O filme é bem dirigido, tem cenas lindas, mas é um pouco lento e arrastado. As atuações são sólidas e o desfecho previsível.
Assistimos o filme em sessão para convidados no Festival do Rio.
Além de ser falado em Espanhol, idioma que eu amo e sou fluente.
Fernando Arze, o protagonista da película, foi ricamente premiado.
É um filme de conscientizacao sobre os direitos da terra e dos povos originários.
Com direção e roteiro do boliviano Alejandro Quiroga, “Los de Abajo” é protagonizado pelo ator boliviano-brasileiro Fernando Arze Echalar (vencedor do Septimus Awards como Melhor Ator e do Festival Internacional de Cinema de Moscou como Melhor Ator, ambos pelo seu trabalho em Los de Abajo), rosto conhecido dos brasileiros, tendo atuado em diversas produções da TV Globo. O filme conta ainda com atuação do aclamado ator argentino César Bordón (Relatos Selvagens).
O longa narra a história de Gregorio, um camponês que busca salvar sua lavoura reavendo o acesso de sua propriedade à água, após desvios realizados por um latifundiário vizinho. O filme explora a fragilidade dos povos originários e a simbiose entre o poder econômico, a política e o tecido social, que pode promover o ostracismo daqueles que antagonizam o projeto de quem detém o poder.
““Los de Abajo” é um primeiro filme com uma grande sensibilidade e representação, abordando questões importantes e atuais. O filme traz ainda uma perspectiva única e latino-americana para o gênero de Western, que torna ele único e foi o que me atraiu ao projeto. Além disso, é sempre um grande prazer possibilitar que novos talentos possam ser ouvidos, vindos de todos os lugares, em especial de países do sul-global. Acreditamos na importância das coproduções entre países sul-americanos, que não só enriquecem nossas produções, mas também fortalecem nossos laços como comunidade cinematográfica”, reforça a produtora Mayra.
O diretor Alejandro Quiroga segue uma tradição do cinema boliviano, que sempre teve grandes realizadores dedicados à construção de um olhar para o povo, para a realidade do país, a partir de uma linguagem autoral e ousada.
“Los de Abajo é um filme que retrata as relações familiares, o amor entre pais e filhos e a serenidade de uma mãe, envolto num cenário duro, selvagem e agressivo que pega pela mão o seu protagonista quando nos leva na sua própria viagem de aqui. e o abandona quando o triunfo de sua jornada vem ao seu encontro. É um faroeste com características de drama, ou drama com características de faroeste. É o silêncio dos seus personagens e a expressão das suas imagens. É o voo dos abutres e é a terra seca. É a migração daquele que permanece. Está para cima e para baixo.”, relata o diretor Alejandro.
“Los de Abajo” é uma coprodução entre a Empatia Cinema, da Bolívia; MyMama Entertainment, do Brasil; Río Azul, da Argentina; e Chirimoya Films da Colômbia. A distribuição é feita pela Bretz Filmes.
3/5 poltronas
