
Um dos maiores cantores brasileiros e aclamado nacional e internacionalmente está se despedindo em grande estilo. Em uma grande turnê, intitulada “A Última Sessão de Música”, Milton Nascimento levou multidões pelo Brasil desde 2022 para, digamos, sua “última dança”. Essa série de shows deu origem ao documentário “Milton Bituca Nascimento”, com direção de Flávia Moraes, que promete emocionar o público e encher os olhos de quem é fã de uma boa música e admirador do cantor e compositor.
O documentário conta com registros de bastidores das apresentações e depoimentos de artistas nacionais como Gilberto Gil, Mano Brown e Chico Buarque, além de celebridades internacionais, como Quincy Jones, Spike Lee e Esperanza Spalding, que esteve com Milton durante o último Grammy. Outros artistas mais recentes, como Maria Gadú e Criolo também se manifestam e cada palavra é um verdadeiro espelho, tudo o que realmente significa e representa o homenageado Milton Nascimento.
A obra é multifacetada, não há só depoimentos de grandes artistas, como registros dos shows e também manifestações dos familiares de Milton, que nos mostram o artista por trás dos palcos e seu lado humano. A influência que ele exerceu sobre cantores mais antigos e sobre os atuais são evidentes pelas opiniões apresentadas, e seu jeito único, com seus toques de gênio e brasilidade foram os principais elementos que fizeram e fazem dele o artista grandioso e respeitado no mundo artístico.
Vemos um verdadeiro show de imagens, além dos mais variados sucessos de Milton, acompanhados pelas vozes acaloradas do público, embora não tenham sido executados em sua íntegra. Dentre os depoimentos, o feito por Chico Buarque chamou mais a atenção, tendo Milton, tendo estado ambos em um mesmo palco. Quem gosta de música e reconhece o valor do artista brasileiro certamente vai se encantar com essa bela homenagem a Milton Nascimento, que deixa um grande legado, com belas composições e valores transmitidos por suas canções a todas as gerações.
“Milton Bituca Nascimento” chega ao circuito nacional em alta e brindando com o talento, genialidade e irreverência de Milton Nascimento, que vai deixar saudades. Um amigo para se guardar debaixo de sete chaves.
Cotação: 5/5 poltronas.
Por: Cesar Augusto Mota