Galeria

Maratona Oscar: Os 7 de Chicago

Baseado em fatos reais, Os 7 de Chicago, do diretor Aaron Sorkin, conta a história do julgamento de 8 manifestantes presos durante protestos contra a Guerra do Vietnã, realizado junto à Convenção Democrata de Chicago em 1968, que acabaram num confronto violento entre protestantes e policiais.

O grupo julgado é composto pelos yippies Abbie Hoffman (Sasha Baron Cohen) e Jerry Rubin (Jeremy Strong); os estudantes Tom Hayden (Eddie Redmayne) e Rennie Davis (Alex Sharp); David Dellinger (John Carroll Lynch), um homem de conduta não-violenta e o cofundador do Partido dos Panteras Negras Bobby Seale (Yahya Abdul-Mateen II), que não tinha nenhuma correlação com os anteriores citados e mais tarde seria inocentado de todas as acusações.

Durante os preparos das manifestações, que contaram com a presença de pessoas de todo o país, foi mostrado as diversas vezes em que os manifestantes procuraram as autoridades locais requisitando auxílio na organização e estrutura necessária para que o evento ocorresse sem maiores problemas, além de enfatizarem que as intenções eram pacíficas.

O longa se desenrola alternando-se entre as cenas do julgamento que se arrastaram por meses e as cenas dos protestos, onde percebe-se que a provocação à violência partiu da força policial.

O roteiro deixa a entender que havia uma forte pressão do governo para condenação dos acusados, inclusive o próprio juiz, Julius Hoffman, se mostrava antipático aos réus.

Destaca-se também a dificuldade da atuação dos advogados de defesa William Kunstler (Mark Rylance) e Leonard Weinglass (Ben Shekman), que precisavam driblar as adversidades que surgiam durante o processo e alinhar estratégias junto aos réus que por sua vez possuíam diferentes personalidades e atitudes, mas que tinham objetivos em comum além do fim da guerra: sua própria absolvição.

O elenco recheado de estrelas é um dos pontos fortes do filme, assim como o relato de um importante fato da história americana. Contudo, o número elevado de personagens relevantes para a trama e a falta de ritmo deixa o longa um pouco confuso em alguns momentos.

Os 7 de Chicago foi indicado à seis categorias do Oscar 2021: Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Sasha Baron Cohen), Melhor Roteiro Original, Melhor Canção, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. O filme está disponível no catálogo da Netflix.

Deixe um comentário