O filme dinamarquês, Zona de Confronto (“Shorta”), exibido no Festival Internacional de Cinema de Veneza 2020, apresenta um roteiro sem muita expectativa de crescimento. O filme conta a história de um jovem membro de uma gangue local em um bairro de imigrantes árabes, que foi ferido por oficiais, durante uma operação policial. A comunidade fica indignada e pede por justiça. A polícia então aumenta o número de viaturas nas ruas para manter a ordem e envia os dois policiais Jens (Simons Sears) e Mike (Jacob Hauberg Lohmann), para uma patrulha. Porém, os dois acabam encurralados. Presos em um acerto de contas pessoal e envolvidos em uma guerra cultural, os dois precisam encontrar uma forma de sair daquele ambiente e permanecerem vivos.
Os dois oficiais, Jean e Mike, são totalmente diferentes um do outro. Jean carrega um acontecimento pessoal, enquanto Mike, é caracterizado como um “policial explosivo”. Com personalidades e escolhas distintas, Jean e Mike precisam trabalhar em equipe para saírem vivos do bairro. Entretanto, com um acerto de contas, a dupla acaba se separando. Talvez um dos pontos mais altos do roteiro que demorou para acontecer. Já que essa separação fez a história se desenrolar mais.
A ação também é um dos pontos altos, mesmo com partes violentas, o filme dinamarquês não cria uma carência de cenas com movimentos. A história também apresenta reviravoltas e surpresas no meio do caminho, o que faz com que o público fique mais preso com a trama. Mesmo no seu ápice, o final ainda não agrada quem está assistindo.
Zona de Confronto foi um dos três concorrentes à indicação da Dinamarca ao Oscar deste ano. O longa foi produzido por Morten Kaufmann, indicado ao Oscar pelo filme “A Caça”. A produção foi escrita e dirigida pela dupla Frederik Louis Hviid (“Bedrag”), Anders Ølholm (“Garatoto-Formiga”) e produzido, também, por Signe Leick Jensen (“O Sequestro de Daniel Rye”).
O filme, com distribuição da Synapse Distribution, já está disponível para compra e aluguel na Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple TV, Google Play e Youtube Filmes.
Nota: 3.5/5 poltronas
Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=is5zzxldxdQ

Por: Bruna Zordan