Top 5: Filmes com temática de Carnaval/Anna Barros

Top 5: Filmes com temática de Carnaval/Anna Barros

1- “Quando o Carnaval Chegar” (1972)
O empresário de um grupo de cantores sem sucesso consegue um contrato para que se apresentem em homenagem a um rei que chegará à cidade para o Carnaval. Destaques vão para a maravilhosa trilha sonora do filme composta por Chico Buarque e as participações de Maria Bethânia, Nara Leão, entre outros grandes nomes da música popular brasileira.
Com Hugo Carvana, Antônio Pitanga, Chico Buarque e José Lewgoy.

2- “Orfeu” (1999)
Quarenta anos depois do clássico “Orfeu Negro”, o diretor Cacá Diegues fez uma nova versão. Durante o Carnaval carioca, a bela e trágica história de amor entre Orfeu e Eurídice ganha vida nos morros cariocas. Caetano Veloso compôs a trilha sonora. O filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2000, mas acabou ficando de fora das indicações.
Com Toni Garrido e Patrícia França

3- “Ó Paí, Ó” (2007)
Estrelado, em sua maioria, por atores do Bando de Teatro Olodum, o filme conta a história dos moradores de um animado cortiço no Pelourinho, em Salvador. Tudo se passa no último dia do Carnaval, quando todos se divertem em meio a muita música, dança e alegria. Até que dona Joana, uma evangélica, incomodada com a farra dos moradores, decide acabar com a festa, fechando o registro de água do prédio.
Com Lázaro Ramos

4- “Damas do Samba” (2013)
Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo como operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura. Este filme faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força.

5- “Trinta” (2013)
O mais recente da lista conta a história do carnavalesco Joãosinho Trinta, desde sua vinda do Maranhão, até seu auge no Carnaval do Rio de Janeiro. O filme mostra, ainda, a sua ida para o Salgueiro, no inovador desfile “O Rei da França na Ilha da Assombração”, até seu reconhecimento como artista.
Com Matheus Nachtergaele.

Por Anna Barros

Deixe um comentário