Assassinos da Lua das Flores é uma das obras-primas de Martin Sciedese. Você fica tão impactado com o drama dos Osage e as interpretações de Lily Gladstone, Leonardo DiCapprio e Robert De Niro que você se pega pensando num roteiro maravilhoso escrito por Scorsese e Eric Roth.
Os Osage formam uma tribo de povos originários e donos das terra onde jorra petróleo em Oklahoma e desperta a cobiça dos homens brancos. As irmãs de Mollie se casam com brancos e ela acaba se casando com Ernest Burkheart sobrinho de Hole, um homem na pele de cordeiro, que finge ser amigo dos Osage e acaba tramando a série de assassinatos que envolve a trama.
Mollie perde a irmã Minnie, a irmã Anna assassinada e a mãe de doença terminal. Mas é apaixonada pelo marido Ernest, que TB é por ela, mas não se esquiva de fazer o que o tio inescrupuloso manda por ganância.
O FBI que ainda não tem esse nome, chega à cidade para investigar os assassinatos a pedido da PP Mollie que vai até Washington protestar.
O roteiro é ótimo, bem amarrado, mas o filme dura 3h30 desnecessárias. Com 2h30 dava para Scorsese ter terminado a trama toda. Ainda tem uma linda homenagem ao rádio no fim e uma surpresa em que o PP Scorsese aparece.
Lily Gladstone é favoritaca a vencer o Oscar de Melhor Atriz ou Atriz Coadjuvante que dependerá do que os produtores indicarão. DiCapprio está soberbo mas tem em Cillian Murphy de Oppenheimer um forte concorrente. E Robert De Niro dá show também. O trio de atores é espetacular mas é Lily Gladstone que é o norte da produção com seus gestos contigos e sua condução como diabética, dependente de insulina naquela época.
O filme é altamente oscarizável e para se aplaudir de pé. A trilha sonora é envolvente.
Lua das Flores é um filme com todas as características presentes na obra de Scorsese: uma máfia local, a igreja católica, a ganância de alguns, os injustiçados e atores de alto gabarito como Brendan Fraser e John Litgow além da trinca de protagonistas.
Scorsese têm grande chance de levar seu segundo Oscar de Melhor Diretor. Só o levou por Os Infiltrados.
Para ver e rever.
Nos cinemas em grande circuito e depois no streaming, na Apple TV.
5/5 poltronas
