Maratona Oscar: Assassinos da Lua das Flores/Anna Barros

Maratona Oscar: Assassinos da Lua das Flores/Anna Barros

Assassinos da Lua das Flores é uma das obras-primas de Martin Scorsese. Você fica tão impactado com o drama dos Osage e as interpretações de Lily Gladstone, Leonardo DiCapprio e Robert De Niro que você se pega pensando nesse roteiro maravilhoso escrito por Scorsese e Eric Roth por dias a fio.

Os Osage formam uma tribo de povos originários e donos das terra onde jorra petróleo em Oklahoma e desperta a cobiça dos homens brancos. As irmãs de Mollie se casam com brancos e ela acaba se casando com Ernest Burkheart sobrinho de Hole, um homem na pele de cordeiro, que finge ser amigo dos Osage e acaba tramando a série de assassinatos que envolve a trama.

Mollie perde a irmã Minnie, a irmã Anna assassinada e a mãe de doença terminal. Mas é apaixonada pelo marido Ernest, que TB é por ela, mas não se esquiva de fazer o que o tio inescrupuloso manda por ganância.

O FBI que ainda não tem esse nome, chega à cidade para investigar os assassinatos a pedido da PP Mollie que vai até Washington protestar.

O roteiro é ótimo, bem amarrado, mas o filme dura 3h30 desnecessárias. Com 2h30 dava para Scorsese ter terminado a trama toda. Ainda tem uma linda homenagem ao rádio no fim e uma surpresa em que o PP Scorsese aparece. Só que a película foi esnobada em Roteiro Adaptado dando lugar de forma polêmica a Barbie.

Lily Gladstone é favoritaca a vencer o Oscar de Melhor Atriz, mas agora com Emma Stone de Pobres Criaturas em seu encalço. DiCapprio está soberbo mas tem em Cillian Murphy de Oppenheimer um forte concorrente. Mas foi infelizmente esnobado pela Academia, numa das maiores injustiças dessa edição 2024 do Oscar. E Robert De Niro dá show também e concorre de forma brilhante a Ator Coadjuvante mesmo sendo certo perder para Robert Downey Jr de Oppenheimer. O trio de atores é espetacular mas é Lily Gladstone que é o norte da produção com seus gestos contidos e sua condição como diabética, dependente de insulina naquela época.

O filme é altamente oscarizável e para se aplaudir de pé. A trilha sonora é envolvente. Eu amo. Está indicado a 10 Oscars.

Lua das Flores é um filme com todas as características presentes na obra de Scorsese: uma máfia local, a igreja católica, a ganância de alguns, os injustiçados e atores de alto gabarito como Brendan Fraser e John Litgow além da trinca de protagonistas.

Scorsese têm grande chance de levar seu segundo Oscar de Melhor Diretor. Com essa, são dez indicações. O diretor mais indicado da Academia. Só o levou por Os Infiltrados. Só que Oppenheimer tem ganho muita força, o que pode dar o Oscar de Melhor Diretor a Christopher Nolan, favoritaço da noite.

Para ver e rever. E aplaudir de pé

Dos candidatos a Melhor Filme, a meu ver, o melhor filme de todos. Pena que talvez a Academia não pense assim e Lua das Flores saia da noite de 10 de março com as mãos abanando.

Na Apple TV.

5/5 poltronas

Paramount plus divulga lançamentos imperdíveis de fevereiro

Paramount plus divulga lançamentos imperdíveis de fevereiro

PARAMOUNT+ DIVULGA LANÇAMENTOS DE FEVEREIRO, COM 2ª TEMPORADA DE HALO E MISSÃO: IMPOSSÍVEL – ACERTO DE CONTAS


Nova Temporada deA FAMÍLIA STALLONE E O Longa AS TARTARUGAS NINJA: CAOS MUTANTE,Também São Destaques Entre As Novidades

Clique Aqui Para Baixar As Imagens

SÃO PAULO, 31 DE JANEIRO DE 2024 – O Paramount+, serviço premium de streaming, inicia FEVEREIRO ampliando seu catálogo com estreias exclusivas e conteúdos mais do que aguardados pela audiência. Entre os destaques do mês estão: a segunda temporada de HALO, os filmes MISSÃO: IMPOSSÍVEL – ACERTO DE CONTAS, AS TARTARUGAS NINJA: CAOS MUTANTE e GOOD BURGER 2e a nova temporada de A FAMÍLIA STALLONE.

Confira os destaques do mês:

HALO – 2ª Temporada | Série (dois primeiros episódios disponíveis a partir de 8 de fevereiro e um episódio novo a cada semana) – Na segunda temporada, Master Chief John-117 lidera sua equipe de espartanos de elite contra a ameaça alienígena conhecida como Covenant. Após um acontecimento chocante num planeta desolado, John não consegue afastar a sensação de que a sua guerra está prestes a mudar e arrisca tudo para provar o que ninguém mais acredita: os Covenant estão prestes a atacar a maior fortaleza da humanidade. Com a galáxia à beira do fim, John embarca em uma jornada para encontrar a chave para a salvação da humanidade – Halo – caso contrário, será o fim de tudo.

MISSÃO: IMPOSSÍVEL – ACERTO DECONTAS | Filme (disponível a partir de 11 de fevereiro) – Ethan Hunt (Tom Cruise) e a sua equipe o IMF embarcam na missão mais perigosa de sempre: localizar uma nova arma terrível que ameaça toda a humanidade antes que caia nas mãos erradas. Com o destino do mundo em jogo, começa uma corrida mortal ao redor do globo. Diante de um inimigo misterioso e todo-poderoso, Ethan é forçado a considerar que nada pode ser mais importante do que sua missão, nem mesmo a vida daqueles que ele mais ama. MISSÃO: IMPOSSÍVEL – ACERTO DE CONTAS é estrelado por Tom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Vanessa Kirby, Esai Morales, Pom Klementieff, Mariela Garriga, Henry Czerny, Shea Whigham, Greg Tarzan Davis, Charles Parnell, Frederick Schmidt, Cary Elwes, Mark Gatiss, Indira Varma e Rob Delaney.

GOOD BURGER 2 | Filme (disponível a partir de 16 de fevereiro) – Quando a última invenção de Dex falha, seu velho amigo Ed dá as boas-vindas a Dex e lhe devolve seu antigo emprego. Com uma nova equipe trabalhando no Good Burger, Dex elabora um plano para se recuperar, mas coloca o destino do Good Burger em risco mais uma vez.

A FAMÍLIA STALLONE – 2ª Temporada | Reality (dois primeiros episódios disponíveis a partir de 21 de fevereiro e um episódio novo a cada semana) – Durante esta temporada, depois de quatro décadas como uma das famílias mais famosas de Los Angeles, os Stallones deixam Hollywood para sempre e se mudam para o leste dos Estados Unidos. Com suas filhas Sophia e Sistine indo atrás de seus sonhos em Nova York e Scarlet entre a faculdade e um novo amor em Miami, Sly e Jen criam raízes em Palm Beach. Mas a distância não pode separar esta família, pois a temporada culmina numa jornada de mudança de vida à medida que exploram a história da sua família, reacendem o amor e criam memórias para a vida toda. Dois episódios no dia do lançamento e depois estreias semanais.

AS TARTARUGAS NINJA: CAOS MUTANTE | Filme (disponível a partir de 25 de fevereiro) – O enredo mostrará como, após anos se escondendo dos humanos, os irmãos mutantes decidem fazer atos heróicos para tentar conquistar os corações dos nova-iorquinos e serem aceitos como adolescentes normais. Com a ajuda de um novo amigo, April O’Neil, eles enfrentarão um misterioso sindicato do crime, mas a situação logo se complica quando eles libertam um exército de mutantes.

MALDITO DIA DE SORTE | Filme (disponível a partir de 1º de fevereiro) – Oh Taek é um motorista de táxi sem sorte que tem uma sorte incomum quando concorda em levar um homem misterioso chamado Geum Hyuk-soo para uma cidade distante em troca de uma tarifa exorbitante. Mas quando descobre que o passageiro é um serial killer, confessando crimes horríveis de seu passado e assassinando outras pessoas na estrada, o motorista do táxi precisa fazer jogos mentais para garantir que seu lapso de sorte não tenha um fim mortal.

CARONA ATERRORIZANTE | Filme (disponível a partir de 4 de fevereiro) – Um homem é forçado a enfrentar seus medos e confrontar seu passado conturbado. Ele deve encontrar uma maneira de sobreviver quando seu colega de trabalho enlouquece e começa uma matança violenta.

100 DAYS TO INDY | Documentário (disponível a partir de 16 de fevereiro) –A produção mostra as personalidades da NTT INDYCAR SERIES no início da temporada de 2023 e sua busca pelo maior prêmio do automobilismo.

Por Anna Barros

Maratona Oscar: Oppenheimer/Cesar Augusto Mota

Maratona Oscar: Oppenheimer/Cesar Augusto Mota

Utilizar todo o conhecimento adquirido da ciência não para construir uma arma, mas com o intuito de mudar o mundo. Essa premissa apresenta inicialmente o espectador a uma pessoa considerada ícone da Física Quântica e figura central de um fato histórico que abalou o mundo: a explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. ‘Oppenheimer’ é a nova obra de Christopher Nolan que já vem ganhando estatuetas nessa nova temporada de premiações e bastante cotada para o Oscar 2024.

Somos apresentados a J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), um cientista com importantes serviços prestados aos Estados Unidos entre os anos 30 e 50 e que liderou o projeto Manhattan, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele chegou a ser conhecido como o “pai da bomba atômica”, e seus estudos resultaram na fabricação do artefato que devastou as duas cidades japonesas citadas anteriormente.

A estrutura narrativa adotada é a de um misto de cenas do passado com o presente, a não-linear, e três atos bem estruturados, com a apresentação do personagem-central com abalos psicológicos, ambicioso e egoísta; sua realização profissional e uma conclusão que inclui uma discussão importante acerca de sua criação. Apesar da aceleração de acontecimentos no segundo ato e uma conclusão não tão satisfatória, o resultado é a de uma produção complexa e com debates que envolve ética e política, com a bomba de Oppenheimer como pano de fundo.

O roteiro de Nolan, além de se preocupar em explicar todos os fatos interligados e ilustrar personagens com variações de juízo durante a história, prima por gerar ansiedade pelos desdobramentos e a curiosidade acerca da bomba de Oppenheimer, de como ela vai ser mostrada ao público e o momento adequado. Tudo é bem amarrado e sem pontas, com belas representações visuais e alternâncias de cenas em cores e outras em preto e branco, elementos presentes em filmes históricos de Christopher Nolan. O diretor, com méritos, consegue atiçar a atenção do público para um fato histórico, sem romantizar tragédias ou a bomba atômica, proporcionando reflexão e aprendizado. E não se pode esquecer da fotografia e som presentes no filme, com tamanha precisão e realismo.

E um bom filme não pode se sustentar apenas com uma boa direção e roteiro, o elenco escalado entrega tudo o que é esperado, sobretudo o protagonista. Cillian Murphy percorre um arco altamente dramático com seu personagem, ora simpático e carismático e ora frio e repugnante, além das expressões faciais e corporais bastante convincentes. Emily Blunt também chama a atenção com sua Kitty Oppenheimer, não se tratando apenas da esposa do protagonista, mas de alguém que soube apoiar o pai da bomba atômica em dados momentos e também o confrontou em ocasiões-chave. E para fechar com chave de ouro, Robert Downey Jr dá vida a Lewis Strauss, figura muito importante na Física e, principalmente, na política. Com uma caracterização que o deixa praticamente irreconhecível, o artista mostra um personagem de personalidade forte, imponente e uma pessoa importante na carreira de Oppenheimer, seja pelo incentivo em fazer parte do Instituto de Física Quântica, como na defesa de suas ideologias.

‘Oppenheimer’ é um filme complexo, tenso e bastante dinâmico, e vem forte para o Oscar 2024 indicado em treze categorias. Não seria surpresa se levasse alguma estatueta, seja nos prêmios técnicos, como o de som e fotografia, ou nos principais. Vale conferir.

Cotação: 5/5 poltronas.

Por: Cesar Augusto Mota

Maratona Oscar: Maestro/Gustavo Rezende

Maratona Oscar: Maestro/Gustavo Rezende

Uma biografia pautada na vida pessoal e não no legado musical, do artista, o Maestro Leonard Bernstein.

A não ser que você seja norte-americano e fã de música clássica, mesmo com toda a fama de Bernstein em vida, não foi apresentado para o telespectador a sua música mais popular apenas citada, a do musical da Broadway, West Side Story de 1957. Apenas uma referência de dança. Mas quem não é um aficcionado não sacará que essa é sua obra mais famosa.

Se você digitar no YouTube West Side Story, mesmo que não consiga associar a obra à pessoa, vai reconhecer os acordes. Você certamente já ouviu essa música em algum momento, igual a Garota de Ipanema.

Então, me incomodou um pouco uma obra autobiográfica tão pouco focalizada na obra do mestre sugerindo o questionamento: o que ele fez, mesmo?

Podemos fazer um comparativo com o filme nacional, Mamonas Assassinas onde as principais músicas estão lá como Pelados em Santos, um fenômeno nacional e não mundial. Quem não s lembra imediatamente de “mina, seu cabelo é da hora?”

Tirando essa biografia de Bernstein, que não retrata basicamente a obra do protagonista e sim, sua vida pessoal, principalmente seu casamento e sua sexualidade. E isto dá para manjar. Dá demais. Mas isso não vou comentar em profundidade porque senão darei spoiler. Assistam ao filme e tirem suas próprias conclusões.

Na Netflix.

The White Lotus: HBO anuncia três novos nomes no elenco da Terceira Temporada

The White Lotus: HBO anuncia três novos nomes no elenco da Terceira Temporada


‘THE WHITE LOTUS’: HBO ANUNCIA TRÊS NOVOS NOMES NO ELENCO DA TERCEIRA TEMPORADA  

Francesca Corney, Nicholas Duvernay e Arnas Fedaravičius juntam-se a grandes nomes já anunciados  

Miami, FL., 23 de janeiro de 2024 – A HBO anuncia três novos nomes no elenco da terceira temporada da série HBO Original vencedora do Emmy®, THE WHITE LOTUS, de Mike White. Francesca Corney, Nicholas Duvernay e Arnas Fedaravičius juntam-se ao grande elenco já anunciado para a próxima temporada da série. 
 

O elenco anteriormente anunciado inclui Leslie Bibb, Miloš Biković, Carrie Coon, Christian Friedel, Walton Goggins, Dom Hetrakul, Sarah Catherine Hook, Jason Isaacs, Michelle Monaghan, Sam Nivola, Morgana O’Reilly, Lek Patravadi, Shalini Peires, Parker Posey, Natasha Rothwell, Patrick Schwarzenegger, Tayme Thapthimthong e Aimee Lou. A série será produzida em fevereiro em Koh Samui, Phuket e Bangkok, na Tailândia, e seguirá um novo grupo de hóspedes em outra propriedade White Lotus. 
 

A primeira parte de THE WHITE LOTUS, que estreou em julho de 2021 e foi ambientada no Havaí, recebeu 20 indicações ao Emmy® em 13 categorias e teve dez vitórias, o maior número de qualquer programa naquele ano, incluindo Melhor Minissérie. Já a segunda temporada, que estreou em dezembro de 2022, foi ambientada na Sicília e recebeu 23 indicações ao Emmy®, incluindo a de Melhor Série Dramática. As duas temporadas completas estão disponíveis na HBO Max.

THE WHITE LOTUS foi criada, escrita e dirigida por Mike White, e conta com produção executiva de White, David Bernad e Mark Kamine.

Confira imagens do elenco da terceira temporada aqui.

  

###

Junte-se à conversa e siga @HBOMaxBR nas redes sociais.

Para mais informações visite o portal de imprensa HBO Max LAPress.
 

Sobre a HBO Max 

HBO Max™ é uma plataforma de streaming que oferece o melhor entretenimento, com a maior variedade de séries e filmes e de marcas icônicas como HBO, Warner Bros., DC, Max Originals e grandes sucessos do cinema. A plataforma foi lançada nos Estados Unidos, em maio de 2020, e introduziu um nível de preço mais baixo, apoiado pela publicidade, em junho de 2021. Atualmente disponível em 61 países, HBO Max iniciou sua expansão global nos mercados da América Latina e Caribe, seguido por seus primeiros lançamentos nos países Nórdicos e Ibéricos, Países Baixos, além de Centro e Leste Europeu.