O drama político francês “Os Miseráveis” (Les Misérables) é um dos destaques da 21ª edição do Festival do Rio. O longa de Ladj Ly terá três sessões durante o evento – nos dias 14, 15 e 18 de dezembro. Duas delas serão sessões de gala com a presença de Alexis Manenti, ator e co-roteirista do filme, e do ator Almamy Kanouté, que desembarcam no Brasil nesta sexta-feira, dia 13.
Vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes (conquista dividida com o brasileiro “Bacurau”) e candidato da França a uma vaga no Oscar® em 2020, “Os Miseráveis” traz um retrato intenso e provocador das tensões entre a população e a polícia, inspirado nas manifestações que ocorreram em 2005 em Paris. O longa, que tem como base o curta-metragem homônimo do mesmo diretor, também é um dos indicados ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
Na história, Stéphane (Damien Bonnard) ingressou recentemente no Esquadrão Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios de Paris, onde Victor Hugo escreveu seu famoso romance “Les Misérables”. Ao lado de seus novos colegas, Chris (Alexis Manenti) e Gwada (Djibril Zonga) – ambos membros experientes da equipe -, ele rapidamente descobre as tensões entre as gangues locais. Quando o trio se excede em uma abordagem durante uma perseguição, um drone captura o momento, ameaçando expor a realidade da vida cotidiana.
“Os Miseráveis” será distribuído no Brasil pela Diamond Films e chegará aos cinemas no primeiro semestre de 2020.
A programação completa e os ingressos para as sessões estão disponíveis no site do Festival do Rio: www.festivaldorio.com.br.
Por Anna Barros