Até onde o poder e a ambição podem levar o ser humano? Estamos preparados para lidar com as consequências de nossas escolhas? Possuímos humildade o bastante para reconhecer quando erramos ou acertamos? Todos esses questionamentos surgem em meio a uma história que envolve ciência, medicinas alternativas e até mesmo religião. ‘The Rain’, produção dinamarquesa exibida no serviço de streaming Netflix, já está em sua terceira temporada, recheada de muitas emoções.
A narrativa traz a história de Simone (Alba August) e Rasmus (Lucas Lynggard Tonnesen), dois irmãos que viveram por seis anos em um bunker para se protegerem de uma chuva que matou milhares de pessoas. Nesta terceira temporada, eles estão separados e novos mistérios vão surgir antes do derradeiro encontro, que pode significar a salvação ou o fim da humanidade.
A história é composta de muita ação, com o grupo liderado por Rasmus, que entende que infectando outras pessoas, estaria salvando o mundo, e outro por Simone, que possui um líquido extraído de uma flor para deter e aniquilar o vírus. Os conflitos internos pelos quais os irmãos passam ditam o ritmo da história, com Rasmus alternando entre a tranquilidade e a fúria, e o desejo incontrolável de Simone de expurgar o vírus do organismo do irmão e voltar a viver junto dele.
Além da ação, o enredo possui impressionantes plot twists e personagens capazes de provocar emoções e confusão na mente dos espectadores. Rasmus é uma espécie de Messias? Por que ele se voltou contra seu criador? Simone crê mais na ciência ou em Deus? Ela está pronta para seguir em frente caso perca o irmão, sua única família? Todas essas perguntas são respondidas sem pressa e os arcos são bem desenvolvidos em seis episódios. O clima tenso dá a impressão de que os personagens estão prestes a testemunhar o apocalipse, e essa atmosfera é reforçada pela fotografia acinzentada e os efeitos especiais. A sensação de desespero toma conta de todos nos dois últimos episódios, e o desfecho se dá de maneira impressionante.
Uma produção que sabe explorar as angústias por conta de um confinamento com muros em volta de uma cidade e as apreensões em decorrência da chegada iminente de um vírus mortal, ‘The Rain’ é uma série boa para se maratonar e colocar em debate entre os fãs de produções bem-elaboradas, além de dúvidas e polêmicas que a ciência pode proporcionar. Vale o tempo e a diversão.
Citação: 4/5 poltronas.
Por: Cesar Augusto Mota
