Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra.
O Festival Varilux irá exibir, às 18 horas, desta sexta (20) o filme “Sou Francês e Preto” e, às 19h30, terá um debate comandado pelo cineasta e crítico de cinema Clementino Jr.; com a participação do cineasta Joel Zito Araújo; da pesquisadora e coordenadora do FICNE (Fórum Itinerante de Cinema Negro) Janaína Oliveira e do ator, diretor e roteirista Alberto Pereira Jr..
As trezentas primeiras pessoas que se inscreveram vão ver o filme online. Entre neste link para garantir a sua vaga – https://www.eventbrite.com.br/e/sessao-sou-frances-e-preto-festival-varilux-de-cinema-frances-2020-tickets-129484133529. O debate será aberto ao público e de forma gratuita, sem necessidade de inscrição. Será transmitido pelo YouTube e Facebook do Festival Varilux, às 19h30 e o público poderá participar e enviar perguntas pelo chat ao vivo.
Sinopse do filme: Um ator fracassado de 40 anos decide organizar o primeiro protesto francês pela causa negra. Porém, ele está bastante hesitante entre o desejo de ter holofotes e um engajamento militante.
Por: Vitor Arouca