Fale-me de Petrópolis acontece no dia 16 de maio

Fale-me de Petrópolis acontece no dia 16 de maio

No mês de maio, o “Fale-me de Petrópolis” acontecerá no dia 16, próxima quinta-feira e receberá as professoras e pesquisadoras Jaqueline Vieira de Aguiar e Patrícia Regina Cavaleiro Pereira, organizadoras do livro “Estudos Epistolares Oitocentistas: Perspectivas Brasileiras”, publicado em 2023, pela editora Diálogos.  

O evento incorpora o contexto da Semana Nacional de Museus (SNM), cujo tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), é: “Museus: Educação e Pesquisa”.

Na ocasião, as convidadas apresentarão a palestra Museus e Pesquisa: reflexões a partir do acervo do Museu Imperial – uma conversa com as organizadoras do livro “Estudos Epistolares Oitocentistas: Perspectivas Brasileiras”, visando divulgar o livro e compartilhar a experiência de pesquisas realizadas em museus, particularmente, no Museu Imperial.

A obra, que reúne textos cujas fontes pertencem ao acervo do Museu Imperial, é um livro digital, e o e-book pode ser baixado gratuitamente, no site da editora (https://www.editoralupa.com.br/livros/dialogos/estudos-epistolares-oitocentistas-perspectivas-brasileiras) 

O encontro é aberto ao público e acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial às 14h30.  

Sobre o Fale-me de Petrópolis: 

O “Fale-me de Petrópolis” é desenvolvido, desde 2016, na Biblioteca do Museu Imperial, mensalmente, entre março e novembro. Tem como objetivo tratar de questões relacionadas à memória e à história de Petrópolis, permitindo a interação entre o público e o/a palestrante convidado (a). Prestes a completar a 50ª edição, o projeto, criado pela historiadora Claudia Maria de Souza Costa, e, atualmente, sob a organização da Área de Pesquisa, tem contribuído para a divulgação do acervo do Museu Imperial e, particularmente, para a democratização e a popularização do conhecimento. 

Deixe um comentário