Navalny segue a história de Alexei Navalny, um dos opositores de Putin que foi preso e o episódio foi marcado por revolta popular contra o governo de Putin, na Rússia. Em 2020, ao estar em um voo doméstico da Sibéria para Moscou, Alexei bebeu uma garrafinha de água. Ao chegar na Alemanha, para onde foi levado após adoecer no voo, foi constatado por um exame toxicológico que ele ingeriu Novichok, uma combinação de substâncias neurotóxicas. Esse é o seu documentário.
Com a ajuda de uma equipe da CNN e um repórter investigativo, Christo Grosev, Navalny consegue provar que foi envenenado quando se dirigia para a Sibéria para um protesto contra o presidente Vladimir Putin. Através de rastreios de emails e telefones, ele chega até um químico que fez parte da equipe contratada para silencia sua voz e assassiná-lo.
Mostra TB a luta de sua esposa para remove-lo de um hospital da Sibéria e ser transferido para um hospital da Alemanha antes que os vestígios de envenenamento saíssem de seu organismo.
Indicado ao Oscar de Melhor Documentário, tem um candidato de peso que é Love in The Fire que fala da tragédia e Kate e Maurice Kraftt. Veja os dois e compare. E fique na torcida na noite do dia 12 de março, dará da entrega dos Oscars.
Vale muito a pena assistir.
Na HBO Max.

4/5 poltronas.