Festival do Rio começa nessa quinta, dia 9

Festival do Rio começa nessa quinta, dia 9



Abertura do Festival do Rio é nesta quinta, dia 9 de dezembro, com mais de 90 filmes na competição e tapete vermelho no Cinépolis Lagoon



Após um 2020 sem a possibilidade de um encontro presencial devido à pandemia, o Festival do Rio volta às salas de cinema com uma seleção de mais de 90 filmes, entre longas e curtas nacionais e internacionais. Na seleção nacional, os filmes estão divididos na Première Brasil entre Novos Rumos, Hors Concours, Especial e O Estado das Coisas. Já na seleção internacional, as categorias são Panorama Especial e duas mostras homenagem, uma para o importante cineasta chinês de Hong-Kong Wong Kar-Wai, e uma para a revista francesa que marcou uma geração de cineastas, a Cahiers du Cinema. O Festival terá sua noite de abertura na quinta-feira, dia 9 de dezembro, às 20h, no Cinépolis Lagoon.

Para a abertura foi escolhido um dos filmes mais aguardados do ano: “Madres Paralelas”, de Pedro Almodóvar. O filme, que terá sua estreia somente em 2022 na Netflix e em cinemas selecionados, é mais uma parceria entre Almodóvar e Penélope Cruz e aborda o tema da maternidade, em mais uma incursão do diretor pelo universo feminino.

Para assistir ao trailer de “Madres Paralelas”, clique aqui .


Para download do cartaz e foto de “Madres Paralelas”, clique aqui .



Nos dias seguintes à noite de abertura, a programação segue e com grandes nomes do cinema nacional e internacional. Na sexta-feira, dia 10, o novo filme estrelado por Glória Pires e dirigido por Pedro Peregrino, “A Suspeita”, estará em exibição. Já entre a seleção dos longas internacionais, está “Nove Dias”, dirigido pelo brasileiro Edson Oda e cujo elenco conta com Winston Duke e Benedict Wong.

O primeiro final de semana do evento não deixa nada a desejar. Entre os selecionados estão filmes como “Chico Mário – A Melodia da Liberdade”, dirigido por Silvio Tendler; “Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira e com Johnny Massaro no elenco; e “Antígona 442 A.C”, dirigido por Maurício Farias e estrelado por Andréa Beltrão.

O Circuito Festival se concentrará entre os cinemas Cinema Reserva Cultural (Niterói), Cinépolis Lagoon, Estação NET Gávea 5, Estação NET Botafogo 1 e Estação NET Rio. Nestes dois últimos acontecerão os debates no seguinte às noite de gala de cada filme da mostra competitiva Première Brasil.



As mostras homenagem

Além dos filmes premiados em festivais internacionais selecionados para o Panorama Especial desta edição, o Festival do Rio apresenta duas mostras homenagem. O rigor visual deslumbrante do cineasta chinês de Hong Kong, Wong Kar-Wai, ganha uma mostra com cinco filmes que serão exibidos novamente nas salas de cinema, em cópias 4K restauradas, incluindo os premiadíssimos “Felizes Juntos” e “Amor à Flor da Pele”.

In the Mood for Wong Kar Wai

Para assistir ao trailer de “Felizes Juntos”, clique aqui .



Revista que gestou uma geração de cineastas na França e refletiu sobre o fazer cinema como nenhuma outra, a Cahiers du Cinema ganha uma exposição e uma mostra em sua homenagem. A lista de cineastas na seleção impressiona e dá ao cinéfilo a chance de ver ou rever obras seminais do cinema: Louis Malle, Robert Bresson, Jean-Luc Godard, Chris Marker, Costa Gavras, Eric Rohmer, René Laloux e Jacques Rivette. Entre os filmes selecionados, está o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1970) e Prêmio do Júri em Cannes (1969) “Z”, de Costa Gavras.

Cahiers du Cinema – Mon Amour 70 anos

***

Circuito do Festival do Rio 2021



Cinépolis Lagoon

Av. Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa



Estação NET Gávea 5

Rua Marquês de São Vicente, 52

(Shopping da Gávea) – Gávea



Estação NET Botafogo 1

Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo



Estação NET Rio

Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo



Cinema Reserva Cultural

Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói



Sobre o Festival do Rio

O Festival do Rio é o maior da América Latina. Desde sua criação, foram exibidos 7 mil longas, incluindo filmes recém-premiados em festivais e mostras internacionais como Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou mais de 7 mil profissionais. Anualmente o Festival reúne os filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, além de mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem também parte importante do festival, que é a maior vitrine da cinematografia brasileira.



O Festival do Rio tem o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme – órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública-, FIRJAN e TELECINE; parceria da MUBI, Goethe Institut, Berlinale Talents, Embaixada da França no Brasil e Institut Français; e promoção do Canal Brasil, Canal Curta, Globofilmes e AdoroCinema. O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio.



Para imagens e trailers

Em breve as fotos e os trailers dos filmes estarão no site do festival. Para acessá-los, entre no site do Festival , busque à direita na tela o filme que interessa à você. Na página do filme, você pode fazer o download das fotos clicando com a tecla direita do mouse, ou acessar o trailer hospedado no Youtube na aba trailer.



Siga as redes sociais do Festival do Rio

Instagram

Twitter












Deixe um comentário