Filme Filme apresenta
Junho
A curadoria deste mês foi pensada com base na palavra Amor. É preciso amar sempre. Amor é o sentimento que nos impulsiona, que nos inspira. Os filmes exibidos neste mês falam de amor tóxico, de amor pela carreira, de amor entre pessoas do mesmo sexo. De amor por uma causa que acreditamos. Embalados pelo sentimento do amor, terminaremos o mês nos solidarizando com a causa Palestina e estreamos um longa de ficção e o premiadíssimo curta “Faça um Pedido”, da diretora Cherien Dabis, ambas produções palestinas.
Com orgulho assinamos a programação mais fora do óbvio da plataforma, contemplando as causas que acreditamos, contribuindo para a diversidade.
Ucrânia não é um Bordel
Documentário exclusivo na Filme Filme
Em cartaz por 3 meses
| Cenas do filme Ucrânia não é Bordel |
SINOPSE GRANDE: Acompanhe detalhes sobre a luta do grupo feminista ucraniano Femen. As participantes denunciam a exploração feminina por meio de protestos que impactaram a sociedade e sobretudo chamaram atenção da imprensa. O grupo criado em 2008 é reconhecido por sua seriedade e militância progressista de esquerda, defendendo a legalização do aborto, equidade de gênero no ambiente de trabalho entre outras causas feministas.
Curadoria Filme Filme:
Um filme para ser assistido urgentemente no Brasil. Em 2008 o movimento feminista de esquerda ucrâniano ficou conhecido pelo mundo inteiro, liderado por Anna Hutsol e Inna Shevchenko os atos do grupo ficaram conhecidos pelos protestos de suas integrantes com o corpo seminu e com palavras de suas causas escritas. A organização super séria milita pelos direitos das mulheres, entre eles a legalização do aborto, equidade nos ambientes de trabalho. O movimento enfrentou uma série de questionamentos, se transferiu para Paris e o filme deixa claro como para nós mulheres é difícil se livrar de estigmas mesmo nos setores progressistas das sociedades democráticas hoje.
CATEGORIA: Documentário
PAÍS: Austrália
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 78 min
GÊNERO: documentário
PRÊMIOS: Melhor filme pela Academia Australiana de Cinema, Lina Mangiacapre Award – Special Mention no Festival de Veneza, Melhor filme no The Bushwick Film Festival e nomeado, nomeado a categoria Best Theatrically Unreleased Movie by or About Women pela Women Film Critics Circle Awards e melhor filme nos festivais SXSW, Jerusalem Film Festval e London Film Festival.
DIRETOR: Kitty Green
ELENCO: Inna Shevchenko, Sasha Shevchenko, Anna Hutsol,Oksana Shachko
Andriy Haddad
DISTRIBUIDORA: Filme Filme
“Eles estão lutando contra o patriarcado, mas é a mesma história – eles não estão apenas lutando contra o patriarcado na rua, eles estão lutando dentro de sua própria organização e eu acho que há algo realmente lindo sobre o microcosmo que é o Femen.”Kitty Green para o site fourthreefilm.com
June 13, 2014
“Femen nasceu de uma cultura profundamente patriarcal. Seus métodos evoluíram desde que o movimento deixou a Ucrânia … Para os Femen, eles precisavam dessa influência e, desde então, se libertaram.Kitty Green para o site vice.com
June 17, 2014
“Muitas das garotas sentem que há um elemento show e exibicionista que é tão importante quanto o impacto político e o significado de sua engenharia cuidadosa protestos.”hollywoodreporter.com
September 24, 2013
| Inna Shevchenko no filme Ucrânia não é um Bordel |
| Inna Shevchenko no filme Ucrânia não é um Bordel |
| Kitty Green |
Trailer:
https://vimeo.com/user130016673/review/558331368/aecb3b6f2e
Senha: ucranianaoeumbordel_ff
O Verão de Sangaile
Em cartaz por 3 meses
link do filme para assistir (Não divulgar este link):
https://vimeo.com/user130016673/review/559983685/f55e31d5f8
Senha: overaodesangaile_ff
| Julija Steponaityte e Aistė Diržiūtė cena no filme O Verão de Sangaile |
SINOPSE GRANDE: A jovem Sangaile (Julija Steponaitytė), de 17 anos, é fascinada por aviões de acrobacia. Ela conhece Auste (Aistė Diržiūtė), uma garota da idade dela, no verão durante um show de aeronáutica. Sangaile permite que a nova amiga descubra seus mais íntimos segredos e no meio do caminho cresce um amor adolescente. E Auste acaba se tornando a única pessoa que realmente incentiva Sangaile a voar.
Curadoria Filme Filme:
Neste terceiro filme da diretora lituana Alanté Kavaité a beleza sublime da amizade que se transforma em amor é retratada com tanta maestria que lhe valeu o prêmio de melhor direção em Sundance. A composição da luz, as paisagens e as atrizes comungam numa harmonia quase sacra nos levando entender e esperar pelo que amor entre as duas se concretize. Um filme bonito, um destaque de nossa curadoria na semana do dia dos namorados.
CATEGORIA: drama
PAÍS: Lituânia
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
DURAÇÃO: 88min
GÊNERO: Romance LGBTQ+
PRÊMIOS: Melhor direção no Festival de Sundance
DIRETOR: Alanté Kavaité
ELENCO: Julija Steponaityte, Aistė Diržiūtė, Jūratė Sodytė
Título original Sangailė
DISTRIBUIDORA: Califórnia Filmes
“As emoções são o que dominam a adolescência: ainda somos crianças e já adultos. É por isso também que as cenas de amor têm aquele aspecto sensorial: arrepios, descobrindo o corpo do outro.”Alanté Kavaïté para o site cineuropa.org
January 16, 2015
“Eu realmente queria fazer um filme de um ponto de vista idealista, então queria que as cenas de amor fizessem parte disso. E eu queria que o público assistisse a duas garotas fazendo amor. Isso foi difícil de transmitir, mas conversamos muito na preparação e tudo que eu pedi eles foram muito generosos em sua abordagem. Foi muito divertido, mas não foi tão difícil porque conversamos muito.”
Alanté Kavaïté para o site theboar.org
March 13, 2015
“A estética do Summer of Sangaile está tão intimamente alinhada com seus conceitos que evita a redundância completamente. A dramatização de um sonho não tem nenhum dos clichês visuais de uma sequência de sonho, como quando o corpo de uma mulher nua flutua em um lago, em êxtase, ou quando Sangaile olha para animais e criaturas e o público nunca tem certeza se as formigas mortas, vermes, e as lagostas são os objetos reais de seu olhar ou sua representação simbólica. O filme, então, transforma as digressões poéticas em um método cinematográfico autossuficiente.”slantmagazine.com
November 16, 2015
| Julija Steponaityte cena no filme O Verão de Sangaile |
| Julija Steponaityte no filme O Verão de Sangaile |
| Julija Steponaityte no filme O Verão de Sangaile |
Trailer:
https://vimeo.com/user130016673/review/558271269/4fdc6612ad
Senha: overaodesangaile_ff
Uma Mulher Sem Saída
Curta-Metragem exclusivo na Filme Filme
Em cartaz por 3 meses
link do filme para assistir (Não divulgar este link):
https://vimeo.com/user130016673/review/559977616/d160a58669
Senha: umamulhersemsaida_ff
| Madeleine Sims-Fewer no filme Uma mulher sem saída |
SINOPSE GRANDE: Uma mulher se encontra presa em uma cabine de banheiro por um homem cujas intenções não são totalmente claras.
Curadoria Filme Filme:
Um filme forte que em 10 minutos consegue mostrar como nós mulheres nos sentimos com determinados comportamentos dos homens e como que séculos desse comportamento nos afetou. Sutil e preciso e super cinematográfico. O filme ganhou diversos prêmios em festivais. Vale a pena guardar bem o nome da dupla de diretores, Madeleine Sims-Fewer e Dusty Mancinelli.
CATEGORIA: Curta
PAÍS: Canada/UK
CLASSIFICAÇÃO: Livre
DURAÇÃO: 10 min
GÊNERO: Drama – Thriller
PRÊMIOS: Melhor filme na categoria de Student Shorts, 2018 Austin Film Festival
DIRETOR: Madeleine Sims-Fewer & Dusty Mancinelli
ELENCO: Madeleine Sims-Fewer, Ben Kerfoot
DISTRIBUIDORA: Filme Filme
| Madeleine Sims-Fewer no filme Uma mulher sem saída |
| Cenas do filme Uma mulher sem saída |
Trailer:
https://vimeo.com/user130016673/review/558268850/212e7b211f
Senha: umamulhersemsaida_ff
O Amante Duplo
Em cartaz por 3 meses
SINOPSE GRANDE: Chloé é uma mulher reprimida sexualmente que, constantemente, sente dores na altura do estômago. Acreditando que seu problema seja psicológico, ela busca a ajuda de Paul, um psicólogo. Só que, com o tempo, eles acabam se apaixonando. Diante da situação, Paul encerra a terapia e indica uma colega para tratar a esposa. Entretanto, ela resolve se consultar com outro psicólogo, o irmão gêmeo de Paul, que ela nunca tinha ouvido falar até então.
Curadoria Filme Filme:
François Ozon é um dos meus cineastas preferidos. A primeira vez que fui impactada pelo seu trabalho, foi com o filme “Gotas d’água em pedras escaldantes” baseado na peça de teatro de Fassbinder de mesmo nome. Assisti ao filme num pequeno cinema no Rio, Estação Museu da República. E literalmente saí dele outra pessoa. Ozon tem o dom de nos revelar características da nossa psique sejam elas boas ou ruins mas com beleza, ele nos convida de forma sedutora a devorar seus filmes, a entender os dramas dos personagens sempre com muita empatia. Assistir a um Ozon é viajar pela alma humana, se reconhecer e gostar disso. Em O Amante Duplo a psique dos personagens são o gancho para criação de um thriller psicológico, um pouco mais Hitchcockiano. Ozon já tinha feito esse ensaio em outro filme que também me marcou muito, e um dos meus prediletos dele, Swimming Pool. Ozon é um mestre em contar histórias de forma sedutora, humanas e cotidianas, mas com muita criatividade. O Amante Duplo estreou no Festival de Cannes onde concorreu pela Palma de Ouro.
CATEGORIA: Ficção
PAÍS: França
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos
DURAÇÃO: 107min
GÊNERO: thriller psicológico
PRÊMIOS: Nomeado a Palma de Ouro no Festival de Cannes
DIRETOR: François Ozon
ELENCO: Marine Vacth, Jérémie Renier, Jacqueline Bisset
DISTRIBUIDORA: Califórnia Filmes
“A única coisa que posso dizer é que sei que, para os americanos, os franceses são obcecados por sexo e lamento dizer-lhe, mas é verdade e acho que o provaremos esta noite e espero que se divirta com isto.”François Ozon para o site vogue.com
January 26, 2018
“Na verdade, foi ótimo trabalhar novamente com François, e o que adorei quando li o roteiro é que me permitiu experimentar coisas novas, coisas diferentes.”Marine Vacth para o site vogue.com
January 26, 2018
“François Ozon dá o tom para um filme esteticamente maravilhoso que enquadra uma obra-prima da arquitetura, com suas linhas retas e espirais frias, e acima de tudo seus jogos e espelhos simétricos imperfeitos.”cineuropa.org
May 26, 2017
| Jérémie Renier e Marine Vacth no filme O Amante Duplo |
| Jérémie Renier e Marine Vacth no filme O Amante Duplo |
| Marine Vacth no filme O Amante Duplo |
Trailer:
https://vimeo.com/user130016673/review/555532481/75b1887efc
Senha: oamanteporumdia_ff
Sobre a Filme Filme
A Filme Filme é uma plataforma de streaming para pessoas que gostam de cinema de verdade. Para pessoas que querem do cinema uma experiência que vai além do entretenimento. Para pessoas que olham para o cinema como arte. Para pessoas que esperam de cada filme a sensação de terem sido movidas para um lugar melhor.