O estande de 360m² contará com produtos exclusivos e palco com ativações para os fãs de Marvel
O público da 10ª edição da CCXP – realizada entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP) – terá acesso a um espaço dedicado apenas para produtos licenciados Disney, Pixar e Marvel em um estande de 360m², próximo à entrada do palco Thunder, que contará com a loja oficial da Marvel no Brasil e uma loja exclusiva de pelúcias de Disney100.
Após ser apresentada oficialmente na CCXP22, a Marvel Store – operada pelo Grupo Dream – já é uma realidade para a alegria dos fãs. A primeira loja física da América Latina foi recém-inaugurada no Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas (SP), e agora estará presente novamente no maior evento de cultura pop do Brasil, com 260m² e mais de 800 opções de itens, incluindo produtos exclusivos, colecionáveis e importados com preços a partir de R$ 19,99. O público também poderá aproveitar uma programação especial no palco da loja com a presença do dublador do novo jogo Spider-Man 2, da PlayStation, e designers de produtos, além de desafios e quizzes, encontro de cosplayers e muito mais. Todas as atrações podem ser consultadas no telão do espaço durante os quatro dias de evento.
Já a outra parte do estande será operada pela Toy Mania, maior loja online especializada em brinquedos, que apresentará seu grande catálogo de pelúcias Disney e Pixar, com opções a partir de R$89,99. Os fãs poderão levar para casa seus personagens favoritos, como Stitch, Mickey, Olaf, Simba, Nemo, Tico e Teco, entre outros.
Assim como as comemorações dos 100 anos da The Walt Disney Company começaram oficialmente no Brasil na CCXP22, este espaço de 100m² será tematizado de Disney100. O aniversário foi celebrado ao longo do ano de 2023 através de diversas iniciativas e ativações realizadas especialmente para os fãs e todos que fazem parte dessa longa história.
##
Serviço – CCXP23 Data: 30 de novembro a 03 de dezembro Local: São Paulo Expo Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP Horários: Quinta-feira (30), das 12h às 21h / Sexta-feira, (01), das 12h às 21h Sábado (02), das 11h às 21h / Domingo (03), das 11h às 20h Ingressos e mais informações: https://www.ccxp.com.br/ingressos
Confira pôster e trailer oficiais do filme que estreia em 14 de dezembro nos cinemas brasileiros
Em comemoração aos 70 anos do icônico monstro Godzilla, a Sato Company anuncia a pré venda para a Première de GODZILLA MINUS ONE que acontecerá em diversas cidades e redes de cinema do país em 01 de dezembro, de forma concomitante com a estreia estadunidense.
Após um hiato de sete anos sem longas japoneses na franquia, este emocionante filme promete levar os fãs a uma aventura inédita, marcando o retorno da marca Godzilla à Toho, produtora japonesa que lançou o primeiro filme em 1954, e que foi considerado um sucesso e principal expoente do gênero no país. Desde então, o monstro se tornou um importante ícone da cultura pop mundial.
Em GODZILLA MINUS ONE, somos levados ao Japão após a segunda guerra mundial. E é neste cenário, de uma nação em ruínas e escombros, que o Godzilla aparece para acabar de vez com tudo, justificando o título do filme “Minus One”: do zero ao negativo. Assim, os últimos habitantes vivos da ilha devem enfrentar um último desafio: lutar contra o monstro e sobreviver. Com 125 minutos de duração, o filme é o mais longo da franquia junto com “Final Wars” (2004).
O longa surpreendeu ao bater recordes na sua estreia no Japão (03 de novembro) e está em primeiro lugar na bilheteria pela terceira semana consecutiva. Até o momento, o filme soma 1,84 milhões de ingressos vendidos por lá, um sucesso monstruoso.
O presidente da Sato Company, Nelson Sato, relata que é “um privilégio lançar GODZILLA MINUS ONE no Brasil” e conta que a Sato é atualmente a única distribuidora na América Latina que obteve essa permissão.
Nelson destaca ainda que “GODZILLA é um personagem icônico, símbolo do Japão. MINUS ONE, em especial, tem um roteiro único, sensível e muito crítico. A ficção narra parte da história do Japão do pós-guerra e as dificuldades que o povo japonês enfrentou nesse período. Tenho convicção de que quem assistir a este incrível filme, sairá emocionado.”
Confira o trailer!
GODZILLA MINUS ONE não é uma continuação de Godzilla Shin, último filme da franquia, lançado em 2016. Apesar disso, o longa dirigido por Takashi Yamazaki mantém o tom mais sombrio de seu predecessor, com efeitos visuais impressionantes.O cineasta Takashi Yamazaki é responsável pela direção, pelos efeitos especiais e pelo roteiro do filme.No Brasil, a estreia comercial do filme será em 14 de dezembro de 2023 pela Sato Company.
Sinopse
Em um Japão social e economicamente devastado após o término da Segunda Guerra Mundial, a situação chega a um nível ainda mais crítico quando uma gigantesca e misteriosa criatura surge do mar para assolar o país.
Longa foi o maior vencedor no Festival do Rio 2023, com quatro troféus, além de percorrer renomados festivais internacionais, como os de São Paulo, San Sebastián, Vancouver, Bordeaux, Toronto e Roma, onde conquistou o prêmio de melhor filme
Produção mais premiada na última edição do Festival do Rio, onde conquistou os prêmios de melhor atriz (Maeve Jinkings), ator (Kauan Alvarenga), atriz coadjuvante (Aline Maria Marta) e direção de arte (Vicente Saldanha), o longa-metragem PEDÁGIO, o segundo da carreira de Carolina Markowicz, chega nacionalmente aos cinemas nesta quinta-feira, 30 de novembro. Além de uma marcante passagem pela Mostra de Cinema de São Paulo, o filme vem também consolidando uma ótima carreira internacional, com exibições nos festivais de San Sebastián, Vancouver, Bordeaux e Toronto – no qual a diretora se tornou o primeiro nome latino-americano da história a receber o prestigiado Tribute Award, na categoria Emerging Talent, ao lado de nomes como Spike Lee, Pedro Almodóvar e Patricia Arquette. No Festival de Roma, PEDÁGIO conquistou o prêmio de melhor filme. A classificação indicativa é 16 anos.
Produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures e distribuído pela Paris Filmes, o novo projeto conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”. Único longa brasileiro de ficção na programação do festival, PEDÁGIO retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas – de forma mais explícita nos últimos anos – por alguns setores da sociedade.
“Em pleno 2023 com todos adventos, tecnologias e avanços, chega a ser chocante a preocupação com quem o outro se relaciona sexualmente. O fosso conservador que vivemos nos últimos tempos serviu para deixar bem à vontade cada indivíduo que se achasse no direito de proferir críticas e até agressões à população LGBTQIA+”, analisa Carolina, que também assina o roteiro da produção. “Além da violência, há práticas absurdas e patéticas, como as retratadas pelo filme, que parecem ser ficção, mas estão muito próximas à realidade surreal do brasileiro LGBT, gerando sequelas físicas e emocionais irreparáveis”.
O longa, que a diretora descreve como “um drama permeado por humor ácido”, participou de relevantes laboratórios de apoio ao desenvolvimento audiovisual, como o Tribeca All Access, Torino Film Lab e Berlinale Coproduction Market.
Neste ano, a cineasta conquistou ainda um troféu na última edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Primeira Direção, com o seu filme de estreia “Carvão” (2022), que também foi indicado pela Academia de Brasileira de Artes e Ciências Cinematográficas para representar o país na 38ª edição do Goya, na Espanha, uma das mais importantes premiações do cinema europeu.
Sinopse Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.
Ficha Técnica Direção: Carolina Markowicz Roteiro: Carolina Markowicz Empresas produtoras: Biônica Filmes, O Som e a Fúria Empresas coprodutoras: Globo Filmes, Paramount Pictures Distribuição: Paris Filmes Produção: Karen Castanho, Luís Urbano, Bianca Villar, Fernando Fraiha, Sandro Aguilar Produção associada: Jorge Furtado Coprodução: Carolina Markowicz, Mario Peixoto, Thalita Zaher Produção Executiva: Chica Mendonça, João Macedo Direção de Arte: Vicente Saldanha Direção de Fotografia: Luis Armando Arteaga Som Direto: André Bellentani Trilha Sonora: Filipe Derado Edição: Lautaro Colace, RicardoSaraiva Figurino: Marcia Nascimento Elenco e Personagens: Maeve Jinkings (Suelen), Kauan Alvarenga (Tiquinho), Thomás Aquino (Arauto), Aline Marta Maia (Telma), Isac Graça (Pastor Isac) Classificação Indicativa: 16 anos
Sobre Carolina Markowicz Carolina Markowicz, roteirista e diretora, escreveu e dirigiu seis curtas-metragens exibidos em cerca de 400 festivais, como Cannes, Locarno, Toronto, SXSW, AFI, com os quais conquistou mais de 80 prêmios. Seu curta-metragem de maior reconhecimento, “O Órfão”, estreou em Cannes, na Quinzena dos Realizadores, e venceu a Queer Palm, sendo o único filme brasileiro a conquistar tal prêmio. Outro destaque em sua carreira é “Edifício Tatuapé Mahal”, que estreou no TIFF – Festival Internacional de Toronto, onde Carolina foi apontada pelo curador Shane Smith como uma das cinco “filmmakers to watch”. O curta obteve mais de 15 prêmios de melhor filme e roteiro, além de ter sido exibido em mais de 200 Festivais pelo mundo. Atualmente online, está entre os “best of the year” pelo Vimeo Staff Picks. Carolina esteve entre os dez jovens cineastas internacionais convidados para o TIFF Talent Lab 2015, com os mentores Wim Wenders e Jim Stark. Também foi selecionada para o Berlianale Talents 2018 e para a Filmmakers Academy – Locarno 2018, onde foi apontada pela Indiewire como uma das “Most Exciting New Filmmakers” da atualidade. Carolina foi convidada a fazer parte da SEE Factory, onde codirigiu e coescreveu o curta-metragem “SPIT”, exibido na abertura da Quinzena dos Realizadores em Cannes 2019. Em 2021 foi convidada para fazer parte da academia votante do Oscar – AMPAS. Em 2022, “Carvão, seu primeiro longa-metragem, estreou na competição oficial “Platform” do Festival de Toronto e teve sua première europeia no Festival de San Sebastian. PEDÁGIO (2023), seu segundo longa, contou com apoio de desenvolvimento de Tribeca All Access, Torino Film Lab e Berlinale Co-Production Market e estreou mundialmente no festival de Toronto, onde Carolina recebeu o Tribute Award, (na categoria “Emerging Talent) ao lado de nomes como Pedro Almodóvar, Patricia Arquette e Spike Lee.
Sobre a Biônica Filmes A Biônica Filmes foi fundada em 2012 por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho. Produziu a série para a HBO: “PSI”, indicada ao Emmy Awards 2015 (Melhor Série Dramática); e os longas: “Os Homens São De Marte… E é Pra Lá Que Eu Vou!” (2014), de Marcus Baldini, visto por mais de 1,8 milhões de espectadores e ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015 (Melhor Comédia); “Reza a Lenda” (2016), de Homero Olivetto, ganhador do Prêmio Especial do Júri no Tallin Black Nights 2016; e “TOC – Transtornada, Obsessiva, Compulsiva” (2017), de Paulinho Caruso e Teo Poppovic, selecionado para o SXSW 2018. Em 2017, a Biônica foi coprodutora do documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal, vencedor do Prêmio do Público – Global no SXSW e “La Vingança”, de Fernando Fraiha, coprodução Brasil/Argentina, vencedora do prêmio de Diretor Estreante do Brooklyn Film Festival. Em 2018, a produtora lançou “Uma Quase Dupla”, estrelada por Tatá Werneck e Cauã Reymond, que foi vista por mais de 600 mil pessoas nos cinemas. Em 2019, lançou o primeiro live-action baseado nas histórias da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica – Laços”, dirigido por Daniel Rezende, que levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas. Em 2021, lançou “Outubro”, de Maria Ribeiro, documentário sobre a eleição presidencial de 2018; e “Turma da Mônica – Lições”, a sequência do sucesso de “Turma da Mônica – Laços”. Em 2022, lançou a “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, coprodução Brasil/Portugal sobre o retorno de Dom Pedro I a Portugal; a produção internacional Brasil/Argentina: “Bem-Vinda, Violeta!”, dirigida por Fernando Fraiha, baseada no livro “Cordilheira”, de Daniel Galera; “Meu Álbum de Amores”, de Rafael Gomes, comédia romântica musical com trilha-sonora assinada por Arnaldo Antunes, e “Turma da Mônica – A Série”, no Globoplay. A Biônica está em processo de finalização do longa-metragem PEDÁGIO, de Carolina Markowicz, e em montagem do documentário sobre a maior estrela do rock brasileira: Rita Lee.
Sobre a Paramount Pictures A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) pra citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica – Laços” (2019), “Turma da Mônica – Lições” (2021) entre outros.
Sobre a Globo Filmes Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras – do cinema à casa de cada um de nós. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998. Com mais de 500 filmes no portfólio, como produtora e coprodutora, o foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no nosso cinema: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como “Tropa de Elite 2” e “Minha Mãe é uma Peça 3” – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como “2 Filhos de Francisco”, “Aquarius”, “Que Horas Ela Volta?”, “O Palhaço” e “Carandiru”, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como “Cidade de Deus” – com quatro indicações ao Oscar – e “Bacurau”, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Títulos mais recentes como “Marighella”, “Turma da Mônica: Lições” e “Medida Provisória” fizeram o público voltar às salas pós-pandemia para prestigiar um cinema que fala a nossa língua.
Sobre a Paris Filmes
A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013, e “Meia-noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen. A distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme” e “Turma da Mônica”. Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário” e “Marighella”. Para os próximos lançamentos, a empresa aposta em um line-up diversificado, que inclui títulos como “Os Três Mosqueteiros”, “Minha Irmã e Eu”, “Tá Escrito”, e as sequências “John Wick 4: Baba Yaga”, “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Pássaro Branco – Uma História de Extraordinário”, “Jogos Mortais X”.
É a primeira vez que o metabuscador realiza parceria com uma empresa de entretenimento para estimular, através da fantasia, viagens inesquecíveis
Qual a próxima parada da sua banda? É essa pergunta que KAYAK e os Trolls 3: Juntos Novamente, da DreamWorks, estão fazendo para os viajantes. A campanha, inédita para o metabuscador, tem o objetivo de mesclar os dois universos e apresentar ao consumidor uma experiência de viagem de outro mundo, com destinos para viajantes que buscam um clima de aventura, romance, festa ou um roteiro em família.
Com as férias de final de ano no radar, a DreamWorks Animation convida a todos para acompanhar uma história repleta de ação, lugares deslumbrantes e com as cores do arco-íris, como nenhuma outra. Com um elenco de super estrelas musicais e potências da comédia, o novo capítulo da franquia apresenta a bomba de alegria psicodélica exclusiva dos Trolls com novos sucessos pop e grandes clássicos, onde todos poderão se juntar a Branch e Poppy enquanto eles embarcam em uma jornada emocional para reunir e resgatar sua família de um destino ainda pior do que a obscuridade da cultura pop. Inclusive, a nova aventura promete instigar o planejamento de uma nova viagem. “O universo do entretenimento e o de viagens, sem dúvidas, são complementares. Filmes e séries, muitas vezes, instigam o desejo de viajar, apresentam novos cenários e oportunidades. Por isso essa parceria faz tanto sentido para nós”, comenta Carolina Montenegro, General Manager e Vice Presidente do KAYAK na Europa e América Latina.
A parceria conta com ativações digitais no Facebook, Instagram, Rede de Display do Google (GDN), YouTube, TikTok e Email Marketing. Além disso, terá uma comunicação personalizada nas plataformas do KAYAK e spots de vídeo em seis redes de televisão a cabo, entre eles: A&E, NBCU, Discovery, Sony, Warner e Paramount.
—
SOBRE O KAYAK
KAYAK, parte da BOOKING HOLDINGS Inc. (NASDAQ: BKNG), é o principal metabuscador de viagens do mundo. Com bilhões de buscas em nossas plataformas, ajudamos as pessoas a encontrar seus voos, hospedagens, aluguel de carros e pacotes de férias perfeitos. Também auxiliamos os viajantes a negócios com a nossa solução de viagens corporativas. Para mais informações, acesse kayak.com.br.
Sobre DreamWorks
A DreamWorks Animation (DWA), uma divisão da Universal Filmed Entertainment Group, pertencente à NBCUniversal, uma subsidiária da Comcast Corporation, é uma empresa global de entretenimento familiar de filmes longas-metragens e de televisão. Seu amplo portfólio de propriedade intelectual tem o apoio de uma robusta prática mundial de produtos de consumo que inclui licenciamento e locais de entretenimento no mundo inteiro. A herança cinematográfica da DWA inclui muitos dos personagens e das franquias mais amadas do mundo, incluindo Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, Como Treinar o Seu Dragão, Spirit, Trolls, O Poderoso Chefinho e Os Caras Malvados e Gato de Botas 2: O Último Pedido, que em 2022 acumularam mais de 16 bilhões de dólares em receitas de bilheteria no mundo. O estúdio de televisão da DreamWorks Animation é um dos principais produtores mundiais de programação familiar em animação de alta qualidade, alcançando consumidores em mais de 190 países com uma gama diversificada de conteúdo original através de streaming e emissoras lineares.
Sobre Universal Pictures
A Universal Pictures é uma divisão da Universal Studios (www.universalstudios.com). A Universal Studios faz parte da NBCUniversal. A NBCUniversal é uma das empresas de mídia e entretenimento líderes mundiais no desenvolvimento, produção e marketing de entretenimento, notícias e informações para um público global. A NBCUniversal possui e opera um valioso portfólio de redes de notícias e entretenimento, uma empresa cinematográfica de primeira linha, significativas operações de produção televisiva, um grupo líder de emissoras de televisão e parques temáticos de renome mundial. A NBCUniversal é uma subsidiária da Comcast Corporation.
Sobre o filme
Neste fim de ano, prepare-se para uma reunião familiar cheia de ação e de estrelas e com as cores do arco-íris como você nunca viu, com Anna Kendrick e Justin Timberlake retornando nas vozes originais, e Jullie e Hugo Bonemer nas vozes brasileiras, para o novo capítulo da franquia musical de grande sucesso da DreamWorks Animation: Trolls 3 – Juntos Novamente.
Depois de dois filmes num clima de verdadeira amizade e muita paquera, agora finalmente Poppy (Anna Kendrick) e Tronco (Justin Timberlake) são oficialmente um casal (#Troppy)! Com a aproximação, Poppy descobre que Tronco tem um passado secreto. Ele já pertenceu ao fenômeno boyband favorito dela, o BroZone, com seus quatro irmãos: Floyd (Troye Sivan, sensação do electropop indicado ao Globo de Ouro), John Dory (Eric André; Sing 2), Spruce (vencedor do Grammy Daveed Diggs; Hamilton) e Clay (Kid Cudi, vencedor do Grammy; Don’t Look Up). O BroZone se dissolveu e a família se separou quando Tronco ainda era bebê, e o Tronco não viu seus irmãos desde então.
Mas quando o irmão do Tronco, Floyd, é sequestrado por uma dupla de vilões popstars nefastos por causa de seu talento musical – Veludo (a vencedora do Emmy, Amy Schumer; Trainwreck) e Cotelê (o vencedor do Grammy e indicado ao Tony, Andrew Rannells; O Livro de Mórmon) – Tronco e Poppy embarcam em uma jornada angustiante e emocionante para reunir os outros irmãos e resgatar Floyd de um destino ainda pior do que a obscuridade na cultura pop.
Apresentando a bomba de alegria psicodélica de Trolls com novos e clássicos sucessos pop, Trolls 3 – Juntos Novamente, vem com um elenco deslumbrante de superestrelas musicais e gigantes da comédia como novos personagens da franquia, incluindo a quatro vezes indicada ao Grammy e vencedora do Grammy Latino, Camila Cabello (Cinderela), como Viva; Zosia Mamet (a comissária de bordo), como Crimp; e o ícone drag vencedor de 12 Emmys, RuPaul Charles, como Miss Maxine.
O elenco que retorna inclui a indicada ao Grammy, Emmy e Globo de Ouro Zooey Deschanel, como Bridget; Christopher Mintz-Plasse, como Gristl;, a dupla Icona Pop Aino Jawo e Caroline Hjelt, como Satin e Chenille; o vencedor do Grammy Anderson .Paak, como Prince D; o comediante Ron Funches como Cooper; o indicado ao SAG, Kunal Nayyar, como Guy Diamante e a lenda do Saturday Night Live e vencedor do Emmy, Kenan Thompson, como Tico Diamante.
Trolls 3 – Juntos Novamente é uma obra do diretor Walt Dohrn, da produtora Gina Shay e é co-dirigido por Tim Heitz (chefe de história, Trolls 2). Os filmes Trolls, da DreamWorks Animation – Trolls, de 2016 e Trolls 2, de 2020 – trilharam seu caminho para o sucesso recorde dançando e cantando, recebendo uma indicação ao Oscar® de Melhor Canção Original e alimentando uma das maiores e mais amadas marcas de entretenimento do mundo.
Segunda temporada da série “Ciência Para Todos” estreia em novembro no Futura
No dia 27/11, às 20h30, série de 13 episódios em parceria com a Fapesp traz temas que vão de Covid-19 a revolução quântica
Tornar a ciência um assunto fácil, mostrar sua força e presença no dia a dia das pessoas. Esta é a proposta da série “Ciência para Todos”, cuja 2ª temporada estreia dia 27/11 (segunda-feira), às 20h30, no Canal Futura. Com 13 episódios semanais, cada um com cerca de 15 minutos, o programa traz entrevistas com pesquisadores e o público em geral sobre os impactos sociais e econômicos das pesquisas científicas e tecnológicas apresentadas, todas financiadas pela Fapesp, e reforçam o valor da ciência e da pesquisa brasileira para o desenvolvimento do país. A produção foi realizada com a Trupe Filmes e a série será exibida até fevereiro de 2024.Clique Para Download
A CoronaVac, vacina brasileira contra a Covid-19, está entre os temas abordados na série “Ciência Para Todos”
Entre os temas desta nova temporada do “Ciência Para Todos”, estão a busca por uma vacina para a Covid-19, um novo tratamento de combate ao câncer, o impacto da inteligência artificial no cotidiano das pessoas, transplantes de órgãos entre diferentes espécies, estudos sobre os povos originários da Amazônia e a oportunidades oferecidas pelo avanço da física quântica. Pesquisadores da Unicamp, USP, Instituto Butantan, FGV-SP, Museu Paulista, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e UNESP estão entre os entrevistados.
A série “Ciência Para Todos” faz parte da parceria da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) com a Fundação Roberto Marinho, que abrange diversas iniciativas com o objetivo de estimular o interesse pela ciência, divulgar resultados de pesquisa, fortalecer e valorizar a educação e educadores em diversas frentes, da educação básica à universitária, sempre oferecendo conteúdo de qualidade e interessante para todas as idades. A parceria Fapesp-FRM contempla outras ações que vão acontecer no mesmo dia 27 de novembro: a cerimônia de premiação do Prêmio Ciência Para Todos e o lançamento da midiateca co. educa. A parceria inclui ainda o edital Comunicar Ciência (para pesquisadores e estudantes universitários).
Confira abaixo a agenda da nova temporada da série “Ciência Para Todos”, que será exibida semanalmente nas segundas-feiras, às 20h30, a partir do dia 27/11:
27/11 – A jornada da CoronaVac
Na busca por uma vacina capaz de frear a maior crise sanitária do século, o Instituto Butantan firmou parcerias, realizou diversos testes e produziu a primeira vacina do Brasil.
04/12 – Agricultura e Carbono
Com o crescimento populacional, o Brasil precisa aumentar a produção de alimentos. Métodos inovadores de agricultura que não causem danos ambientais se apresentam como soluções.
11/12 – O Museu do Ipiranga Revive
Após o fechamento do Museu do Ipiranga em 2013, um longo processo de restauração, que aliou arte e ciência, foi fundamental para a sua reabertura quase uma década depois.
25/12 – Cidades e Sustentabilidade
A produção de alimentos, água e energia influi nas mudanças climáticas, de modo que, melhorar a administração desses fatores é essencial para tornar as cidades mais sustentáveis.
01/01/2024 – Biotecnologia e Sustentabilidade
Para diminuir o impacto ambiental de certas indústrias, a biotecnologia permite descobrir e estudar novas enzimas, tornando processos industriais mais sustentáveis.
08/01 – Povos Originários da Amazônia
Por muito tempo se pensou que a Amazônia era uma terra sem gente a ser ocupada, mas pesquisas arqueológicas comprovam que ela foi bastante povoada muito antes da invasão europeia.
15/01 – Combate ao Câncer
Um novo tratamento em desenvolvimento contra alguns tipos de câncer consiste em retirar as células da pessoa doente, modificá-las geneticamente e reinseri-las no paciente.
22/01 – O Desafio da COVID
Quando a COVID-19 pegou o mundo de surpresa e exigiu respostas rápidas, a FAPESP lançou editais convocando pesquisadores a estudar o vírus e buscar soluções de saúde pública.
29/01 – Medicamentos Biológicos
Biofármacos são medicamentos feitos com substâncias biológicas, como proteínas e anticorpos. A UNESP abrigará uma fábrica desses produtos que será fundamental para o nosso país.
05/02 – Inteligência Artificial
Inteligência artificial é um campo que gera dúvidas e medos. Os estudos do C4AI, centro mantido pela FAPESP e IBM com várias pesquisas sobre o assunto, podem esclarecer algumas questões.
12/02 – Transplantes entre diferentes espécies
A escassez de órgãos humanos disponíveis para transplante pode encontrar uma solução na modificação genética aprimorada que possibilita o transplante entre espécies diferentes.
19/02 – Biodiversidade Ameaçada
Serviços ecossistêmicos são benefícios que obtemos da natureza, como alimentos e água. A perda de biodiversidade compromete a oferta desses serviços e ameaça nossa existência.
26/02 – A Revolução Quântica
A física quântica estuda a natureza das menores coisas que conhecemos, como átomos e partículas. O conhecimento desse mundo de leis próprias tem gerado grandes avanços científicos.
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.