Faleceu nesta sexta, dia 14 de fevereiro, antes de uma cirurgia na Clínica São Vicente da Gávea, o cineasta brasileiro, Cacá Diegues. Cacá foi um dos mais expoentes cineastas brasileiros com uma vasta obra, de filmes diversos e que marcaram o Brasil. Sua obra-prima, a meu ver, é Bye Bye Brasil.
Faremos um top 5 com seus filmes mais marcantes.
1- Bye Bye Brasil
Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o Brasil em um caminhão alegremente colorido carregando a Caravana Rolidei e suas atrações. A trupe faz espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira, que ainda não tem acesso à televisão. Em uma pequena cidade do Nordeste à beira do rio São Francisco, o sanfoneiro Ciço e sua esposa Dasdô se juntam ao grupo em uma jornada da Amazônia até Brasília.
Com José Wilker, Betty Faria, Fábio Junior, dentre outros.

2- Orfeu
Na recontagem do mito grego de Orfeu e Eurídice, Orfeu é um músico popular de uma escola de samba. Na favela onde mora apaixona-se por Eurídice, e seus destinos e vidas se entrelaçam no Carnaval.
Com Toni Garrido e Patrícia França.

3- Um Trem para as Estrelas
O jovem saxofonista Vinícius passa por diversas experiências pelas ruas do Rio de Janeiro enquanto procura por sua namorada desaparecida. Durante essa busca, ele vivencia, pela cidade, violência, miséria e injustiças, sempre envolvido pela música.
Com Guilherme Fontes, Ana Beatriz Wiltgen e Taumaturgo Ferreira.

4- Tieta do Agreste
Aos 17 anos de idade, Tieta viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população de Santana do Agreste, o que motivou seu pai a expulsá-la de casa. Longe da família, Tieta enviava ajuda financeira ao pai e às irmãs, Tonha e Perpétua. Vinte e seis anos após ter sido expulsa, Tieta retorna a Santana do Agreste com sua enteada. A presença de Tieta na cidade transforma por completo a pacata cidade, ainda mais quando ela se envolve com o próprio sobrinho.
Com Sônia Braga, Jece Valadão e Cláudia Abreu.

5- Xica da Silva
Na segunda metade do século 18, João Fernandes, representante da corte portuguesa, apaixona-se pela escrava negra Xica da Silva e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes.
Com Zezé Motta, Walmor Chagas, Altair Lima.
