Ídolo de um povo e grande estrela do esporte mais popular do mundo, Diego Armando Maradona nos deixou no último dia 25 de novembro, aos 60 anos, devido a um edema agudo de pulmão e insuficiência cardíaca crônica.
A sua história era demasiadamente abundante para ficar restrita as quatro linhas de um campo de futebol. Maradona foi objeto de inúmeros filmes e documentários que tentavam retratar com mais intimidade os episódios da vida desse que foi um dos mais icônicos personagens do nosso tempo. Veja os principais:
Amando a Maradona (2005)
O diretor Javier Vasquez conta a história de Maradona desde de sua origem humilde nas favelas de Buenos Aires até o sucesso como jogador, passando por algumas polêmicas que envolveram a carreira e vida do atleta, que por sua vez, participa do documentário comentando sobre a idolatria de seus fãs.
Maradona, la mano de Dios (2007)
O ator italiano Marco Leonardi foi o escolhido para dar vida a Diego Maradona. O filme retrata a história do ídolo desde sua infância até o infarto que sofreu em 2000.
Maradona por Kusturica (2008)
Dirigido pelo bósnio Emir Kusturica, este documentário conta a história de Maradona vista do ponta de vista de seus fãs. O filme ainda mostra as polêmicas da vida do ex-jogador e indaga: “Maradona foi realmente o melhor jogador do mundo?”.
Maradona no México (2019)
A minissérie relata a passagem de Maradona pelo México entre 2018 e 2019 como treinador do time Dorados de Sinaloa, e sua tentativa de levar o clube à elite da futebol mexicano.
Diego Maradona (2019)
O renomado cineasta britânico Asif Kapadia, diretor de Senna e vencedor do Oscar com Amy, produz este documentário a partir de mais de 500 horas de gravações, revelando cenas até então inéditas da vida de Maradona.