“Perdi Meu Corpo” (J’ai Perdu mon Corps) é um filme francês de animação, baseado no livro Happy Hand, de Guillaume Laurant. Dirigido por Jérémy Clapin e premiado no Festival de Cannes de 2019, o longa está concorrendo na categoria melhor filme de animação no Oscar 2020. Além disso o filme está disponível no catálogo da Netflix.
O longa conta a história de Naoufel, um jovem em Paris, que se apaixona por uma moça chamada Gabrielle, e que teve sua mão decepada. No entanto, a mão fica em busca de seu dono, ela só deseja fugir do laboratório onde está, e começa a vagar por Paris até encontrar seu corpo novamente.
O filme passa por 3 linhas temporais, a da mão atrás do corpo, o passado de Naoufel e o momento presente. Tudo começa quando a mão decepada se encontra em um laboratório e deseja fugir para se reconectar com o corpo do qual fazia parte. A segunda linha temporal com imagens em preto e branco mostra a infância de Naoufel. Descobrimos que ele teve uma infância feliz, até que um acidente matou seu pai e sua mãe , deixando-o sob os cuidados de um tio e sobrinho indiferentes a ele. A terceira linha está nos dias atuais, com Naoufel ainda vivendo uma vida miserável com seus parentes e trabalhando como entregador de pizza.
Com apenas 81 minutos de duração, Perdi Meu Corpo é uma história delicada e ao mesmo tempo profunda. A trilha sonora é bonita e ao mesmo tempo melancólica. Vale lembrar que é uma animação adulta, e não para crianças e adolescentes. Com final surpreendente e inovador, o filme é uma ótima dica de filme da Netflix.
