O diretor Lucas Guadagnino, de Me Chame Pelo Meu Nome, lançou duas novas obras fora de competição no Festival de Veneza no último domingo, dia 6. Um é o curta Fiori, Fiori, Fiori que conta através de um tablet e de um smartphone o período de lockdown da covid-19 e o documentário Salvatore – Shoemaker of dreams, dedicado ao estilista e designer Salvatore Ferragamo.
Para o diretor italiano, o período de isolamento foi muito difícil pois teve dificuldade de ficar em casa. E um dos pontos mais emocionantes é o momento em que se reencontra com seus familiares.
Já o filme sobre Ferragamo, Guadagnino juntou uma enormidade de material com arquivos pessoais encontrados em Florença, na casa do estilista e em Hollywood, onde ele também é respeitado.
O festival costuma apontar tendências e fazer com que filmes premiados sejam cotados para o globo de Ouro e para o Oscar. O vencedor em 2019 foi Coringa, de Todd Philips que foi indicado a 11 Oscars ano passado e venceu na categoria para Melhor Ator com a performance de Joaquin Phoenix no papel-título.
Por Anna Barros
