Festival do Rio: destaques de terça-feira (11/10)

Festival do Rio: destaques de terça-feira (11/10)

Em mais um dia de Festival do Rio, muitas homenagens e música. O cinema nacional é o grande destaque de 11/10, com os documentários “Diálogos de Ruth de Souza ” e “Andança – os encontros e as memórias de Beth Carvalho”, homenageando a grande Ruth de Souza e a sambista Beth Carvalho, respectivamente. Além destes,” Domingo à Noite”, com Marieta Severo, também se destaca.

O cinema internacional vai estar presente, com “Mali Twist”, de Robert Guédiguian e o italiano “Como uma Tartaruga”, de Monica Dugo, que estarão presentes hoje no tapete vermelho.

Seguem alguns destaques do dia. A programação completa do Festival do Rio está disponível na Revista.

TERÇA: 11/10

Estação NET Gávea

16h: Elton Medeiros – O Sol Nascerá (Première Brasil: Retratos)

Sinopse: A trajetória de Elton Medeiros, um dos compositores mais importantes do samba brasileiro. Foi o principal parceiro de Paulinho da Viola, com composições antológicas com Cartola, Zé Ketti, entre outros.

Direção: Pedro Murad

Classificação: 12 anos

18:30h: Domingo a Noite (Première Brasil – competição – Hors Concours Novos Rumos)

Sinopse: A vida de Margot, uma das maiores atrizes do Brasil, casada com Antônio, escritor premiado e com Alzheimer avançado, muda completamente quando descobre que também tem Alzheimer. Ela precisará correr contra o tempo se quiser terminar um último trabalho, se reconectar com os filhos e manter a independência para morrer em paz.

Elenco: Marieta Severo, Zécarlos Machado, Natália Lage

Direção: André Bushatsky

Classificação: Livre

19:15h: Diálogos com Ruth de Souza (Première Brasil: Competição Longa-metragem)

Sinopse: Um documentário que traça a inauguração da existência de atrizes negras pela atriz Ruth de Souza. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. Aos 95 anos, ultrapassando os 70 de carreira, em meio a reflexões e memórias, nasce o diálogo entre duas gerações de artistas negras, Ruth e a diretora.

Direção: Juliana Vicente

Classificação: 12 anos

Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

19:30h: Andança – Os Encontros e as Memor de Beth Carvalho (Première Brasil -Hors Concours)

Sinopse: Andança- Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho é um documentário sobre a trajetória artística de Beth Carvalho – cantora carioca que se tornou voz referencial do samba a partir da década de 1970. O documentário ressalta sua paixão pelo samba, pelo time de futebol Botafogo e também pelo ativismo político.

Direção: Pedro Bronz

Classificação: Livre

Estação NET Botafogo

20:45h: Como uma Tartaruga (Première Brasil – Hors Concours)

Sinopse: Daniele, Lisa, Sveva e Paolo compõem uma família aparentemente perfeita, até o dia em que o pai retira suas coisas do armário e vai embora. O guarda-roupa vazio torna-se um refúgio para a esposa abandonada, mas esse comportamento estranho leva a filha adolescente do casal, Sveva, ao desespero.

Trailer: Link 

Direção: Monica Dugo

Classificação: 12 anos

20:45h: Mali Twist (Panorama Cinema Mundial)

Sinopse: 1962. Mali experimenta sua independência recém-adquirida e os jovens de Bamako dançam noites inteiras ao som da França e da América. Samba, filho de um rico comerciante, vive de corpo e alma o ideal revolucionário: percorre o país para explicar aos camponeses as virtudes do socialismo. É lá, no país Bambara, que surge Lara, uma jovem casada à força, cuja beleza e determinação dominam o Samba. Samba e Lara sabem que seu amor está ameaçado. Mas eles esperam que, para eles como para o Mali, o céu clareie…

Trailer: Link 

Direção: Robert Guédiguian, Gilles Taurand

Classificação: 10 anos

DEBATES: Cine Odeon – CCLSR

13h30 – Nossa Pátria está onde somos amados, de Felipe Hirsch + curta Selfie, de Alex Sernambi

16h30 – Paloma, de Marcelo Gomes + curta Contando aviões, de Fabio Rodrigo

SOBRE O FESTIVAL DO RIO

Festival do Rio é o grande encontro do cinema da América Latina. Desde sua criação, em 1999, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.

Festival do Rio tem apresentação e patrocínio master da Shell Brasil – Lei Federal de Incentivo à Cultura – e da Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da RioFilme, órgão que integra a SEGOVI (Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública). Também conta com o apoio da FUNARJ e apoio institucional da FIRJAN. O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio.

PARA IMAGENS E TRAILERS: Em breve, as fotos e os trailers dos filmes estarão no site do festival. Para acessá-los, entre no site do Festival, busque à direita na tela o filme que interessa à você. Na página do filme, você pode fazer o download das fotos clicando com a tecla direita do mouse, ou acessar o trailer hospedado no Youtube na aba trailer. Temporariamente, você pode baixar imagens a partir desta lista 

Deixe um comentário