Terminei de assistir Mulheres de Areia no Globoplay. Uma de minhas novelas preferidas, entra fácil no meu Top 5 de novelas.
A história conta a trajetória de duas irmãs gêmeas, uma boa, Ruth, e outra má, Raquel, que têm suas vidas entrelaçadas quando Ruth deixa a fazenda onde trabalha como professora e no caminho acaba se apaixonando pelo empresário Marcos.
Glória Pires faz as gêmeas de forma magistral e atua com quatro personagens porque em vários momentos elas se fazem passar uma pela outra. Guilherme Fontes vive o ingênuo Marcos. A trama se passa na maior parte numa cidade fictícia chamada Pontal Da Areia. Ruth acaba de tornando amiga de Tonho da Lua, rapaz sensível que tem um transtorno mental, vivido por Marcos Frota. Ele também da um show na novela.
Outro que rouba a cena é o todo-poderoso Virgílio Assunção, vivido por Raul Cortez em outro desempenho espetacular.
A novela é escrita por Ivanir Ribeiro em colaboração de Solange Castro Neves e foi lançada em fevereiro de 1993. A trama tem vários desdobramentos porque Ruth namora Marcos e acaba sendo passada pra trás por Raquel. Há vários altos e baixos do casal porque Raquel é apaixonada pelo corretor de imóveis e vigarista Vanderlei, vivido por Paulo Betti.
A novela tem 200 capítulos. Em determinado momento, os últimos 50 há uma especie de barriga, mas vale a pena ser vista. Os pais das gêmeas, Floriano e Isaura vividos por Sebastião Vasconcelos e Laura Cardoso também se destacam na trama.
As tramas secundárias também são muito boas como o amor de Malu e Alaor, o prefeito Breno ciumento mas exemplar ao proibir o banho nas praias de Pontal por contaminação, a amizade de Zé Pedro e Manuela, o antagonismo do advogado Cesar, amigo de Virgílio e a cooperativa dos pescadores onde seu Donato quer sempre atrapalhar.
Já passou várias vezes no Vale a Zpena Ver de Novo e no Canal Viva. Agora está passando na Tv Globo depois do Jornal Hoje.
Por esses papéis, Glória Pires ganhou o APCA de Melhor Atriz em 1994.
5/5 poltronas. Super recomendo.
