Festival do Rio 2021 – Programação dos dias 11 (sábado) e 12 (domingo)

Festival do Rio 2021 – Programação dos dias 11 (sábado) e 12 (domingo)

Festival do Rio dá início aos debates sobre alguns dos títulos exibidos

A programação segue intensa, com filmes imperdíveis no Festival do Rio! O primeiro final de semana do evento oferece uma maratona com a exibição de 49 títulos entre os cinco cinemas do circuito do Festival: Cinépolis Lagoon, Estação NET Botafogo 1, Estação NET Gávea 5, Estação NET Rio e Cinema Reserva Cultural (Niterói).

Os destaques do dia ficam por conta das sessões de gala dos filmes brasileiros no Cinépolis Lagoon, com a presença das equipes técnicas e elenco, quando for filme de ficção. Entre os filmes da Première Brasil neste sábado destacam-se o documentário “O melhor lugar do mundo é agora”, dirigido por Caco Ciocler; “Chico Mário – a melodia da liberdade”, de Silvio Tendler, que conta a história do músico Chico Mário; O pai da Rita” de Joel Zito Araújo, com Aílton Graça e Elisa Lucinda; “Os primeiros soldados”, dirigido por Rodrigo de Oliveira e com Johnny Massaro no elenco e “Antígona 442 A.C.”, de Maurício Farias e com Andréa Beltrão.

Andrea Beltrão e Johnny Massaro estão presentes no domingo, com os filmes “Ela e Eu”, de Gustavo Rosa de Moura e “Depois Quando”, respectivamente. Completam a programação da Première “Meu Tio José”, de Ducca Rios e com Wagner Moura; “Rolé – histórias dos rolezinhos”, de Vladimir Seixas, “Diário de viagem”, de Paula Kim e “Romance”, estreia de Karine Teles na direção.

A partir deste sábado, os cinemas Estação NET Botafogo 1 e Estação NET Rio passarão a promover debates após as sessões para os filmes “Mangebit”, de Jura Capella, “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy, “Modelo Vídeo”, de Leonardo Lacca, “Rio Doce”, de Fellipe Fernandes, e “Lina”, de Melise Fremiot, todos no sábado. No domingo tem debate dos filmes “O Melhor Lugar do Mundo é Agora”, de Caco Ciocler, “O Nascimento de Helena”, de Rodrigo Almeida, “O Pai de Rita”, dirigido por Joel Zito Araújo, “Fim do Dia”, dirigido por Rafael Raposo, “Antígona 442 .C.”, de Maurício Farias, e “Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira.

Nos filmes internacionais, “Titane”, dirigido por Julia Ducournau, “Benedetta”, de Paul Verhoeven, e “Cow”, de Andrea Arnold, chamam a atenção. Já na seleção de clássicos, a programação conta com “O planeta selvagem” e “Os caracóis”, ambos dirigidos por René Laloux, e “Ascensor para o cadafalso”, de Louis Malle.

O Estação NET Botafogo 1 terá uma sessão especial à meia-noite, com a exibição do filme “O Festival do Amor”, novo longa de Woody Allen.

Abaixo programação completa do primeiro final de semana do Festival do Rio:

SÁBADO

Cinepolis Lagoon

Cinepolis Lagoon 4 – 17:00: Chico Mario – a melodia da liberdade (Chico Mario, a melodia da liberdade), dir: Silvio Tendler.

Elenco: Ana Souza, Filó de Souza, Gilvan de Oliveira, Jaime Alem, Karina Souza, Nivia Souza, Rodrigo Toffolo, Weber Lopes, Antonio Adolfo, Geraldo Vianna, Glória Souza, João Camarero, Marcos Souza, Regina Souza, Tárik de Souza

Sinopse: Chico Mário, a Melodia da Liberdade lembra a trajetória de um músico reconhecido por seus pares como um dos mais talentosos do seu tempo e que precisa ser descoberto por quem gosta de música de qualidade. Em nove anos,o compositor e violonista, irmão de Henfil e Betinho, produziu material para oito discos autorais. Precursor do financiamento coletivo e da música independente, transitou por toda a riqueza dos sons brasileiros, do erudito ao choro. O filme conta a participação da Orquestra Ouro Preto, de violonistas mineiros e é narrado por Lenine e Bárbara Paz.

Brasil, 2020. L anos.

Première Brasil Especial

Cinepolis Lagoon 3 e 6 – 18:00: O melhor lugar do mundo é agora (O melhor lugar do mundo é agora), dir: Caco Ciocler.

Elenco: Luciana Paes, Márcio Ballas, Márcio Vito, Claudia Missura, Georgette Fadel.

Sinopse: O Melhor lugar do mundo é agora é um filme que se utiliza da própria premissa da atuação, do jogo entre o real e a ficção, para imaginar um mundo em que o isolamento tornou a arte impossível e o artista, inútil. Como também se vale das próprias impossibilidades das premissas fundamentais na realização de toda e qualquer obra audiovisual, pelo isolamento imposto pela pandemia, para criar um retrato de uma época onde o próprio cinema é impossível e a arte em geral, extinta.

Brasil, 2021. 14 anos.

Première Brasil: Competição longa documentário

Cinepolis Lagoon 3 e 6 – 18:00: O nascimento de Helena (O nascimento de Helena), dir: Rodrigo Almeida.

Elenco: Vítor Lagden, Viq Viç Vic, Kunoichi, André Antônio

Sinopse: Meu grande sonho, o sonho da minha vida, era destruir uma família.

Brasil, 2021. 16 anos.

Première Brasil: Competição curta

Cinepolis Lagoon 4 – 19:00: Os primeiros soldados (Os primeiros soldados), dir: Rodrigo de Oliveira.

Elenco: Johnny Massaro, Renata Carvalho, Vitor Camilo, Clara Choveaux, Alex Bonini, Higor Campagnaro, Vinicius Duarte.

Sinopse: Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos eles tentarão sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS.

Brasil, 2021. 16 anos.

Première Brasil: Novos Rumos longa

Cinepolis Lagoon 3 e 6 – 20:30: O pai da Rita (O pai da Rita), dir: Joel Zito Araújo.

Elenco: Ailton Graça, Wilton Rabelo, Jéssica Barbosa, Elisa Lucinda, Léa Garcia

Sinopse: Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham uma quitinete, décadas de amizade, o amor pela escola de samba e uma dúvida do passado: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos. O surgimento de Ritinha, filha da dançarina, e as sombras do compositor Chico Buarque, ameaçam desmoronar essa grande amizade.

Brasil, 2021. 16 anos.

Première Brasil: Competição longa ficção

Cinepolis Lagoon 3 e 6 – 20:30: Fim do dia (Fim do dia), dir: Rafael Raposo.

Elenco: Shirley Cruz, Joyce Bueno, Pietro Bautz, Sophia Paula Santos

Sinopse: Lidia e seus três filhos pequenos, Sônia, Suziane e Celso, passam a viver no escuro após um grave acidente doméstico assolar o ambiente familiar. O fim do dia chega a essa casa para amenizar a dor que essa família vive.

Brasil, 2021. 12 anos.

Première Brasil: Competição curta

Cinepolis Lagoon 4 – 21:30: Antígona 442 A.C. (Antígona 442 A.C.), dir: Maurício Farias.

Elenco: Andrea Beltrão

Sinopse: Na Grécia antiga, uma jovem princesa enfrenta a ordem do rei, que determina que um de seus irmãos que lutou na guerra fique sem sepultura. Antígona enterra o irmão e, por isso, paga com a própria vida. O ato de Antígona é sagrado, obedece à lei humana de cuidar dos nossos mortos. O ato de Creonte, o rei, é um ato político, uma punição. Quem está com a razão? Inspirado na peça teatral de Sófocles.

Brasil, 2021. 12 anos.

Première Brasil: O Estado das Coisas

Estação NET Botafogo

13:30: Manguebit (Manguebit), dir: Jura Capela.

Elenco: Cannibal Santos, Carlos Eduardo Miranda, Charles Gavin, Fabio Trummer, Fabio Massari, Fred 04, Jorge Dú Peixe, Jorge Mautner, Karina Buhr, Lírio Ferreira, Lirinha, Lúcio Maia, Mestre Meia Noite, Otto, Ortinho, Paulo Caldas, Paulo André, Roger de Reno, Rogerio Rogerman, Renato Lins, Siba Veloso, Toca Ogan, Xico Sá.

Sinopse: O mangue beat, movimento musical e estético que nasceu em Pernambuco nos anos 1990, mudou a visibilidade das periferias e das manifestações culturais da região metropolitana de Recife e colocou o estado na rota do mercado musical mundial, após o lançamento de bandas como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S.A. O filme experimenta a liberdade do pensar do mangue por meio de uma linguagem multifacetada, que reúne ideias e ideais, refletindo a ousadia que deu vazão ao grande símbolo do movimento: uma antena parabólica enfiada na lama dos estuários.

Brasil, 2021. L anos.

Première Brasil: Competição longa documentário

16:30: O livro dos prazeres (O livro dos prazeres), dir: Marcela Lordy.

Elenco: Simone Spoladore, Javier Drolas, Felipe Rocha, Gabriel Stauffer, Martha Nowill, Theo Almeida

Sinopse: O LIVRO DOS PRAZERES é uma livre adaptação do romance de Clarice Lispector para os dias de hoje. Um drama erótico, baseado num jogo de sedução, numa época de amores líquidos e apatia emocional, que conta a história do encontro de Lóri e Ulisses e seus desafios pessoais na aceitação do amor.

Brasil / Argentina, 2021. 16 anos.

Première Brasil: Competição longa ficção

16:30: Modelo vídeo (Modelo vídeo), dir: Leonardo Lacca.

Elenco: Vi Brasil, Thiago das Mercês

Sinopse: Há muito movimento numa pose estática.

Brasil, 2021. 14 anos.

Première Brasil: Competição curta

19:30: Terra estrangeira (Terra estrangeira), dir: Walter Salles e Daniela Thomas.

Elenco: Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto

Sinopse: Anos 90. Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex, brasileira namorada de Miguel, todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo.

Brasil / Portugal, 1995. 16 anos.

Première Brasil Especial

21:45: Um herói (Ghahreman), dir: Asghar Farhadi.

Elenco: Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadre Orafaiy

Sinopse: Rahim não pagou uma dívida e foi parar na prisão. Quando consegue uma licença, ele procura seu credor e tenta renegociar o ressarcimento de parte da quantia. Mas eles não entram em acordo e coisas saem de controle. Vencedor do grande prêmio do Festival de Cannes.

França / Irã, 2021. 12 anos. Leg Português

Panorama do Cinema Mundial

23:59: O festival do amor (Rifkin’s festival), dir: Woody Allen.

Elenco: Elena Anaya, Louis Garrel, Gina Gershon

Sinopse: Um casal americano vai ao Festival de San Sebastián e se deixa levar pela magia do evento, pela beleza e charme da cidade e pela fantasia do cinema.

Espanha / Estados Unidos / Itália, 2020. 14 anos. Leg Português

Panorama do Cinema Mundial

Estação NET Gávea 5

16:00: Encontros (Introduction), dir: Hong Sang-soo.

Elenco: Shin Seokho, Park Miso, Kim Minhee

Sinopse: Dividido em três partes, o filme acompanha os encontros, desencontros e percalços sentimentais de um jovem que vai da Coreia do Sul a Berlim para visitar o pai, a mãe e a namorada.

Coreia do Sul, 2021. 14 anos. Leg Português

Panorama do Cinema Mundial

17:30: Drive my car (Doraibu mai kâ), dir: Ryusuke Hamaguchi.

Elenco: Hidetoshi Nishijima, Toko Miura, Reika Kirishima

Sinopse: Yusuke Kafuku, ator e diretor de teatro, ainda incapaz, depois de dois anos, de lidar com a perda de sua amada esposa, aceita dirigir uma montagem de ASPAS Tio Vânia ASPAS em um festival de teatro em Hiroshima. Lá ele conhece Misaki, uma jovem introvertida, designada para dirigir seu carro. Entre os passeios, segredos do passado e confissões sinceras serão revelados.

Japão, 2021. 14 anos. Leg Elet Português

Panorama do Cinema Mundial

21:00: Titane (Titane), dir: Julia Ducournau.

Elenco: Vincent Lindon, Agathe Rousselle, Garance Marillier

Sinopse: Após uma série de crimes inexplicáveis, um pai se reencontra com o filho que estava desaparecido há dez anos. Titane: um metal altamente resistente ao calor e à corrosão, com ligas de alta resistência à tração.

França / Bélgica, 2021. 18 anos. Leg Elet Português

Panorama do Cinema Mundial

Estação NET Rio

Estação NET Rio 4 – 16:10: Os caracóis (Les escargots), dir: René Laloux.

Elenco:

Sinopse: Um camponês lamenta suas alfaces raquíticas… e de repente elas começam a crescer desproporcionalmente.

França, 1966. L anos. Leg Português

Retrospectiva Cahiers du Cinéma – 70 anos

Estação NET Rio 4 – 16:10: O planeta selvagem (La planète sauvage), dir: René Laloux.

Elenco: Jean Valmont, Jennifer Drake, Eric Baugin

Sinopse: No planeta Ygam vive uma raça de seres alienígenas gigantes chamados Draags. Estes seres – que através da meditação atingiram os mais altos níveis do conhecimento – mantêm os humanoides Oms como animais domésticos. Até o dia em que os oprimidos Oms, liderados pelo rebelde Terr, decidem iniciar uma revolução.

França / Tchecoslováquia, 1973. 14 anos. Leg Português

Retrospectiva Cahiers du Cinéma – 70 anos

Estação NET Rio 5 – 17:00: Matar a la bestia (Matar a la bestia), dir: Agustina San Martín.

Elenco: Tamara Rocca, Ana Brun, João Miguel, Julieth Micolta, Kaique Jesus

Sinopse: Emilia desembarca numa cidade da fronteira entre Brasil e Argentina buscando o irmão desaparecido e esperando se reconectar com a família distante. O que a jovem encontra, no entanto, são histórias envolvendo uma besta que ataca mulheres e uma pessoa que a faz confrontar seus medos e desejos.

Brasil / Argentina / Chile, 2021. 12 anos. Leg Português

Panorama do Cinema Mundial

Estação NET Rio 5 – 19:00: Rio Doce (Rio Doce), dir: Fellipe Fernandes.

Elenco: Okado do Canal, Cíntia Lima, Cláudia Santos, Carlos Francisco, Nash Laila, Thassia Cavalcanti, Amanda Gabriel.

Sinopse: Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente, quando conhece as suas meias irmãs, fato que o leva a questionar a sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos. Morando em Rio Doce, na periferia de Olinda, região metropolitana do Recife, ele luta para encontrar seu lugar no mundo. Nesse processo, ele fortalece laços afetivos, transformando assim sua forma de ser e de ver o mundo.

Brasil / França, 2021. 14 anos.

Première Brasil: Novos Rumos longa

Estação NET Rio 5 – 19:00: Lina (Lina), dir: Melise Fremiot.

Elenco: Monique Meneses, Lisa Castro e Eve Penha

Sinopse: Entre conflitos de mãe e filha, cumplicidade de avó, momentos de autorreflexões e entregas de quentinhas, Lina encontra um caderno de poesia que lhe desperta para seu primeiro amor.

Brasil, 2021. 10 anos.

Première Brasil: Novos Rumos curta

Reserva Cultural Niterói

Reserva Cultural Niterói 3 – 16:30: Murina (Murina), dir: Antoneta Alamat Kusijanovi.

Elenco: Gracija Filipovic, Danica Curcic, Leon Lucev

Sinopse: A tensão aumenta entre a inquieta adolescente Julija e seu opressor pai Ante, quando um velho amigo da família chega à casa deles numa ilha croata. Enquanto Ante tenta negociar um acordo que mudará sua vida, sua existência tranquila, porém isolada, deixa Julija querendo mais desse visitante influente, que oferece um gostinho de libertação em um fim de semana que se revela de desejo e violência.

Croácia / Brasil / Estados Unidos / Eslovênia, 2021. 16 anos. Leg Elet Português

Panorama do Cinema Mundial

Reserva Cultural Niterói 3 – 18:45: Benedetta (Benedetta), dir: Paul Verhoeven.

Elenco: Virginie Efira, Charlotte Rampling, Daphne Patakia

Sinopse: Século XVII. Benedetta Carlini é uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância. Perturbada por visões religiosas e eróticas, Benedetta é assistida por uma companheira de quarto. A relação entre as duas se transformará em um romance conturbado, ameaçando a permanência das irmãs no convento.

França, 2021. 18 anos. Leg Português

Panorama do Cinema Mundial

Reserva Cultural Niterói 3 – 21:20: Memoria (Memoria), dir: Apichatpong Weerasethakul.

Elenco: Tilda Swinton, Elkin Díaz, Jeanne Balibar

Sinopse: Uma criadora de orquídeas visita sua irmã doente em Bogotá. Enquanto está lá, ela faz amizade com um arqueólogo francês encarregado de monitorar um projeto de construção e um jovem músico. A cada noite, ela é incomodada por estrondos cada vez mais altos que a impedem de dormir.

Colômbia / Tailândia, 2021. 14 anos. Leg Elet Português

Panorama do Cinema Mundial

Reserva Cultural Niterói 4 – 21:00: A marquesa d’O (Die Marquise von O…), dir: Eric Rohmer.

Deixe um comentário