A Caixa Preta. Disponível até 01/07/25. 
Imagens: Nayola 

UMA BELEZA FANTÁSTICA 

Dir.: Simon Aboud | Inglaterra | 2017 | 92 min | Ficção | Livre 

Sonhando em um dia ser uma respeitada escritora de contos infantis, a jovem Bella Brown vai cruzar com alguém que representa o oposto do que pretende ser: um velho rabugento, viúvo e de poucos amigos. Incrivelmente, ela vai criar um forte laço de amizade com ele, iniciando uma relação curiosa e inspiradora. Disponível até 01/07/25. 
Imagens: Uma beleza fantástica 

DAYS 

Dir.: Tsai Ming-Liang | Taiwan | 2019 | 127 min | Ficção | 14 anos 

Kang mora sozinho em uma casa grande. Através de uma fachada de vidro, ele olha para as copas das árvores açoitadas pelo vento e pela chuva. Sente uma dor estranha de origem desconhecida que mal consegue suportar e que se espalha por todo o seu corpo. Non vive em um pequeno apartamento em Bancoc, onde prepara metodicamente pratos tradicionais de sua aldeia natal. Quando Kang encontra Non em um quarto de hotel, os dois homens compartilham sua solidão. Ambos esquecem o lado duro da realidade por uma noite, e talvez até se aproximem da verdade, antes de retornarem ao seu cotidiano. Disponível até 01/10/25. 

Imagens: Days 

RUA AURORA: REFÚGIO DE TODOS OS MUNDOS 

Dir.: Camilo Cavalcante | Brasil | 2024 | 96 min | Documentário | 18 anos 
Na cidade de São Paulo, acompanhamos pessoas de mundos diferentes que habitam uma mesma rua, no centro esquecido da metrópole, onde a vida pulsa de forma latente e se reconstrói a cada dia. Migrantes de várias partes do mundo e de diferentes regiões do Brasil contam suas histórias, revelando um mosaico humano que reflete suas experiências, pontos de vista, lutas, angústias e superações. A vida no fio da navalha da selva de pedra, onde um sonho morre em uma esquina e renasce na outra, na projeção das reminiscências de uma rua que carrega a intensa complexidade da existência; mais do que um documentário sobre uma rua, esse filme fala de pessoas que, na maioria das vezes, são invisibilizados e têm sua voz silenciada. Disponível até 01/07/25. 
Imagens: Rua Aurora

O Riso e a Faca acaba de ser selecionado para o Festival de Cannes

O Riso e a Faca acaba de ser selecionado para o Festival de Cannes

COPRODUÇÃO BRASILEIRA ‘O RISO E A FACA’ ACABA DE SER SELECIONADA PARA A COMPETIÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DE CANNES, NA MOSTRA UN CERTAIN REGARD

Dirigido pelo português Pedro Pinho, filme coproduzido por Tatiana Leite da Bubbles Project conta com brasileiros no roteiro, fotografia, montagem e som, além do ator Jonathan Guilherme dando vida a um dos protagonistas

O RISO E A FACA

O longa-metragem “O RISO E A FACA” (I Only Rest In The Storm), que acaba de ter sua estreia mundial confirmada para a 78ª edição do Festival de Cannes, em maio, tem sangue brasileiro. Da produtora Tatiana Leite ao diretor de fotografia, Ivo Lopes Araújo, 31 profissionais do cinema nacional integram a equipe do filme que está na seleção Oficial do Festival de Cannes. Fruto de uma parceria entre Portugal, Brasil, Romênia e França, o longa dirigido pelo português Pedro Pinho, de “A Fábrica de Nada” (2017), foi escolhido para integrar a mostra Un Certain Regard, a segunda mais importante do evento.

Batizado a partir de uma música homônima do músico cantor e compositor baiano Tom Zé, o filme foi rodado na Guiné-Bissau e no deserto da Mauritânia entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2024 e é coproduzido pela brasileira Bubbles Project, com distribuição no Brasil da Vitrine Filmes.

“O RISO E A FACA” conta a história do engenheiro ambiental Sérgio, português que viaja para uma metrópole na África Ocidental onde vai trabalhar num projeto rodoviário entre o deserto e a selva. Lá, ele desenvolve um relacionamento íntimo com dois moradores da cidade, Diára e Gui. No trio de protagonistas, está o brasileiro Jonathan Guilherme, ex-atleta de vôlei que trocou as quadras pela arte e hoje é poeta em Barcelona, na Espanha, onde mora. Ele dá vida ao personagem Gui e contracena com o português Sérgio Coragem, conhecido por seus papéis em “Verão Danado” (2017) e “Fogo-Fátuo” (2022); e a cabo-verdiana Cleo Diára, de “Diamantino” (2018).

BRASILEIROS

Jonathan não é o único brasileiro no elenco, que conta ainda com a participação do doutor em antropologia Renato Sztutman, interpretando a si mesmo. Nomes do cinema nacional estão presentes em cargos-chave do projeto, falado em português e criolo. Uma das produtoras de “O RISO E A FACA” é a brasileira Tatiana Leite (“Malu”, 2024), fundadora da Bubbles Project, uma das empresas que assinam a produção do longa, que ainda traz os também brasileiros Rodrigo Letier (“Gabriel e a Montanha”, 2017), da Kromaki Filmes, como produtor associado e Eduardo Nasser na direção de produção. Miguel Seabra Lopes (“A Febre”), nascido em Portugal e com nacionalidade brasileira, é um dos roteiristas do filme.

Na área técnica, o longa também conta com a experiência e o talento de vários profissionais brasileiros, como o diretor de fotografia Ivo Lopes Araújo (“Tatuagem”, 2013), a montadora Karen Akerman (“O Lobo Atrás da Porta”, 2013) e o editor de som Pablo Lamar (“A Flor do Buriti”, 2024). A lista de colaboradores nacionais ainda tem Stella Rainer, Wanessa Malta, Vernal Santos, Amina Nogueira, Caio Costa, Martão Vagner, Isabel Lessa, Victor Hugo Pancaldi, Fernando Junior, entre outros, somando 31 brasileiros na equipe.

Tatiana Leite conta que aceitou o convite dos produtores portugueses sem hesitar: “eu já era fã do filme anterior do Pedro ‘A Fábrica do Nada’ e o argumento de ‘O Riso e a Faca’ me tocou profundamente. Sabia que seria uma jornada desafiadora: pela relevância política, pela delicadeza do tema e por expor feridas abertas da colonização. O processo foi ainda mais intenso do que imaginei. Filmamos por 4 meses em película na Guiné-Bissau e Mauritânia, atravessamos a pandemia e seguimos juntos, com uma equipe incrível de portugueses, brasileiros, africanos, franceses e romenos.

A produtora relata ainda que a saga foi dura, mas que sente que fizeram algo raro e precioso: “amo ouvir cada personagem revelar as agruras do mundo onde estão emergidos, ao mesmo tempo que buscam completar suas próprias jornadas enquanto indivíduos. Após a estreia em Cannes, mal posso esperar para mostrar o filme ao público brasileiro”.

SINOPSE

Sérgio viaja para uma metrópole da África Ocidental. Vai trabalhar como engenheiro ambiental para uma ONG, na construção de uma estrada entre o deserto e a selva. Ali, envolve-se numa relação íntima mas desequilibrada com dois habitantes da cidade, Diára e Gui. À medida que adentra nas dinâmicas neocoloniais da comunidade de expatriados, esse laço frágil torna-se o seu último refúgio perante a solidão ou a barbárie.

OH CANADÁ CHEGA AOS CINEMAS BRASILEIROS EM 5 DE JUNHO

OH CANADÁ CHEGA AOS CINEMAS BRASILEIROS EM 5 DE JUNHO

Com distribuição da California Filmes, longa dirigido pelo veterano Paul Schrader concorreu à Palma de Ouro com as memórias obscuras de um cineasta no fim da vida
Exibido pela primeira vez no Festival de Cannes, onde entrou na disputa pela Palma de Ouro, OH CANADÁ, dirigido pelo veterano Paul Schrader, chega aos cinemas brasileiros no dia 5 de junho. O longa-metragem, que tem distribuição da California Filmes, marca o reencontro de Schrader com o astro Richard Gere em um set de filmagens depois de 44 anos. Em 1980, os dois trabalharam juntos em “Gigolô Americano”, filme que transformou o ator em símbolo sexual. Nesse novo projeto, Gere vive um documentarista com uma doença terminal que decide dar uma última entrevista.
“Fiz uma carreira fazendo com que as pessoas me dissessem a verdade. Agora é minha vez.” – LEONARD FIFE
OH CANADÁ é baseado no livro Foregone, escrito pelo norte-americano Russell Banks, autor cujas obras inspiraram filmes como “O Doce Amanhã” (1997), de Atom Egoyan, e “Temporada de Caça” (1997), adaptado pelo próprio Schrader. No longa, o personagem vivido por Gere, o eterno Edward Lewis de “Uma Linda Mulher” (1990), decide dar seu depoimento a um ex-aluno, revelando como sua carreira e reputação de ícone progressista foram construídas com base em mentiras e meias-verdades que nem sua companheira conhecia. O papel da esposa do cineasta ficou com a estrela Uma Thurman, conhecida por seus papéis icônicos em “Pulp Fiction” (1994) e “Kill Bill” (2003-2004), enquanto Jacob Elordi, astro em ascensão que viveu Elvis Presley em “Priscilla” (2023) e foi indicado a um BAFTA por “Saltburn” (2023) interpreta a versão mais jovem do protagonista. O ex-aluno é vivido por Michael Imperioli, que ganhou fama e um Emmy pelo papel de Christopher Moltisanti na série “A Família Soprano” (1999-2007), e integrou o elenco premiado da segunda temporada de “The White Lotus” (2022).Autor dos roteiros de “Taxi Driver” e “Touro Indomável”, Schrader conta que decidiu que esta seria a trama de seu próximo filme quando descobriu que Russell Banks estava doente (o autor morreu, vítima de um câncer, em janeiro de 2023). “Eu estava considerando outras possibilidades de história para um filme. Aí, percebi que a mortalidade deveria ser o tema. Ainda saudável, Russell tinha pesquisado e escrito um livro sobre morrer, intitulado Foregone. Ele queria chamá-lo de Oh, Canadá, mas havia outro livro com um título parecido, e me perguntou se eu usaria seu título original. Então Foregone virou OH CANADÁ”, explica Schrader.Com distribuição da California Filmes, OH CANADÁ, que rendeu a Schrader uma indicação de melhor roteiro adaptado da Greater Western New York Film Critics Association, chega aos cinemas de todo o país no dia 5 de junho.
SINOPSE
Com uma doença que pode tirar sua vida a qualquer momento, o documentarista norte-americano Leonard Fife decide dar uma última entrevista, sem filtros, antes que seja tarde demais. Na mansão onde vive com a esposa, em Montreal, ele recebe um ex-aluno e confessa que sua reputação como ícone progressista foi construída com mentiras e meias-verdades. Na presença da esposa que desconhecia passagens obscuras de seu passado, ele comenta sobre sua fuga para o Canadá para evitar ser convocado para a Guerra do Vietnã e revela como usou, traiu e descartou amigos e familiares ao longo de toda sua vida.  
Prime Vídeo adquire webserie Helluva Boss

Prime Vídeo adquire webserie Helluva Boss

Prime Video Adquire Websérie Helluva Boss, Do Universo de Hotel Hazbin

A produtora executiva Vivienne Medrano também fechou um acordo de primeira exibição com o Prime Video 

— O Prime Video anunciou hoje na LVL UP Expo a aquisição da popular websérie Helluva Boss, do mundo do Hotel Hazbin. As 3ª e 4ª temporadas já foram encomendadas também. A produtora executiva Vivienne Medrano fechou um acordo de primeira exibição com o Prime Video. A aquisição foi anunciada por meio de uma animação especial com os personagens principais de Hotel Hazbin Helluva Boss, respectivamente, e confirma pela primeira vez que as duas séries existem no mesmo universo Hellaverse. Helluva Boss será a mais recente adição à assinatura Amazon Prime. Membros Prime no Brasil desfrutam de economia, conveniência e entretenimento, tudo em uma única assinatura.

Em um acordo inédito, as duas primeiras temporadas de Helluva Boss estrearão no Prime Video em breve, e os episódios continuarão disponíveis no YouTube. As próximas temporadas terão uma janela exclusiva no Prime Video. Helluva Boss estará disponível no Prime Video em mais de 240 países e territórios em todo o mundo. 

“Sou muito grata ao Prime Video por seu apoio contínuo ao nosso trabalho em Hotel Hazbin e por permitir que nossa equipe na Spindlehorse expanda o Hellaverse ao abraçar Helluva Boss”, disse Vivienne Medrano, produtora executiva e criadora das séries. “Estou muito animada com o que isso significa para o crescimento contínuo da animação independente! É um sonho que se tornou realidade poder contar essas histórias e eu realmente mal posso esperar para ver o que planejamos!”

Por Anna Barros