Novo filme traz de volta personagens conhecidos do universo do Homem-Aranha
Antes do seu lançamento, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa já criava um hype que só vimos em Vingadores: Ultimato. Ameaçado de ter sua estreia adiada, o novo filme do amigão da vizinhança estreou no dia 16 de dezembro e, já na pré-estreia, recebeu lotação máxima nos cinemas brasileiros.

O terceiro filme se tornou a maior estreia cinematográfica no Brasil, que já soma R$ 34 mihões de bilheteria, levando 1,7 milhões de pessoas aos cinemas entre pré-estreia e estreia. Isso tudo tem um motivo: O filme realmente faz jus ao seu hype. Para entender melhor, a produção é uma continuação de Homem-Aranha: De Volta Ao Lar, após o homem-aranha derrotar o vilão Mystério e ter a sua identidade revelada como Peter Parker para o mundo todo. E quem anunciou nos dois filmes e tem uma presença importante no novo longa, é o jornalista John Jonah Jameson, dono do jornal Clarim Diário ou Daily Bugle, um personagem super conhecido nos primeiros filmes do Homem-Aranha e nas HQs. Mas não foi só ele que a nova fase do MCU trouxe de volta. Nesse novo enredo, Peter Parker precisa derrotar alguns vilões que não conhecia muito bem, mas que o público cresceu com eles. Estou falando de Doutor Octopus, Duende Verde, Lagarto, Homem-Areia e Electro.
Os fãs já sabiam das presenças desses grandes personagens por conta do trailer, mas não sabiam que história e que fim poderiam levar esses vilões. Após fazer um pedido ao Doutor Estranho, para que o mundo esquecesse de Peter Parker, o feiticeiro acaba errando o seu feitiço, trazendo elementos de outro universo para o universo do Homem-Aranha, o que abre as portas para o Multiverso, nome que já ouvimos falar em Wandavision, Loki e What If…? O filme é uma grande homenagem aos fãs do super-herói e da Marvel. Com cenas engraçadas e uma fotografia incrível, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa emociona e aborda o sentimento de luto, de um jeito diferente dos outros filmes.
Essa parte contém spoilers que são importantes na produção. Caso você não tenha visto o filme, aconselho não continuar lendo.
Um dos maiores pontos altos do filme, é a presença de Tobey Maguire e Andrew Garfield, personagens que deram vida ao Homem-Aranha em meados de 2002 e 2004 e 2012 e 2014. Antes do lançamento, algumas imagens foram vazadas nas redes sociais, que mostravam a possibilidade da presença dos atores. Porém, a forma que eles foram introduzidos no enredo, acaba elevando o filme, se tornando uma das melhores produções da Marvel. Com nostalgia e referências aos filmes antigos, ver os três Peter Parker juntos, se tornou uma diversão que precisávamos assistir. Até refizeram o meme dos Homens-Aranhas apontando para eles mesmo e para os outros, cena que ficou muito famosa na série dos anos 1960 e na animação Homem-Aranha No Aranhaverso.
Outro ponto alto e emocionante do longa, é a morte da Tia May e a frase dita minutos antes da sua partida: Com grandes poderes, vêm grandes possibilidades. Frase dita pelo Tio Ben, personagem conhecido do primeiro filme do Homem-Aranha, interpretado por Tobey Maguire. O Peter Parker de Tom Holland vive um luto diferente que foi abordado nos outros filmes da Marvel, principalmente nos filmes do homem-aranha. É intenso, assustador e chocante.
A produção também nos apresenta duas cenas pós-créditos super importantes na nova fase do MCU. Primeiro, a presença de Tom Hardy como Venom. Após o feitiço de conserto do Doutor Estranho, que levou os vilões e os outros Peter Parkers para seus respectivos universos, Eddie também é levado para outro universo, mas acaba deixando um pouco do Venom no universo do Peter Parker como Tom Holland. Entende-se que finalmente, Venom, estará no universo do Homem-Aranha e poderá se tornar o próximo vilão do novo filme. Gostaria de pontuar uma presença icônica nessa cena, o ator Cristo Fernandez. Fernandez interpreta Dani Rojas em Ted Lasso.
A segunda cena pós-crédito é um teaser, exclusivo, de Doutor Estranho 2: No Multiverso da Loucura. Esse pequeno trailer, abre mais portas para o Multiverso e traz de volta a personagem Wanda Maximoff, que aparece em uma cena como Feiticeira Escarlate. A série What If…? é super importante na construção desse enredo, já que nos apresenta uma versão maligna do Doutor Estranho.
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa já está disponível nos cinemas brasileiros.
Poltronas: 5/5
Por: Bruna Zordan
Confira o trailer: