As dicas de filmes do Festival do Rio são:
1- O Meu Sangue Ferve por você
Sinopse:
Em 1979, Magal, um dos artistas mais populares e celebrados do país, segue a rotina de ensaios e compromissos em Salvador. Durante um programa de TV, conhece a deslumbrante Magali e é acometido por uma paixão inédita e avassaladora. Para conquistá-la, precisará vencer a resistência de Jean Pierre, seu empresário passional, além da desconfiança da família, amigos e da própria Magali. Embalado por grandes sucessos, o filme MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ narra os encontros e desencontros dessa explosão de amor que mudará para sempre a vida do casal Magal e Magali.

2 – Incompatível com a Vida
O documentário longa-metragem INCOMPATÍVEL COM A VIDA nasceu da experiência da diretora Eliza Capai, que começou a filmar sua gravidez durante a pandemia, e tudo parecia correr bem, até que veio o diagnóstico: seu bebê tinha uma malformação que o tornava incompatível com a vida, e um aborto seria a melhor solução. A complicada jornada de Eliza é acompanhada de perto na tentativa de poder realizar uma interrupção de gravidez de forma legal em outro país. Ela consegue fazer o procedimento pelo sistema público de saúde de Portugal, com apoio de uma junta médica e da legislação no país. Já no Brasil, realizar uma interrupção de gravidez de um feto incompatível com a vida é inconstitucional. Eliza conversou com outras mulheres que a partir do mesmo diagnóstico de incompatibilidade com a vida no Brasil, viveram diversos desdobramentos, criando um potente coral com diversas opiniões e vivências de luto parental.
O filme é um soco no estômago nos fazendo refletir sobre várias questões: doenças congênitas, malformações, maternidade, relacionamento, luto. Excelente.

3- O Dia que te conheci
Sinopse: Zeca todo dia tenta levantar cedinho pra pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa.
Zeca tem depressão e Luisa ansiedade e depressão. Eles trocam suas angústias, falam de suas medicações e se abrem para o amor. Para o Zeca, mesmo após perder o emprego por seus atrasos constantes, ele acaba se vendo numa perspectiva nova e com um novo rumo na vida.
Muito bom o filme. Vale muito a pena!
