Mestre das trilhas sonoras, Ennio Morricone morre aos 91 anos

Mestre das trilhas sonoras, Ennio Morricone morre aos 91 anos

Compositor e um grande nome da sétima arte por ter composto trilhas sonoras marcantes, o italiano Ennio Morricone faleceu hoje, em Roma, aos 91 anos. Ele estava internado em uma clínica da capital italiana, onde foi hospitalizado após uma queda que levou à fratura de um fêmur.

Morricone nasceu em 10 de novembro de 1928, em Roma, e começou a compor aos seis anos. Em 1961, aos 33 anos, estreou no cinema com a música de “O Fascista”, de Luciano Salce.

O maestro e compositor ganhou notoriedade internacional com trilhas dos chamados “faroestes italianos” (spaghetti westerns), principalmente dirigidos por Sergio Leone, como “Por um Punhado de Dólares” (1964), “Por uns Dólares a Mais” (1965), “Era uma Vez no Oeste” (1968) e “Uma Vez na América” (1984), entre outros.

Em 2016 venceu o Oscar, pela trilha sonora do filme “Os Oito Odiados”, de Quentin Tarantino. Em 2007 já havia recebido um Oscar honorário por sua abundante e elogiada carreira na música.

Entre as mais de 500 trilhas sonoras para cinema e televisão em seu currículo, há composições para filmes como “Três Homens em Conflito”, “A Missão”, “Era uma Vez na América”, “Os intocáveis”, “Cinema Paradiso”, entre outros.

Por: Cesar Augusto Mota

Fontes: G1/UOL, com adaptações

Foto: CNN Brasil

Deixe um comentário